Percorrer por autor "Menezes, Manuel (Orientador)"
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- ItemO Acolhimento Familiar de Crianças em Portugal: perceções da sua implementação(ISMT, 2022) Silva, Salomé Dias da; Menezes, Manuel (Orientador)A Medida de Promoção e Proteção Acolhimento Familiar no Sistema de Promoção e Proteção Português é o tema do estudo. O principal objetivo da dissertação é conhecer as perceções dos especialistas relativamente à implementação do Acolhimento Familiar enquanto medida de promoção e proteção das crianças em risco/perigo em Portugal. A metodologia utilizada foi qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a nove participantes e o tratamento de dados foi efetuado através da análise de conteúdo. Os principais resultados desta investigação vão ao encontro da literatura analisada nas diferentes dimensões, no que diz respeito à medida do Acolhimento Familiar. Nomeadamente ao nível do enquadramento jurídico, do contributo das organizações da sociedade civil, as representações relativas ao Acolhimento Familiar, a importância da família, as estratégias que podem potencializar o Acolhimento Familiar e, a importância de todos os intervenientes durante o processo. Quanto às perceções dos especialistas, acerca da implementação do Acolhimento Familiar em Portugal, constatou-se que a legislação não é a condicionante principal, a ela estão inerentes um conjunto de fatores, entre os quais: a implementação da medida na prática, a preferência que é dada ao Acolhimento Residencial, a falta de investimento estatal, o desconhecimento que existe relativamente à medida, a localização geográfica das entidades de enquadramento e a falta de reconhecimento que é dada às famílias de acolhimento. / The Promotion and Protection Measure Family Fostering in the Portuguese Promotion and Protection System is the topic of this study. The main objective of this dissertation is to find out the perceptions of experts regarding the implementation of Family Fostering as a promotion and protection measure for children at risk/in danger in Portugal. The methodology used was qualitative. Semi-structured interviews were conducted with nine participants and data were processed using content analysis. The main results of this research are in line with the literature analyzed in the different dimensions, with regard to the Family Foster Care measure. These include the legal framework, the contribution of civil society organizations, the representations concerning Foster Care, the importance of the family, the strategies that can enhance Foster Care, and the importance of all those involved in the process. As for the experts' perceptions regarding the implementation of Family Friendly Care in Portugal, it was found that legislation is not the main conditioning factor, but that a number of factors are inherent to it, including: the implementation of the measure in practice, the preference given to Residential Care, the lack of state investment, the lack of knowledge about the measure, the geographic location of the supporting entities, and the lack of recognition given to foster families.
- ItemCrianças em Perigo: a prática profissional dos assistentes sociais nas CPCJ´s da sub-região do Baixo Mondego(ISMT, 2010) Loulé, Filipa Maria Marques Ramos; Menezes, Manuel (Orientador)A presente Dissertação insere-se no âmbito do plano curricular do Mestrado em Serviço Social, da Escola Superior de Altos Estudos - Instituto Superior Miguel Torga, em específico na Linha de Investigação «O Serviço Social face às Questões Sociais Contemporâneas» e na sublinha «Globalização, Riscos e Políticas Sociais». A temática versou o estudo da problemática da infância e juventude e, no decurso da parte empírica, procedeu-se à análise da prática profissional dos Assistentes Sociais nas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) pertencentes à sub-região do Baixo Mondego do distrito de Coimbra. Deste modo, pretendeu-se entender a importância do trabalho dos Assistentes Sociais neste âmbito, uma vez que se tem verificado um constante arraso à prática quotidiana destes profissionais. Quando tudo decorre sem problemas e se conseguem resultados positivos nada se diz e nem sequer se valoriza, agora quando existem situações que correm menos bem, comenta-se logo e transporta-se de imediato para os meios de comunicação social, realidades, por vezes, muito «desfocadas». Sem realmente existir, à priori, um conhecimento da realidade e, em especial, valorizar o esforço e dedicação dos profissionais que ali trabalham, nomeadamente os de Serviço Social. Muitas vezes esquecemo-nos de que as CPCJ em Portugal são constituídas por equipas multidisciplinares, ou seja, constituídas por médicos, enfermeiros, psicólogos, sociólogos, …, em suma, um conjunto de técnicos de outras áreas do saber. Conclui-se que esta é uma área bastante complexa, onde o bom senso e a capacidade criativa são factores extremamente importantes. Ao nível do