Instrumentos de Avaliação Psicológica
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Esta coleção integra os instrumentos e os formulários de pedido de uso de vários instrumentos de avaliação em psicologia e em neuropsicologia.
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Percorrer Instrumentos de Avaliação Psicológica por autor "Daniel, Fernanda"
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- ItemGeriatric Depression Scale-8(Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2019) Duarte, Cristiana; Madeira-Sério, Carla; Daniel, Fernanda; Lemos, Laura; Espirito-Santo, HelenaDescrição: Oito itens, duas opções de resposta (0-1 pontos); varia entre 0 pontos (Ausência de sintomas depressivos) e 8 pontos (Nível elevado de sintomas depressivos). A GDS-8 é uma versão breve da Geriatric Depression Scale de Yesavage et al. (1983) validada para rastrear sintomas depressivos entre pessoas idosas institucionalizadas. Propriedades psicométricas: Alfa de Cronbach = 0,87; Estrutura fatorial com 1 fator e variância de 52,5%. Análise ROC: sensibilidade = 80%; Especificidade = 77%; AUC = 0,82; Ponto de corte = 5/6.
- ItemInventário Geriátrico de Ansiedade [Geriatric Anxiety Inventory](Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2015-09) Daniel, Fernanda; Vicente, Henrique; Guadalupe, Sónia; Silva, Alexandre; Espirito-Santo, HelenaCARACTERIZAÇÃO: instrumento de auto-resposta ou hetero-resposta especificamente desenvolvido para avaliar os sintomas ansiosos em pessoas idosas. ESTRUTURA E COTAÇÃO: 20 itens respondidos através de duas alternativas de resposta, “concordo” (1 ponto) ou “discordo” (0 pontos) tendo em conta a última semana. A pontuação total resulta do somatório de todas as respostas, podendo corresponder a uma pontuação mínima 0 pontos (sem ansiedade) e máxima de 20 pontos (ansiedade alta). CARACTERÍSTICAS PSICOMÉTRICAS: A média das pontuações do GAI com 805 idosos institucionalizados foi de 10,63 (DP = 6,84; Md = 12,00; variação: 0 a 20). A consistência interna foi adequada, quer através do modelo alfa de Cronbach que mostrou um valor de 0,94, quer através do coeficiente de Kuder- Richardson que mostrou também uma homogeneidade elevada (KR21 = 0,937). A análise fatorial da estrutura da escala revelou uma solução de um componente que explicou 53,4% da variância. A análise confirmatória confirmou uma solução com um único fator (χ2/gl = 2,81; TLI = 0,96; CFI = 0,96; RMSEA = 0,05). A validade convergente foi adequada, com correlação de 0,80 (p < 0,001) com a Geriatric Depression Scale e de 0,64 (p < 0,001) com a subescala Afeto Negativo da Positive and Negative Affect Schedule. A validade divergente foi também adequada, com correlações negativas com a subescala Afeto Positivo da Positive and Negative Affect Schedule (r = -0,27; p < 0,001) e com a Satisfaction With Life Scale (r = -0,17; p < 0,001). O GAI discriminou idosos sem perturbação de ansiedade (M = 5,38; DP = 5,72) de idosos com perturbação de ansiedade generalizada (M = 14,47; DP = 4,22). PONTO DE CORTE: A análise dos pontos de corte através da Receiver Operating Curve (AUC = 0,92) revelou o valor de 13 pontos (sensibilidade = 100%; especificidade = 84,7%). || CHARACTERIZATION: A self or hetero-response instrument designed to evaluate anxious symptoms in older adults. STRUCTURE AND SCORING: 20 items answered through two response alternatives, "I agree" (1 point) or "disagree" (0 points) considering the last week. The total score results from the sum of all the answers, varying from 0 points (without anxiety) 20 points (high anxiety). PSYCHOMETRIC CHARACTERISTICS: The mean of the GAI scores with 805 institutionalized older adults was 10.63 (SD = 6.84). The internal consistency was excellent (Cronbach's = 0.94, KR21 = 0.94). The factorial analysis of the scale structure revealed a one-component solution that explained 53.4% of the variance. Confirmatory analysis confirmed a single factor solution (χ2/df = 2.81, TLI = 0.96, CFI = 0.96, RMSEA = 0.05). The convergent validity was adequate, with a correlation of 0.80 (p < 0.001) with the Geriatric Depression Scale and 0.64 (p < 0.001) with the Negative subscale of the Positive and Negative Affect Schedule. The divergent validity was also adequate, with negative correlations with the Positive Affect subscale (r = -0.27; p < 0.001) and with Satisfaction With Life Scale (r = -0.17; p < 0.001). GAI discriminated older adults without anxiety disorder (M = 5.38, SD = 5.72) from older adults with generalized anxiety disorder (M = 14.47, SD = 4.22). CUTOFF POINT: The analysis of the cutoff scores through the Receiver Operating Curve (AUC = 0.92) revealed the value of 13 points (sensitivity = 100%, specificity = 84.7%).
