Percorrer por autor "Júnior, Johannes de Oliveira Lima"
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- ItemDIVULGAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESEMPENHO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS(Universidade Feevale, 2020-01) Mesquita, Rafael Fernandes de; Intravaia, Daniele; Júnior, Johannes de Oliveira Lima; Santos, Jannielton de Sousa; Matos, Fátima Regina NeyO contexto de debate da Responsabilidade Social (RS), apesar de bastante conhecido, apresenta vieses pouco abordados ou que emergem como suas ramificações, tal como a comunicação da RS. No que tange às universidades, a relação entre a divulgação das ações de responsabilidade social e o seu desempenho pode ainda não estar evidente. Desta forma, o problema de pesquisa que norteia este trabalho é: qual a relação entre a divulgação da responsabilidade social das universidades e o seu desempenho? Assim, objetivou-se analisar a relação entre o desempenho de universidades brasileiras e a divulgação da responsabilidade social em seus sítios eletrônicos. Para isso, foram selecionadas 17 universidades brasileiras presentes no World University Rankings 2015-2016 da Times Higher Education, e os dados foram coletados de seus websites utilizando os sete indicadores CSRIDOW, analisados a partir do coeficiente de correlação de Pearson. Como resultados, não houve significância na relação testada e não há suporte estatístico para apoiar a correlação entre o desempenho das universidades brasileiras e a divulgação de suas ações de responsabilidade social, corroborando estudos prévios. / The context of Social Responsibility (SR) debate, although well known, presents biases that are little addressed or emerge as its ramifications, such as the disclosure of the SR. With regard to universities, the relationship between disclosure of social responsibility actions and their performance may not yet be evident. Thus, the research problem that guides this work is: what is the relationship between the disclosure of the social responsibility of universities and their performance? Thus, the objective was to analyze the relationship between the performance of Brazilian universities and the disclosure of social responsibility on their websites. For this, 17 Brazilian universities were selected from the Times Higher Education World University Rankings 2015-2016, and data were collected from their websites using the seven CSRIDOW indicators, analyzed from Pearson’s correlation coefficient. As a result, there was no significance in the relationship tested and there is no statistical support to support the correlation between the performance of Brazilian universities and the disclosure of their social responsibility actions, corroborating previous studies.
- ItemO Futuro Que Nós Criamos: a perspectiva da sustentabilidade para futuros gestores(Instituto Federal da Paraíba, 2020-10) Júnior, Johannes de Oliveira Lima; Mesquita, Rafael Fernandes de; Santos, Natália Alves dos; Ferreira, Wellington Gomes; Silva, Felipe dos Santos; Matos, Fátima Regina NeyA sociedade contemporânea enfrenta problemas socioambientais globais e, com advento desse novo paradigma, os futuros gestores devem estar preparados para suprir essa demanda consequente da sociedade. Neste contexto, questionou-se: como graduandos em administração de empresas no Brasil percebem sua atuação a partir da perspectiva da sustentabilidade? Neste sentido, o objetivo geral deste artigo foi analisar a percepção de graduandos em administração de empresas quanto à sustentabilidade no contexto de sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica projetiva de construção para captar a perspectiva da sustentabilidade de alunos do quinto período de um curso de administração de empresas, se fundamentando principalmente no conceito de sustentabilidade abordado por Elkington (2001), a partir do Triple Bottom Line (TBL). Verificou-se que os alunos demonstraram maior afinidade quanto ao aspecto econômico e social do TBL, evidenciando a insuficiência de conhecimento ou expectativa de aplicabilidade sobre o pilar ambiental. / Contemporary society faces global socio-environmental problems and, with the advent of this new paradigm, future managers must be prepared to meet this consequent demand from society. In this context, the question was: how do graduate students in business administration in Brazil perceive their performance from the perspective of sustainability? In this sense, the general objective of this article was to analyze the perception of graduates in business administration regarding sustainability in the context of their future professional performance. For this, a qualitative research was developed, using the projective construction technique to capture the perspective of the sustainability of students in the fifth period of a business administration course, based mainly on the concept of sustainability addressed by Elkington ( 2001), from the Triple Bottom Line (TBL). It was found that the students showed greater affinity regarding the economic and social aspect of the TBL, showing the insufficiency of knowledge or expectation of applicability on the environmental pillar.