funcionamento das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, pensamos ser importante que se analise e se pensem em novos modos de actuar e fazer com que o sistema funcione com o objectivo último de promover os direitos das crianças e protegê-las de todos os perigos. É urgente que as Comissões trabalhem a sério, ou seja, num processo contínuo e sistemático com estas famílias, que as acompanhem a ultrapassar as suas dificuldades, não lhes dando o «peixe» mas «ensinando-as a pescar», a desenvolverem as suas potencialidades mais escondidas e a devolver a muitas destas crianças um sorriso. Muitas das dificuldades dos profissionais de Serviço Social, prendem-se com os factores externos, isto é, com os recursos da sociedade que nem sempre existem e/ou que não se dispõem a colaborar neste trabalho árduo com as famílias. Este é um trabalho necessário e urgente para o bem da sociedade, por isso todos temos o dever de colaborar para o bem da vida daqueles que serão os homens e mulheres do amanhã.
- ItemCrianças em Risco Social nas Notícias: o olhar da imprensa cabo-verdiana(ISMT, 2015) Silva, Ana Amílcar Pina Rosa Rodrigues; Menezes, Manuel (Orientador)A relação Criança e Media tem sido muito debatida, e em várias perspetivas, a nível internacional. Por um lado, é reconhecido o contributo do jornalismo para uma maior visibilidade das crianças e das suas problemáticas (como abuso sexual, maus-tratos), transformando-as de assuntos privados em temas de debate público. Por outro lado, verifica-se que o discurso noticioso molda as ideias que se tem da criança e das suas problemáticas podendo, assim, comprometer o reconhecimento social destes problemas, e consequentemente, o debate e a pressão pública para a implementação de políticas sociais e leis para as proteger. Nesta investigação procuramos compreender de que forma o modo como a imprensa cabo-verdiana aborda a temática das crianças em risco e, em consequência, tem vindo a contribuir/dificultar a inclusão desta problemática no debate público. Através das notícias dos jornais, o foco da análise cinge-se sobre ocorrências e problemáticas em que a vida da criança ou o seu bem-estar e desenvolvimento físico, psíquico e emocional são colocados em risco. A partir da análise por nós realizada, pode-se concluir que a criança cabo-verdiana em risco social é um tema constante na imprensa mas, há um tratamento privado e individual das problemáticas que afetam as crianças; os enquadramentos seguem uma ótica de exposição de factos, em detrimento da denúncia da situação e busca de solução. Não há variedade de fontes de informação nem contraste das suas opiniões. O discurso noticioso não é sensacionalista, mas não é comprometido com as premissas da CDC. Com efeito, a inclusão das problemáticas que afetam as crianças no debate público não privilegia uma cobertura contextualizada e esclarecedora destas questões e em prol dos direitos das crianças. Neste sentido, melhorar os enquadramentos noticiosos sobre as crianças e as problemáticas que as afetam é fundamental para sensibilizar o reconhecimento público dos mesmos e a promoção de uma cultura favorável à criança. / Internationally, Children and Media have been much debated in various perspectives. On one hand, the contribution of journalism is recognized to have given a greater visibility to children issues (such as sexual abuse, ill-treatment). Issues that were of private matters before that are now turned into public debate topics. On the other, the news discourse shapes the ideas society has of the child and their problems. This may compromise social recognition of these problems, which consequently affect the debate and public pressure to implement social policies and laws to protect the children. In this research, we try to understand how Cape Verdean press addresses the issue of children at risk and comprehend if their approaches have contributed or hinder the inclusion of this issue in the public debate. Through newspaper reports, this analysis focus on events and issues where the children’s life, or their well-being, and their physical, mental and emotional development, are at risk. From the analysis, it can be concluded that the Cape Verdean children at social risk is a persistent theme in the press, nonetheless, there is a private and individual treatment of the issues affecting children. The framing is more toward the provision of facts instead of exposing the situation and searching for solutions. Information sources are not varied nor is there contrast of opinions. The news discourse does not have a tabloid appeal, but is also not committed to the premises of the Children’s Rights Convention. Indeed, the inclusion of the problems affecting children in the public debate does not favor a contextualized and informative coverage of these issues nor help the rights of children. In this sense, improve news framing about children issues is critical to raise public awareness and promote a culture favorable to children.
