Comunicação e Tecnologias
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Percorrer Comunicação e Tecnologias por autor "Amaral, Inês"
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- ItemCommunication Design and Space Narratives(Springer, 2019-11-24) Costa, Maria Luísa; Amaral, InêsThe experience with space is achieved through projects developed according to a design perspective. In addition to collaborating on the creation of spatial narratives by promoting the experience, the design also acts in the sense of enhancing accessibility in both the physical and cognitive domain. Wayfinding systems as well as informational technological systems are informative elements that communicate with citizens, fostering experiences of greater accessibility and the creation of social space. This paper discusses the concept of space from its social dimension, questioning on how spatial narratives, places, and paths can create individual or collective experiences within urban space through Communication Design by the use of technology.
- ItemInteractividade e Jornalismo: novas formas de escrita e de leitura(Revista Interações, 2006) Amaral, InêsAs Comunicações Mediadas por Computador (CMC) e a interacção Humano-Computador (HCI) desenvolvem-se, actualmente, num contexto de mudança e reformulam o tradicional processo de comunicação. A introdução da interactividade na comunicação alterou os modos de produção e de recepção do jornalismo, introduzindo a nova realidade do ciberjornalismo. Este artigo explora o conceito de interactividade, abordando o impacto da Internet no campo do jornalismo e discutindo as características do novo cenário digital. O que está em questão é a análise dos novos modelos de comunicação que resultam da relação entre interactividade e os novos media.
- ItemA interactividade na esfera do Ciberjornalismo(SOPCOM, 2005) Amaral, InêsA tecnologia gera o campo cultural (Kerckhove, 1997). Com base nesta premissa, é objecto de estudo a transformação do campo comunicacional que se verifica com os novos media. Neste sentido, propõe-se a análise da alteração dos processos de produção e, consequentemente, de recepção de notícias introduzida pela interactividade. Parte-se do pressuposto de que a interacção é um elemento incontornável da própria comunicação mediada por computador, pelo que o novo paradigma da comunicação introduzido pela Cibercultura emerge como noção central na problematização a desenvolver. São elementos de análise: o novo cenário digital do Ciberjornalismo, as características dos novos media, a emergência da interactividade enquanto processo de comunicação, e os self media como extensão dos novos media.
- ItemA @migração para o Ciberespaço: a Dimensão Social dos Mundos Virtuais(Observatorio (OBS*) Journal, 2008) Amaral, InêsAinda que virtual, o ciberespaço existe e produz efeitos. A proposta deste trabalho passa por analisar os conceitos de mundo virtual, virtualização dos espaços público e privado, identidade online, e compreender de que forma é que estas noções se adaptam às novas condições criadas pelo ciberespaço. Neste sentido, pretende-se compreender como é que os universos virtuais, considerados aqui enquanto espaços intermédios (já que não estão desligados do chamado mundo offline), criam novas formas de sociabilidade e estabelecem novas práticas sociais.
- ItemParticipação em Rede: do utilizador ao “consumidor 2.0” e ao “prosumer”(Revista Comunicação e Sociedade, 2012) Amaral, InêsOs media sociais e os sites de rede social têm sido um elemento chave na acção colectiva através da Internet. E introduzem novas características ao conceito de “networking” online: interacção através da acção colectiva e interacção baseada nas práticas sociais promovidas pelas novas ferramentas técnicas. Os sites de partilha de conteúdo e as redes sociais são estruturados para uma sociabilidade centrada nos objectos sociais, que congregam conteúdo e actividade. Mas será que os media sociais alteram a composição dos movimentos colectivos pelas novas possibilidades de consumo, produção e envolvimento na e em rede? Os próprios conceitos de consumo e interacção foram alterados. Neste artigo procuramos explorar as noções de “consumidor 2.0” e “prosumer” e compreender como é que grupos de utilizadores, agregados pelo conteúdo, se podem assumir como sistemas sociais.
- ItemRedes Sociais no Twitter: a emergência de uma nova sociabilidade num novo ecossistema de comunicação?(Revista Interações, 2010) Amaral, Inês; Sousa, HelenaO objetivo aqui é analisar um mapa de conversações no serviço de microblogging Twitter através de uma hashtags (palavra-chave) e, por outro lado, desenhar uma rede social baseada em ‘folksonomy’ (‘social tagging’). O objetivo é compreender se o potencial colaborativo da Web se materializa em espaços declarados de participação pública e em rede, compreendendo se os ambientes em rede (baseados na inteligência e ação coletivas) promovem um novo tipo de cidadania e consequente sociabilidade com novas práticas e relações sociais.