O Futuro Que Nós Criamos: a perspectiva da sustentabilidade para futuros gestores
A carregar...
Data
2020-10
Autores
Júnior, Johannes de Oliveira Lima
Mesquita, Rafael Fernandes de
Santos, Natália Alves dos
Ferreira, Wellington Gomes
Silva, Felipe dos Santos
Matos, Fátima Regina Ney
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Instituto Federal da Paraíba
Resumo
A sociedade contemporânea enfrenta problemas socioambientais globais e, com advento desse novo paradigma, os futuros gestores devem estar preparados para suprir essa demanda consequente da sociedade. Neste contexto, questionou-se: como graduandos em administração de empresas no Brasil percebem sua atuação a partir da perspectiva da sustentabilidade? Neste sentido, o objetivo geral deste artigo foi analisar a percepção de graduandos em administração de empresas quanto à sustentabilidade no contexto de sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica projetiva de construção para captar a perspectiva da sustentabilidade de alunos do quinto período de um curso de administração de empresas, se fundamentando principalmente no conceito de sustentabilidade abordado por Elkington (2001), a partir do Triple Bottom Line (TBL). Verificou-se que os alunos demonstraram maior afinidade quanto ao aspecto econômico e social do TBL, evidenciando a insuficiência de conhecimento ou expectativa de aplicabilidade sobre o pilar ambiental. / Contemporary society faces global socio-environmental problems and, with the advent of this new paradigm, future managers must be prepared to meet this consequent demand from society. In this context, the question was: how do graduate students in business administration in Brazil perceive their performance from the perspective of sustainability? In this sense, the general objective of this article was to analyze the perception of graduates in business administration regarding sustainability in the context of their future professional performance. For this, a qualitative research was developed, using the projective construction technique to capture the perspective of the sustainability of students in the fifth period of a business administration course, based mainly on the concept of sustainability addressed by Elkington ( 2001), from the Triple Bottom Line (TBL). It was found that the students showed greater affinity regarding the economic and social aspect of the TBL, showing the insufficiency of knowledge or expectation of applicability on the environmental pillar.
Descrição
Palavras-chave
Administração de empresas - Business administration, Educação ambiental - Environmental education, Triple Bottom Line - Triple Bottom Line, Sustentabilidade - Sustainability