- ItemCuratela e Serviço Social: atuação profissional na Justiça de Família(ISMT, 2021) Rodrigues, Gustavo Wendel de Andrade; Menezes, Manuel (Orientador)Na emergência de novas demandas que compõem o cotidiano profissional, esta pesquisa versa sobre a intervenção das (dos) assistentes sociais na atuação como peritos em ações judiciais de curatela. Para compreender tal fenômeno, é apresentada uma análise bibliográfica e documental sobre a temática, além da realização de uma pesquisa de campo com os profissionais. A pesquisa propôs-se a discutir temáticas e informações obtidas por meio de questionários aplicados a assistentes sociais que integram o quadro de Tribunal de Justiça do Estado de Goiás em diferentes regiões do estado. Neste âmbito, o objetivo é dialogar com as alterações no universo da curatela, o debate sobre capacidades e cidadania trazidas a partir do Estatuto da Pessoa com Deficiência. O caminho percorrido parte da discussão sobre a trajetória da interdição civil no Brasil, a inserção e o percurso do/a assistente social como perito em ações de curatela na Justiça da Família e o uso de seus instrumentais. Como resultado, foi apreendido o importante papel do/a assistente social na lide com esta demanda. Foram identificados desafios, possibilidades e questões a serem discutidas sobre a temática. Dentre eles, a realidade social acerca da responsabilização sobre as famílias em contexto de reformas neoliberais, a necessidade de reconhecer a cidadania dos cidadãos curatelados e de efetivação de direitos desses cidadãos e de suas famílias nas intervenções sociojurídicas e nas políticas sociais. / In the emergence of new demands of professional daily life, this research is about the intervention of social workers in their role as experts in guardianship lawsuits. To understand the phenomenon, a bibliographic and documental analysis on the subject is presented, in addition to conducting a field research with professionals. The research proposed to discuss themes and information obtained through questionnaires applied to social workers who are part of the State of Goiás Justice Court in different regions of the state. In this context, the objective is to dialogue with the changes in the curatorship universe, the debate on capacities and citizenship brought about from the Statute of Persons with Disabilities. The path taken is part of the discussion on the trajectory of civil interdiction in Brazil, the insertion and trajectory of the social worker as an expert in guardianship actions in Family Justice and the use of its instruments. In the results, the important role of the social worker in working with this demand was understood. Finally, challenges, possibilities and issues to be discussed on the subject are identified. Among them, the social reality about the accountability of families in the context of neoliberal reforms, the need to recognize the citizenship of dependent citizens and the enforcement of rights of these citizens and their families in socio-juridical interventions and social policies.
