Responsabilidade Social Empresarial na Inclusão de PcD’s: estudo de caso no Supermercados Mundial

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Data
2021
Autores
Cunha, Claudia Rangel da Silva
Matos, Fátima Ney (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
As ações sociais realizadas pelas empresas tornaram-se relevantes nos últimos anos, não só considerando-se a necessidade de assumir responsabilidade social no ambiente em que ela está inserida, mas também contribuindo para uma sociedade mais justa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Foram entrevistados 3 profissionais de RH, ligados ao setor de responsabilidade social da empresa e 2 profissionais participantes do projeto de inclusão por terem deficiência visual. Os dados foram coletados por meio de roteiros semiestruturados e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Teve como principal desafio, por um lado, compreender a dinâmica da implementação de medidas socialmente responsáveis por parte das organizações, por outro lado, avaliar as motivaçãoes das organizações no que respeita às práticas de responsabilidade social, conforme a contribuição de RH1, “ser um conceito que engloba iniciativas e práticas que manifestam o comprometimento da empresa, com comportamentos básicos, transparentes, éticos e voltados em benefício de seu público internos e externos, incluindo a preservação do meio ambiente, redução de desigualdade e respeito à diversidade”. E acrescenta RH5 “ Crescimento, visibilidade, respeito por parte da sociedade. Atualmente o mundo vive um momento em que se faz necessário contribuir para um futuro melhor, então quando a empresa aposta na responsabilidade social ela está contribuindo não somente para um futuro melhor, mas também para o crescimento e segurança de todos. Trazendo assim credibilidade e confiança em todas as suas ações, produtos e serviços”. Com base no estudo de caso realizado, concluiu-se que na organização estudada a adoção de políticas socialmente responsáveis está diretamente relacionada com o seu modelo de gestão, que é baseada em sua visão, missão e valores. Vem ao encontro com a fala de RH1, “ ao adotar ações de responsabilidade social a empresa deve reforçar o seu compromisso com a sociedade e com os seus valores estabelecidos, a fim de gerar mais credibilidade aos seus negócios”. Com o culminar deste trabalho, pode-se aferir que as organizações cuja gestão é baseada em valores estão mais comprometidas com uma gestão socialmente responsável. / The social actions carried out by companies have become relevant in recent years, not only considering the need to assume social responsibility in the environment in which they operate, but also contributing to a fairer society. A qualitative descriptive research was carried out. We interviewed 3 HR professionals, linked to the company's social responsibility sector, and 2 professionals participating in the inclusion project due to visual impairment. Through semi-structured scripts, the data were analyzed using the content analysis technique. Its main challenge, on the one hand, was to understand the dynamics of implementing socially responsible measures by organizations, on the other hand, to assess the motivations of organizations with regard to social responsibility practices, according to the contribution of RH1, “being a concept that encompasses initiatives and practices that demonstrate the company`s, with basic, transparent, ethical behavior and aimed at the benefit of its internal and external audiences, including the preservation of the environment, reduction of inequality and respect for diversity”. And adds RH5, “Growth, visibility, respect from society. Currently the world is experiencing a time when it is necessary to contribute to a better future, so when the company bets on social responsibility, it is contributing not only to a better future, but also to everyone`s growth and security. Thus bringing credibility and trist in all its actions, products and services”. Based on the case study carried out, it was concluded that in the studied organization the adoption of socially responsible policies is directly related to its management model, which is based on its vision, mission and values. It meets the fa of RH1, “when adopting social responsibility actions, the company must reinforce its commitment to society and its established values, in order to generate more credibility to its business”. With the culmination of this work, it can be seen that organizations whose management is based on values are more committed to socially responsible management.
Descrição
Palavras-chave
Responsabilidade social - Social responsibility, Pessoa com deficiência - People with disabilities, PcD - PwD, Política socialmente responsável - Socially responsible policy
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