O Impacto de um Programa de Aprendizagem Socioemocional na Ansiedade aos Exames em Alunos de Ensino Secundário: estudo preliminar

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Data
2021
Autores
Guedes, Fabiana Fontinha
Lemos, Laura (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
Introdução: A ansiedade aos exames no contexto educativo é um fenómeno que tem merecido a atenção da comunidade científica pela influência que tem no desempenho escolar dos estudantes. Uma das estratégias que tem procurado dar resposta à problemática da gestão emocional dos alunos no ensino básico e secundário em Portugal, como noutros países, tem sido a implementação de programas de aprendizagem socioemocional nas escolas. Objetivos: O principal objetivo desta investigação é avaliar a eficácia de uma versão adaptada do MindUp, um programa de aprendizagem socio emocional baseado em Mindfulness, numa turma do ensino secundário. São objetivos específicos i) estudar a existência de diferença na variável de ansiedade em dois momentos - pré e pós intervenção; ii) verificar a existência de diferença na variável ansiedade entre o grupo intervenção e o grupo de comparação em ambos os momentos – pré e pós intervenção – para poder concluir se uma eventual diferença pode ser atribuída à implementação da versão adaptada do programa MindUp. Metodologia: A amostra deste estudo é composta por 33 sujeitos com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos. Dos sujeitos selecionados, 17 foram alvo da implementação do programa MindUp (grupo de intervenção) e os outros 16 não sofreram nenhum tipo de intervenção (grupo de comparação). A totalidade da amostra foi avaliada antes e depois da implementação do programa, através dos seguintes instrumentos de avaliação: Questionário Sociodemográfico, EADS21 – Escala de Avaliação de Ansiedade, depressão e Stress, CAMM - Child and Adolescent Mindfulness Measure, Escala de Esperança e PANAS - Positive and Negative Affect Schedule. Resultados: Os resultados não mostram uma diferença significativa nas variáveis de ansiedade e stress entre o grupo de comparação e o grupo de intervenção, após a implementação da versão do programa MindUp. Apesar dos resultados não serem os esperados, é de salientar a existência de correlações negativas entre as competências de mindfulness e as variáveis ansiedade e afetos negativos. Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que o período de implementação do programa e/ou o número de sessões realizadas podem não ter sido suficientes para alcançar uma diferença significativa entre os grupos em estudo na variável ansiedade. No entanto, será de sublinhar que na avaliação pós-intervenção, a ansiedade se correlaciona negativamente com as competências de Mindfulness. / Context: Exam anxiety in the educational context is a phenomenon that has deserved the attention of the scientific community due to the influence it has on students’ academic performance. One of the strategies that has sought to respond to the problem of emotional management of students in primary and secondary education in Portugal, as in other countries, has been the implementation of socio emotional learning programs in schools. Goals: The main objective of this investigation is to evaluate the effectiveness of an adapted version of MindUp, a social emotional learning program based on mindfulness, in a high school class. The specific objectives are: i) to study the existence of difference in anxiety variable at two moments – pre and post intervention; ii) to verify the existence of difference in the anxiety variable between the intervention group and the comparison group at both times – pre and post intervention – in order to conclude whether any eventual difference can be attributed to the implementation of the adapted version of the MjndUp program. Method: The sample of this study consist of 33 subjects aged between 17 and 20 years old. Of the selected subjects, 17 were targeted by the implementation of the MindUp program (intervention group) and the other 16 did not undergo any type of intervention (comparison group). The entire sample was assessed before and after the implementation of the program, using the following assessment instruments: Sociodemographic Questionnaire, EADS21 – Anxiety, Depression and Stress Assessment Scale, CAMM – Child and Adolescent Mindfulness Measure, Hope Scale and PANNAS – Positive and Negative Affect Schedule. Results: The results do not show a significant difference in the anxiety and stress variables between the comparison group and the intervention group after the implementation of the MindUp program version. Although the results were not as expected, it is worth noting the existence of negative correlations between mindfulness skills and the variables of anxiety and negative affect. Conclusion: The results obtained suggest that the period of implementation of the program and/or the number of sessions performed may not have been sufficient to achieve a significant difference between the groups under study in the anxiety variable. However, it should be underlined that in the post-intervention assessment, anxiety correlates negatively with Mindfulness skills.
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Palavras-chave
Ansiedade - Anxiety, Escola - School, Adolescentes - Adolescents, Mindfulness - Mindfulness, MindUp - MindUp, Aprendizagem socioemocional - Social and emotional learning
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