- ItemA Flecha do Tempo(ISMT, 2009) Andrade, Lúcia Sofia Escarigo; Menezes, Manuel (Orientador)A dissertação, tem como temática a intervenção social dos Assistentes Sociais em Lares de Idosos e como objecto empírico as práticas de Serviço Social nas IPSS no Concelho de Coimbra. Na sociedade actual a institucionalização para alguns idosos, é a única forma de continuar o seu percurso de vida, quando as limitações físicas ou psicológicas começam a aparecer, muitas vezes próprias do envelhecimento. No entanto, o internamento na instituição implica muitas vezes, uma ruptura com o meio e também um rigoroso reordenamento do seu modo de vida, onde todo o seu conjunto de regras e imposições passam a organizar o seu dia-a-dia. Em termos mais específicos, este trabalho de investigação pretende analisar de que forma os Assistentes Sociais podem ser promotores da interacção entre o idoso institucionalizado e a família. Situámo-nos numa abordagem qualitativa dos fenómenos, privilegiando a importância de um conhecimento compreensivo e interpretativo deste fenómeno social que é o envelhecimento, produzido em relação com os actores concretos nos contextos onde desenvolvem a sua acção. Neste sentido, numa perspectiva compreensiva dos fenómenos sociais, optou-se por imergir na realidade de nove Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) no Concelho de Coimbra. Realizamos entrevistas aos Assistentes Sociais, de forma a obter um conhecimento das práticas destes profissionais apreendendo o significado dado pelos sujeitos aos seus próprios contextos.
- ItemFormação de Base dos Assistentes Sociais em Intervenção Precoce na Infância: conteúdos recomendados para uma formação eficaz(ISMT, 2023-09) Cruz, Patrícia Isabel Henriques da; Menezes, Manuel (Orientador)No contexto português o enquadramento legal da participação dos assistentes sociais em serviços de IP iniciou-se através do Despacho Conjunto n.º 891/99, de 19 de outubro que se salientou o caráter fundamental da integração do assistente social como membro das equipas multidisciplinares dos serviços de Intervenção Precoce na Infância. Foi através desta integração que se começou a questionar se a formação de base dos assistentes sociais seria suficiente e com competências facilitadoras para uma prática centrada na família, segundo o modelo preconizado pela Intervenção Precoce. Tendo-se esta formação inicial revelado insuficiente, foi necessário suprir possíveis lacunas nos contextos de intervenção, e neste sentido, os profissionais tiveram que recorrer à formação em serviço, para se sentirem mais aptos e para responderem de forma segura e responsável às necessidades das crianças/famílias que intervêm no âmbito da Intervenção Precoce na Infância. Os novos papéis requeridos ao profissional de intervenção precoce, exigem competências que não estão presentes nos seus programas de formação, o que pode requerer uma reestruturação nos programas de formação que se adeque aos princípios práticos preconizados na abordagem centrada na família. Segundo Gonçalves (2005), apesar de existirem Universidades Públicas e Escolas Superiores que trabalham com conteúdos promotores da intervenção precoce, estes não são suficientes para assegurar uma resposta satisfatória às competências legais requeridas aos profissionais. Neste sentido e por forma a identificar competências na formação de base de Serviço Social para a intervenção precoce na infância, foi necessário refletir acerca das práticas e sobre a análise do processo de formação, tendo em vista uma intervenção qualificada. Pensamos ser necessário a introdução de conteúdos que permitam aos futuros profissionais de Serviço Social responder aos desafios colocados quotidianamente pela intervenção precoce, designadamente com o modelo centrado na família. Assim, consideramos que seria importante revermos todas as unidades curriculares (UCs), das universidades, escolas e politécnicos, com intuito de perceber os conteúdos abordados na formação de base nos cursos de Serviço Social, tendo como intuito conhecer a formação inicial dos cursos de Serviço Social, na área de IPI, visando analisar os possíveis défices tendo em vista uma intervenção qualificada e eficaz, tentando ainda perceber a possível existência de lacunas ao nível da sua formação de base, bem como possíveis estratégias delineadas tendo em vista aquisição de conhecimentos que promovam o desempenho qualificado em intervenção precoce. O estudo empírico desta investigação, incidiu numa abordagem qualitativa, por recolha de dados, através da entrevista, assim, procedemos à circunscrição do universo à zona centro e posteriormente, o critério para a seleção da amostra foi a área de abrangência da ANIP. Assim, a nossa amostra engloba as ELIs dos distritos de Coimbra e Aveiro, compreendendo os cinco assistentes sociais que integram as equipas ANIP. Os resultados empíricos apresentados demonstram que apesar de existirem opiniões divergentes em algumas questões, os assistentes sociais, envolvidos neste estudo apresentam questões já levantadas pelos diversos autores, reforçando a ideia da necessidade de se rever ou reforçar conteúdos que ajudem os assistentes sociais a serem integrados na intervenção precoce de forma responsiva e mais qualificados. | In the Portuguese