- ItemMini-Avaliação Cognitiva de Addenbrooke (versões de teste e reteste)(2023) Espirito-Santo, Helena; Grasina, Alexandra; Lemos, Laura; Vilar, Maria Manuela; Simões-Cunha, Luís; Daniel, FernandaDescrição: O M-ACE é um teste cognitivo de curta duração que avalia quatro domínios cognitivos: atenção/orientação, memória, fluência verbal e função visoespacial. O teste é composto por cinco itens, com uma pontuação máxima de 30 pontos. Propriedades psicométricas: Num estudo com utentes de Respostas Sociais em Portugal, o M-ACE demonstrou ser um instrumento fiável (ω de McDonald = .86, α de Cronbach = .85) e consistente ao longo do tempo (r = .72; ICC = .83) e entre avaliadores (κ = .92). O teste mostrou fortes correlações com medidas relacionadas, sustentando a sua validade de construto (r = .67). Além disso, o M-ACE foi eficaz em distinguir Défice cognitivo sem demência de cognição normal com um ponto de corte de 17 pontos (AUC = 0.81, Sensibilidade = 81.7%, Especificidade = 74.4%).
- ItemVersão Torga do Teste Stroop(Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2016) Queiroz Garcia, Inês; Amaral Pessoa, Inês; Monteiro, Bárbara; Daniel, Fernanda; Lemos, Laura; Espirito-Santo, HelenaCARACTERIZAÇÃO: O teste avalia a atenção seletiva, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva (componentes do funcionamento executivo), e também envolve uma habilidade verbal (leitura). ESTRUTURA E PONTUAÇÃO: O teste inclui três cartões: 1) um cartão de reconhecimento de cores de pré-teste, com 4 "X" impresso em quatro cores diferentes [preto (hex: 000000), azul (hex: 0096FF), verde (hex: 00E000 ), rosa (hex: FF72DE)]; 2) um cartão de treino de leitura e nomeação de cor com 4 palavras escritas em quatro cores incongruentes; 3) um cartão de estímulo com quatro colunas de 28 itens cada (total de 112 palavras) para a tarefa de leitura e para a tarefa de interferência. A tarefa de interferência envolve a nomeação da cor das palavras, que são escritas em cores incongruentes. Após o reconhecimento de cores (cartão 1), leitura e treino de nomeação (cartão 2), os participantes são instruídos a ler palavras e nomear as cores, o mais rápido possível (cartão 3). Em ambas as tarefas os números das respostas corretas são anotados (total de respostas menos os erros), registando o tempo gasto em cada tarefa, no tempo máximo de 120 segundos. A redução de velocidade na tarefa de interferência é referida como efeito de interferência palavra-cor. A diferença entre as pontuações nas tarefas de leitura (número / 120 seg.) e nomeação (número / 120 seg.) permite calcular o índice de controle inibitório. CARACTERÍSTICAS PSICOMÉTRICAS: A consistência interna, medida pelo alfa de Cronbach para as tarefas de leitura e nomeação, foi excelente (α = 0,99). A confiabilidade teste-reteste foi adequada (Leitura: r = 0,48; p = 0,06; Nomeação: r = 0,85; p < 0,001; índice de controle inibitório: r = 0,61; p < 0,01). As pontuações na Nomeação correlacionaram-se com as medidas de funcionamento executivo (Bateria de Avaliação Frontal: r = 0,33, p < 0,01; Figura Complexa de Rey-Osterrieth: r = 0,33, p <0,01), garantindo a sua validade convergente. || CHARACTERIZATION: The test assesses selective attention, inhibitory control, and cognitive flexibility (components of executive functioning), but also involves a verbal skill (reading). STRUCTURE AND SCORING: The test includes three cards: 1) a pre-test color recognition card, with 4 "X" printed in four different colors [black (hex: 000000), blue (hex: 0096FF), green (hex: 00E000), pink (hex: FF72DE)]; 2) a reading and naming color training card with 4 words written in four incongruent colors; 3) a stimulus card with four columns of 28 items each (total 112 words) for the reading task and for the interference task. The interference task involves the naming of the color of words, which are written in incongruent colors. After color recognition (card 1), reading and naming training (card 2), participants are instructed to read words and to name colors, as fast as possible (card 3). In both tasks the numbers of the correct answers are recorded (total of answers less the errors), registering the time spent in each task, in the maximum time of 120 seconds. The speed reduction in the interference task is referred as word-color interference effect. The difference between scores in the reading (number / 120 sec.) and naming (number / 120 sec.) tasks allows to compute the inhibitory control index. PSICOMETRIC CHARACTERISTICS: Internal consistency, measured by Cronbach's alphas for reading and naming tasks were excellent (α = 0.99). Test-retest reliabilities were adequate (Reading: r = 0.48; p = .06; Naming: r = 0.85; p < .001; inhibitory control index: r = 0.61; p < .01). Naming scores correlated with measures of executive functioning (Frontal Assessment Battery: r = 0.33; p < .01; Rey-Osterrieth Complex Figure: r = 0.33; p < .01), assuring its convergent validity.