Relação entre Experiências de Bullying na Infância e a Regulação Emocional (Autocompaixão e Vergonha) em Adulto

A carregar...
Miniatura
Data
2021
Autores
Antunes, Adriana Filipa Melo
Simões, Sónia (Orientadora)
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
ISMT
Resumo
Objetivos: A literatura tem referido o impacto negativo das experiências de bullying na saúde psicológica de crianças/adolescentes, bem como as respetivas repercussões na vida adulta. Com isto, o presente estudo tem como principal objetivo caracterizar as experiências de bullying na infância e a sua relação com a autocompaixão e a vergonha em adulto. Metodologia: A amostra foi constituída por 269 pessoas, sendo 182 (67,7%) do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 19 e os 82 anos (M = 32,7; DP = 12,7). Utilizaram-se os seguintes instrumentos de recolha de dados: Questionário Sociodemográfico criado especificamente para este estudo, Questionário da Vergonha Interna e Externa (EVEI), Escala da Autocompaixão (SELFCS) e Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI). Resultados: Identificaram-se correlações positivas entre diversas experiências de bullying e de violência na infância/adolescência e a intensidade dos sintomas psicopatológicos e a vergonha em adulto. Indivíduos que sofreram e observaram bullying na infância/adolescência apresentaram maior intensidade de sintomas psicopatológicos e vergonha em adulto, em comparação com indivíduos que não sofreram/não observaram bullying. De um modo geral, tanto quem assumiu o papel de vítima como o papel de observador de bullying, evidenciou níveis mais altos de vergonha e níveis mais baixos de autocompaixão, comparativamente com quem foi praticante de bullying (agressor), destacando-se os mesmos resultados quando se estudou a amostra em função do sexo feminino versus masculino. Conclusão: Os resultados deste estudo sugerem que as experiências de bullying na infância e adolescência poderão ter um impacto negativo na saúde psicológica em adulto, nomeadamente quanto à presença de sintomatologia psicopatológica e aos níveis de vergonha. Este estudo veio contribuir para a expansão dos temas bullying, vergonha e autocompaixão, revelando-se importante a promoção de estratégias que previnam os comportamentos de bullying e as situações abusivas na sociedade, contribuindo para a redução de sintomas psicopatológicos em crianças/adolescentes e adultos. / Objectives: Literature has referred the negative impact of bullying experiences in psychological health on children/adolescence, along with their respective repercussions in adult life. With these means, the present study has the main goal of characterizing childhood bullying experiences and its connection with self-compassion and shame in adulthood. Method: The sample consisted of 269 people, being 182 (67,7%) of the female sex, ages between 19 and 82 years old (M = 32,7; SD = 12,7). The following instruments were used to collect data: Sociodemographic Questionnaire created specifically for this study, Internal and External Shame Scale (EVEI), Self-Compassion Scale (SELFCS) and Brief Symptom Inventory (BSI). Results: Were found positive correlations between various bullying and violence experiences during childhood/adolescence and the intensity of the psychopathological symptoms during adulthood. Individuals who suffered and observed acts of bullying during childhood/adolescence presented as an adult a bigger intensity of psychopathological symptoms and shame, in comparison to those who didn’t suffer or observed acts of bullying. In general, those assumed both as a bullying victim or observer are evidenced to show higher levels of shame and lowers levels of self-compassion, in comparison to those who were bullies, having the same results when studying the sample in function of male sex versus female sex. Conclusion: The results of this study suggest that bullying experiences during childhood and adolescence may have a negative impact in psychological health in adults, mainly in the presence of psychopathological symptoms and levels of shame. This study contributed to the expansion on bullying, shame and self-compassion topics, revealing the importance of promoting strategies that prevent bullying behaviours and abusive situations in society.
Descrição
Palavras-chave
Infância/adolescência - Childhood/adolescence, Bullying - Bullying, Sintomatologia psicopatológica - Psychopathological symptomology, Vergonha interna e externa - Internal and external shame, Autocompaixão - Self-compassion, Adulto - Adult
Citação