context, the legal framework for the participation of social workers in EI services began with Joint Dispatch No. 891/99, of October 19, which highlighted the fundamental character of the social worker's integration as a member of the multidisciplinary teams of the Early Childhood Intervention services. It was through this integration that it began to question whether the basic training of social workers would be sufficient and with facilitating skills for a practice centered on the family, according to the model advocated by Early Intervention. As this initial training proved to be insufficient, it was necessary to fill possible gaps in the intervention contexts, and in this sense, professionals had to resort to in-service training, to feel more able and to respond safely and responsibly to the needs of children/families that intervene in the context of Early Intervention in Childhood. The new roles required of the early intervention professional require skills that are not present in their training programs, which may require a restructuring of training programs that fit the practical principles advocated in the family-centered approach. According to Gonçalves (2005) who concluded that, although there are Public Universities and Higher Schools that work with content that promotes early intervention, these are not sufficient to ensure a satisfactory response to the legal skills required of professionals. In this sense, and in order to identify competences in the basic training of Social Work for early intervention in childhood, it was necessary to reflect on the practices and on the analysis of the training process, with a view to a qualified intervention, we believe that it is necessary to introduce contents that allow future Social Work professionals to respond to the daily challenges posed by early intervention, namely with the model centered on families. Thus, we believe that it would be important to review all curricular units (UCs), from universities, schools and polytechnics, with the aim of perceiving the contents addressed in basic training in Social Service courses, with the aim of knowing the initial training of Social Service courses, in the field of ECI, aiming to analyze the possible deficits with a view to a qualified and effective intervention, trying to understand the possible existence of gaps in terms of their basic training, as well as possible strategies outlined with a view to acquiring knowledge that promote the qualified performance in early intervention. The empirical study of this investigation, focused on a qualitative approach, by data collection, through the interview, thus, we proceeded to circumscribe the universe to the central zone and later, the criterion for the selection of the sample was the area covered by the ANIP. Thus, our sample encompasses the ELIs in the districts of Coimbra and Aveiro, in which the universe of the sample comprises the five social workers who form an integral part of the ANIP teams. The empirical results presented demonstrate that despite the existence of divergent opinions on some issues, the social workers involved in this study present questions already raised by the various authors, reinforcing the idea that there is a need to review or reinforce content that helps social workers. to be integrated into early intervention in a responsive and more qualified way.
- ItemHumanização dos Cuidados na Terceira Idade: Melhorar a Prática e o Desempenho Profissional no CSCRQ(ISMT, 2015) Sousa, Maria Manuela Gerardo de; Menezes, Manuel (Orientador)A presente pesquisa define e analisa a influência da humanização na prestação de serviços e de cuidados a idosos, bem como, todo o papel do serviço social ao longo deste processo. Vamos verificar, que o envelhecimento de hoje comporta ‘novas características e exigências’ em relação aos idosos inicialmente conhecidos e primeiramente estudados na nossa sociedade. Esta evolução conduziu as instituições a uma restruturação, que as permite acompanhar de forma mais adequada a realidade atual. São alterações, tanto ao nível da estrutura física, como ao nível dos recursos humanos. Recursos, que começam a ver as suas próprias mentalidades a suscitarem uma mudança no pensar, e principalmente, no agir. Para finalizar, são propostos alguns desafios para a construção de novas práticas e/ou correção das existentes para a melhoria da prestação e humanização dos serviços fornecidos pela instituição. / This research defines and analyzes the influence of humanization in providing services and care to seniors, as well as the entire role of social work throughout this process. Check that the aging entails today ' new features and requirements ' in relation to older people initially known and first studied in our society. This development led to restructuring institutions, allowing them to monitor more adequately the current reality. Are changes, both in terms of physical structure, and in terms of human resources. Resources , they begin to see their own mindsets to raise a change in thinking, and mainly in the act . Finally , we propose some challenges for the construction of new practices and / or correction of existing for improving the delivery and humanization of the services provided by the institution.
