A Sobre-educação na Administração Pública: estudo qualitativo numa autarquia local

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Data
2021
Autores
Simão, Diana Filipa Gonçalves
Santos, Reinaldo (Orientador)
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Editora
ISMT
Resumo
Como forma de combater o dinamismo, a incerteza e a exigência do contexto laboral moderno, as pessoas têm investido, progressivamente, na sua formação. Esta investigação abriu novos horizontes ao despertar a atenção para o estudo da sobre-educação na Administração Pública, concluindo que é uma situação cada vez mais frequente. O conceito de sobre-educação refere-se às situações em que as pessoas apresentam habilitações escolares superiores, comparativamente com os requisitos exigidos para determinada função. Através da adoção de uma metodologia qualitativa, realizámos entrevistas semiestruturadas a 21 assistentes técnicos sobre-educados de uma autarquia local, com o objetivo de perceber os motivos pelos quais as pessoas com educação superior tinham interesse em desempenhar funções com menor exigência de escolaridade. Os nossos resultados demonstram que a sobre-educação é explicada por três dimensões fundamentais: (1) vínculo e carreiras, que inclui oportunidade de emprego, notoriedade da Administração Pública, segurança e efetividade e progressão e reconhecimento formal; (2) condições e experiências de trabalho, que inclui atividades desempenhadas, oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento e ambiente positivo e colaborativo; (3) equilíbrio trabalho-família, que inclui proximidade geográfica, nível de exigência, duração do trabalho e disponibilidade para a família. Adicionalmente, concluímos que as pessoas sobre-educadas da autarquia Alpha não priorizam a dimensão remuneratória, o que difere da dimensão de pagamento do employee value proposition, proposta pela literatura. Assim, uma das principais implicações práticas da nossa investigação é que, recomendavelmente, a Administração Pública adote ações de atração e retenção que avaliem aspetos como o nível motivacional das pessoas sobre-educadas, a (im)possibilidade de mobilidade intercarreiras e/ou mobilidade funcional e a promoção de ações de team building. / As a way to combat the dynamism, uncertainty and demands of the modern work context, people have progressively invested in their education. This investigation opened new horizons by arouse attention to the study of overeducation in Public Administration, concluding that it is an increasingly frequent situation. The concept of overeducation refers to situations in which people have higher educational qualifications, compared to the requirements for a given function. Through the adoption of a qualitative methodology, we conducted semi-structured interviews with 21 over-educated technical assistants from a local council, in order to understand the reasons why people with higher education had an interest in performing functions with less education requirements. Our results show that overeducation is explained by three fundamental dimensions: (1) bond and careers, which includes employment opportunities, Public Administration notoriety, safety and effectiveness, and progression and formal recognition; (2) working conditions and experiences, which includes performed activities, learning and development opportunities and a positive and collaborative environment; (3) work-family balance, which includes geographic proximity, level of demand, working hours and availability for the family. Additionally, we conclude that the overeducated people in the Alpha council do not prioritize the remuneration dimension, which differs from the payment dimension of the employee value proposition, proposed by the literature. Thus, one of the main practical implications of our research is that, recommendably, the Public Administration adopts attraction and retention actions that assess aspects such as the motivational level of overeducated people, the (im)possibility of inter-career mobility and/or functional mobility and the promotion of team building actions.
Descrição
Palavras-chave
Sobre-educação - Overeducation, Administração Pública - Public Administration, Recursos Humanos - Human Resources
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