Percorrer por autor "Alves, Mateus Egilson da Silva"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
- ItemAnsiedade Cognitiva de Provas em Universitários do Brasil: o papel das variáveis sociodemográficas e traços de personalidade(Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2022-05-17) Silva, Paulo Gregório Nascimento da; Araújo, Ramnsés Silva; Araújo, Gleyde Raiane de; Alves, Mateus Egilson da Silva; Medeiros, Paloma Cavalcante Bezerra de; Fonseca, Patrícia Nunes da; Medeiros, Emerson Diógenes deObjetivo: A presente pesquisa objetivou verificar o poder preditivo dos traços de personalidade, controlando o efeito das variáveis sociodemográficas (gênero e período que está cursando), na explicação da ansiedade cognitiva em avaliações. Métodos: Duzentos estudantes universitários de instituições públicas da cidade de Parnaíba, Piauí, (Midade = 23,97), em maioria mulheres (75%) e cursando Psicologia (52,5%) foram avaliados através da Escala de Ansiedade Cognitiva em provas, o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade e questões sociodemográficas. Resultados: As análises de correlação de Pearson e de regressão linear múltipla hierárquica mostraram que os traços de personalidade conscienciosidade (β = -0,15; p < 0,01), neuroticismo (β = 0,35; p < 0,01) e o gênero do participante (β = -0,19; p < 0,05) contribuem de maneira significativa para a explicação da ansiedade cognitiva de provas acadêmicas, com o modelo explicando cerca de 20% da sua variância. Os resultados sugeriram ainda que a conscienciosidade pode funcionar como um fator de proteção e o neuroticismo um agente de vulnerabilidade de sintomas ansiosos em contextos avaliativos, principalmente em mulheres, não havendo diferença quanto ao período cursado. Conclusões: Os achados enfatizam a importância de serem realizadas propostas psicoeducativas interventivas, particularmente em mulheres com acentuado nível de neuroticismo. / Objective: The goal of the present study was to verify the predictive power of personality traits, controlling for the effect of sociodemographic variables (age, sex, and period being studied) in the explanation of cognitive preoccupation in estimates. Methods: Two-hundred university students from public institutions in the city of Parnaíba, Piauí (Mage = 23.97), most of them women (75.0%) and studying Psychology (52.5%), were assessed with the Cognitive Anxiety Scale, the Big Five Personality Factors Inventory, and sociodemographic questions. Results: Pearson’s correlation and hierarchical multiple linear regression analyzes showed that the personality traits conscientiousness (β = -.15; p< .01), neuroticism (β = .35; p< .01), and the gender of the participant (β = -.19; p< .05) contributed significantly to the explanation of cognitive anxiety of academic tests, with the model explaining 20% of thevariance. Results also suggested that conscientiousness can function as a protective factor and neuroticism an agent of vulnerability to anxious symptoms in evaluative contexts, especially in women, with no difference regarding the period being studied. Conclusions: The findings emphasize the importance of carrying out interventional psychoeducational proposals, particularly for women with high levels of neuroticism.
- ItemPeople Living with HIV, LGBT People and Intersectional Experiences: young adults' conceptions of old age and aging(Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2022-08-03) Sousa, Evair Mendes da Silva; Alves, Mateus Egilson da Silva; Araújo, Ludgleydson Fernandes de; Bezerra, Igor Eduardo de Lima; Silva, Maria Fernanda Lima; Filho, Gutemberg de Sousa Lima; Alcântara, Jéssica Gomes deObjetivo: Este estudo teve como objetivo compreender as representações sociais da velhice LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) entre adultos vivendo com vírus da imunodeficiência humana (VIH) no Brasil. Método: Participaram do estudo 111 pessoas de 21 Estados brasileiros, com média de idade de 42 anos, a maioria homens (85%), com orientação sexual homossexual (75%), solteiros (85%) e sem religião (34%). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico, também foi utilizada uma entrevista estruturada; ambos os instrumentos foram aplicados online. Resultados: As classes de representações partilhadas pelo grupo investigado se estruturam em três eixos principais: Velhice de pessoas LGBT; Velhice de pessoas que vivem com VIH; Interseccionalidade e pontos em comum entre os grupos. Conclusões: As representações direcionadas às especificidades de cada grupo foram: Idosos LGBT, ligados à solidão e discriminação; Pessoas vivendo com VIH, relacionadas com o uso contínuo de medicamentos. As experiências comuns e intersetoriais para ambos os grupos são as relacionadas com a vivência do estigma e da exclusão social. Assim, a partir das representações apreendidas, percebe-se a necessidade de uma compreensão interseccional acerca dos grupos investigados, tal como, a importância de trabalhar no combate aos estereótipos negativos aos quais esses sujeitos são submetidos. / Objective: This study aims to understand the social representations of old age LGBT (lesbians, gays, bisexuals, transvestites, and transgenders) among adults living with human immunodeficiency virus (HIV) in Brazil. Method: 111 people from 21 Brazilian states participated in the study, with a mean age of 42years, most of them men (85%), homosexuals (75%), single (85%), and without religion (34%). For data collection, a sociodemographic questionnaire was used; a structured interview was also used; both instruments were applied online. Results: The classes of representations shared by the investigated group are structured in three main axes: Old age of LGBT people; Old age of people living with HIV; Intersectionality, and commonalities between groups. Conclusions: The representations directed to the specificities of each group were: Older LGBT people, connected to loneliness and discrimination; People living with HIV, related to the continuous use of medication. The common and intersectoral experiences for both groups are those related to the experience of stigma and social exclusion. Thus, based on the representations expressed, one can see the need for an intersectional understanding of the groups being investigated and the importance of countering the negative stereotypes to which these people are subjected.