- ItemImpacto do Desemprego na Qualidade de Vida da População do Concelho de Felgueiras(ISMT, 2011) Lopes, Sandra Cristina Costa; Menezes, Manuel (Orientador)O concelho de Felgueiras era considerado um dos mais ricos de Portugal. A indústria de calçado era predominante. No entanto, a crise económica actual também chegou a este concelho, e inúmeros desempregados vivem na incerteza e com uma baixa qualidade de vida. Assim, a presente dissertação pretende, a partir da aplicação de um questionário construido na base do EQLS (European Quality of Life Survey), saber se o desemprego afectou ou não a qualidade de vida dos desempregados neste concelho, e se realmente afectou, qual o grupo mais prejudicado, isto é, os homens ou as mulheres, os jovens ou os mais velhos, bem como, os desempregados a curto prazo ou os desempregados a longo prazo. Para isso aborda autores como Robert Castel, no que se refere ao desemprego, trabalho precário e Robert Anderson et al, em termos de qualidade de vida na estrutura e análise desta dissertação. Sendo a qualidade de vida, um conceito complexo e subjectivo, torna-se fulcral abordar-lo numa perspectiva subjectiva, económica, social e de saúde.
- ItemImpactos do Contexto Pandémico no Bem-estar das Crianças em Acolhimento Residencial(ISMT, 2023) Rodrigues, Sofia Leonor Rita Sousa e Silva; Menezes, Manuel (Orientador)O estudo apresentado propõe-se desenvolver uma reflexão sobre as vivências das crianças/jovens em situação de acolhimento residencial em Portugal, com o intuito de analisar e problematizar os impactos da pandemia Covid-19 no bem-estar destas, bem como os condicionalismos sentidos pelas Casas de Acolhimento e as estratégias adotadas, tendo em vista o ultrapassar dos mesmos. Foram efetuadas 7 entrevistas semiestruturadas às Assistentes Sociais de quatro CAT e três LIJ da zona Centro. Três das participantes exerciam também o cargo de Diretoras Técnicas. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, onde o tratamento de dados foi feito por análise de conteúdo. Os principais resultados desta investigação encontram-se correlacionados com a literatura analisada nas diferentes dimensões. Foi possível perceber que a pandemia do novo Coronavírus teve um impacto significativo na vida das crianças e adolescentes em acolhimento residencial, bem como nos respetivos cuidadores e profissionais que com eles laboravam. O distanciamento social trouxe mudanças no quotidiano destas casas, o que levou a um afastamento de familiares e do convívio social, refletindo nos jovens sentimentos de medo, a angústia, saudade e frustração. No entanto, existiram também aspetos positivos, destacando-se sobretudo uma maior união entre os jovens, e entre estes e os seus cuidadores. | The present study proposes to develop a reflection on the experiences of children/young people in residential care in Portugal, with the aim of analyzing and problematizing the impacts of the Covid-19 pandemic on their well-being, as well as the constraints felt by the sheltering houses and the strategies adopted, with a view to overcoming them. Then, 7 semi-structured interviews were carried out with the Social Workers of four CAT and three LIJ in the Center area. Three of the participants also held the position of Technical Directors. We opted for a qualitative methodological approach, where data processing was done by content analysis. The main results of this investigation are correlated with the literature analyzed in different dimensions. It was possible to perceive that the new Coronavirus pandemic had a significant impact on the lives of children and adolescents in residential care, as well as their caregivers and professionals who worked with them. Social distancing brought about changes in the daily life of these houses, which led to a separation from family members and social life, reflecting in young people feelings of fear, anguish, longing and frustration. However, there were also positive gains, especially greater union between young people and between them and their careers.
