Comunicação e Tecnologias
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Comunicação e Tecnologias por autor "Baldi, Vania"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
- ItemFantasmas digitais e relações Swipe: a cultura infocomunicacional na era das proximidades automatizadas(Ci.Inf., Brasília, DF, 2017-11-10) Baldi, Vania; Rodrigues, RuiEntre plataformas web e aplicações para smartphone encontramos propostas tecnológicas que pretendem aliviar-nos dos tabus mais enraizados na nossa condição humana. De um lado temos propostas para eternizar a nossa existência, para contornar a angústia do nosso inelutável desaparecimento (e do sentimento de ausência que provoca a recordação dos que já faleceram), de outro lado deparamo-nos com solicitações de gratificação instantânea proporcionada pelas buscas de parceiros digitalmente empacotados em perfis sedutores e potencialmente ao nosso alcance. Comparando sites como boxego.com, thedigitalbeyond.com ou eternal9, serviços movidos pela filosofia que promete que “o coração que parar de bater não deixará de twittar”, com outros serviços móveis como Tinder ou Happn, que promovem combinações amorosas entre desconhecidos, tentar-se-á uma análise dos paradoxos culturais contemporâneos refletidos pelas transformações sociotécnicas. Trata-se, nesse artigo, de refletir sobre alguns novos cenários dos comportamentos infocomunicacionais, questionando a emergência de novos desafios éticos que não remetem estritamente para uma lógica de competências operacionais e informacionais, mas para ambientes digitais que estruturam expetativas e hábitos específicos de interação, sendo essas novas “relações” algoritmicamente mediadas o efeito de uma busca de interatividade camuflada por interação. Temos assim duas dimensões contemporâneas da experiência psicossocial que emergem através das potencialidades facultadas pelas tecnologias digitais, e que nos permitem entender e revelar aspetos ambivalentes e profundos de uma ética e estética “onlife” em constante “mediamorfose”. / Between web platforms and smartphone applications we find technological proposals that seek to relieve us of the most deeply rooted taboos in our human condition. On the one hand we have proposals to perpetuate our existence, to overcome the anguish of our ineluctable disappearance (and the feeling of absence that causes the memory of those who have passed away), on the other hand we are faced with requests for instant gratification provided by the searches of packaged digitally partners in seductive profiles and potentially within our reach. Comparing sites such as boxego.com, thedigitalbeyond.com or eternal9, services that promise that “when the heart stops beating, it will keeping tweeting”, with other mobile services like Tinder or Happn, which promote love combinations between strangers, it will attempt an analysis of the cultural paradoxes reflected by sociotechnical transformations. This article aims to reflect on some new scenarios of info-communicational behaviors, questioning the emergence of new ethical challenges that do not refer strictly to a logic of operational and informational competences, but on digital environments that structure specific expectations and habits of interaction, being these new “relationship” algorithmically mediated the effect of a search for interactivity camouflaged by interaction. Thus we have two contemporary dimensions of psychosocial experience, which emerge through the potentialities offered by digital technologies, and which allow us to understand and reveal ambivalent and profound aspects of an ethic and aesthetic “onlife” in constant “mediamorphosis”. / Entre plataformas web y apps para smartphone, nos encontramos a propuestas tecnológicas cuyo objetivo es liberarnos de los tabúes mas enraizados en nuestra condición humana. Por un lado, tenemos propuestas para perpetuar nuestra existencia para superar la angustia de nuestra desaparición ineluctable (y del sentimiento de ausencia que provoca el recuerdo de los que ya han fallecido), y por el otro nos encontramos con anuncios de placer instantáneo proporcionados por las búsquedas de partners camuflados en perfiles seductores y de fácil acceso. Comparando estas páginas web como boxego.com, thedigitalbeyond.com o eternal9, los servicios impulsados por una filosofía que promete que “un corazón que deje de batir no dejará de tuitear”, con otros servicios móviles como Tinder o Happn, que promueven las combinaciones amorosas entre desconocidos, se intentará hacer un análisis de las paradojas culturales contemporáneas reflejadas por las transformaciones socio-tecnicas. Se trata de reflexionar sobre algunos nuevos escenarios de los comportamientos infocomuncicacionales, a través del cuestionamiento del surgimiento de nuevos retos éticos que no se remiten en exclusivo a una lógica de competencias operacionales y informacionales, pero para entornos digitales que estructuran expectativas y costumbres específicos de interacción. Así, tenemos dos dimensiones contemporáneas de experiencia profesional, las cuales surgen a través de las posibilidades ofertadas por las tecnologías digitales, que nos permiten predecir y revelar aspectos ambivalentes y profundas de ética y estética “onlife” constante “mediamorfosis”.
- ItemInteração mediada por uma Cultura Swipe: Uma reflexão centrada nas aplicações móveis de dating(12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2017-07-13) Rodrigues, Rui; Baldi, VaniaNuma sociedade onde os smartphones e a Internet móvel atuam cada vez mais como mediadores e potenciadores de laços sociais, encontramos propostas tecnológicas que constantemente colocam novos desafios ao utilizador no modo como este interage e comunica com os demais. Este artigo, centrando-se em aplicações móveis que promovem laços sociais e amorosos entre desconhecidos (como no caso do Tinder, Bumble, Grindr, etc.), impulsionadas por um paradigma de interação baseado no simples deslizar de um dedo no ecrã (swipe), pretende questionar a emergência de novos hábitos info-comunicacionais que não remetem estritamente para uma lógica de competências técnicas e operacionais, mas também para hábitos específicos de interação (cultura swipe). Estes hábitos, quer nas escolhas e interações realizadas pelos utilizadores (aceitar, descartar e passar ao seguinte), bem como nas opções padronizadas e algoritmicamente mediadas, sugerem novos cenários para os comportamentos info-comunicacionais. Esta correlação entre emergentes aplicações de dating e novos hábitos digitais. Estes potenciais novos hábitos e comportamentos, apoiados numa cultura swipe e de User Centered Design (UCD), permitem revelar novas perspetivas no modo como a interação e os relacionamentos se podem basear cada vez mais em interesses descartáveis, efémeros e de escolha padronizada. / In a society where smartphones and mobile connectivity increasingly act as mediators and enhancers of social ties, we can identify technological solutions that bring new challenges to the user, particularly in the way he interacts and communicates with others. This article, by focusing on mobile apps that promote social and loving ties between strangers (Tinder, Bumble, Grindr, etc.), driven by a swipe-based interaction paradigm, aims to explore new challenges, that not only imply technical and operational skills, but also particular habits of interaction (the so-called “swipe culture”). These new behaviours, that include choices and interactions made by the users (actions like accept, discard and/or moving to the next user), as well as the standardized and algorithmically mediated choices made by the apps algorithms, brought to life new scenarios related to info-communicational behaviours. Therefore, the swipe culture and user centered design (UCD) triggered these new habits and behaviours, that were made possible by the features offered by mobile dating applications. Finally, these new habits and behaviours revealed new perceptions and trends in how interactions and relationships can become more disposable, sterile and standardized in the described context.