- ItemUm Novo Olhar sobre o Acolhimento Residencial: a realidade das Casas de Acolhimento no Distrito de Santarém(ISMT, 2017) Lopes, Sílvia Marisa de Abreu Flor; Menezes, Manuel (Orientador)Todas as crianças merecem pertencer a uma família que lhes dê carinho, proteção e que as eduque para se tornarem cidadãos responsáveis e sensatos no futuro. Para além da família, também a sociedade deverá acautelar e zelar por cada criança, até porque «não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que a forma como esta trata as suas crianças» (Nelson Mandela). Quando a família, por diversos motivos, não consegue assegurar tais cuidados, o Estado encarrega-se de dar uma resposta adequada, tendo em conta os seus recursos. O Acolhimento Residencial constitui uma das soluções existentes. Desde a entrada da criança numa Casa de Acolhimento, a Equipa deverá começar a preparar a sua saída. Todo esse processo está descrito na presente dissertação, estando o mesmo organizado em três Capítulos, iniciando-se no Enquadramento Legal da Proteção das Crianças e Jovens em Portugal, passando pelas Teorias e Práticas associadas ao Acolhimento Residencial, culminando com o Projeto de Investigação, onde se procura espelhar a realidade das Casas de Acolhimento do Distrito de Santarém. Os tempos de acolhimento, a definição de projetos de vida e o acompanhamento de cada criança, de cada família e aplicabilidade da Lei vigente, carecem de um maior investimento e de uma reflexão crítica de todo o processo de acolhimento. Aqui, a autora procura partilhar a sua prática, dando a conhecer as fragilidades e potencialidades no mundo do acolhimento. / All children deserve to belong to a family that gives them affection and protection, and that raises them in order for them become responsible and sensible citizens in the future. In addition to the family, the society should also safeguard and watch for each child, even because «there is no clearer revelation of the soul of a society than the way how it treats its children» (Nelson Mandela). In the event that the family, due to several reasons is not able to ensure such care, the State takes on the task of providing an adequate answer, considering its own resources. The placement in Foster Homes is one of the existing options. As from the moment when a child enters a Foster Home, the Team should start preparing her leave. All this process is described in this dissertation, which is organized in three chapters, beginning with the Legal Framework of the Child and Youngsters' Protection in Portugal, following to the Theories and Practices associated with Foster Homes, and ending with the investigating project, aimed at reflecting on the reality of Foster Homes in the Santarém District. The foster timings, the definition of projects of life and the monitoring of each child, of each family and of the applicability of the law in force require a bigger investment and a critical reflection of the whole foster process. In this document, the author seeks to share her experience, thereby raising awareness of the frailties and potentialities of the foster world.
- ItemO Modelo Ecológico e o Acolhimento de Crianças: um estudo de caso na Casa dos Pequeninos em São Tomé e Príncipe(ISMT, 2023) Neves, Salomé Vieira; Menezes, Manuel (Orientador)A temática desta investigação assenta no Modelo Ecológico de Avaliação do Risco/Perigo com relação ao Acolhimento de Crianças. Desta forma, foi realizado um estudo de caso na Casa dos Pequeninos, instituição de acolhimento de crianças em São Tomé e Príncipe. No âmbito da realização desta dissertação de mestrado, definiu-se como principal objetivo analisar as famílias, com o intuito de compreender como os diferentes domínios do modelo ecológico de avaliação do risco e os fatores de risco/proteção por eles evidenciados, contribuíram para a institucionalização das crianças da Casa dos Pequeninos. Como objetivos específicos definiram-se os seguintes: caracterizar o perfil sociodemográfico das famílias das crianças institucionalizadas; perceber quais as dificuldades/condicionalismos presentes no contexto familiar ao nível da capacidade de resposta às necessidades desenvolvimentais das crianças; descrever e analisar as competências parentais, por forma a perceber a presença de fatores de risco e fatores de proteção nas famílias e aferir os impactos dos fatores familiares e ecológicos no bem-estar das crianças. Como o próprio título de dissertação indica, este foi um estudo de caso, pelo que a metologia utilizada foi a qualitativa. Uma das principais conclusões que se retira desta investigação diz respeito ao facto dos domínios do modelo ecológico e dos fatores de risco que se destacam no seu âmbito terem contribuído para a institucionalização das crianças da Casa dos Pequeninos. De entre estes fatores de risco salienta-se a presença de condutas relacionadas com o alcoolismo, o elevado número de filhos e a desconsideração paternal e maternal das necessidades das crianças. Também se constatou o baixo nível de formação dos familiares e a inacessibilidade a diferentes recursos devido aos condicionalismos financeiros. Pôde-se verificar algumas dificuldades no ambiente familiar e que podem condicionar a capacidade de resposta às necessidades da criança, nomeadamente, a distância física entre a zona de residência e a instituição de acolhimento que limitam o conhecimento interpessoal entre as crianças e suas famílias. No que diz respeito às competências parentais salienta-se a não adoção da melhor conduta em caso de desobedecimento infantil, como possível fator de risco. A falta de condições físicas habitacionais pode limitar o bem-estar das crianças. | The subject of this research is based on the Ecological Model of Risk/Danger assessment in relation to Childcare. In this way, a case study was conducted at Casa dos Pequeninos, a childcare centre in São Tomé and Príncipe. As part of this master's thesis, the principal objective was to analyse the families in order to understand how the different domains of the ecological model of risk assessment and the risk/protection factors they highlighted contributed to the institutionalisation of the children at Casa dos Pequeninos. The specific objectives were as follows: to characterise the sociodemographic profile of the families of institutionalised children; to understand the difficulties/conditionalities present in the family context in terms of the ability to respond to the children's developmental needs; to describe and analyse parental competences in order to understand the presence of risk factors and protective factors in the families and to assess the impact of family and ecological factors on the children's well-being. As the title of the dissertation indicates, this was a case study, so the methodology used was qualitative. One of the main conclusions drawn from this research is that the domains of the ecological model and the risk factors that stand out within have contributed to the institutionalisation of the children at Casa dos Pequeninos. Among these risk factors, we highlight the presence of behaviours related to alcoholism, the high number of children and paternal and maternal disregard for the children's needs. The family members' low level of education and inaccessibility to different resources due to financial constraints were also noted. There were some difficulties in the family environment that could affect the ability to respond to the child's needs, namely the physical distance between the area of residence and the care centre, which limits interpersonal contact between the children and their families. With regard to parenting skills, the failure to adopt the best behaviour in the event of child disobedience stands out as a possible risk factor. The lack of physical housing conditions can affect the children's wellbeing.
- ItemRede Social: o agir profissional do assistente social e o desenvolvimento social em contexto local(ISMT, 2010) Cruz, Susana Anjos; Menezes, Manuel (Orientador)O trabalho de investigação que pretendo realizar centrar-se-á no estudo das redes sociais, pondo o acento tónico na política social em Portugal e os impactos da rede social nos processos de trabalho do Assistente Social. As novas ideias que surgiram contribuíram para criar um novo paradigma neste campo, sendo absolutamente necessário que o sistema de protecção social se adapte às novas exigências e aos novos desafios. Não parecem existir dúvidas relativamente à metamorfose que as políticas sociais têm sofrido, fruto da necessidade de adaptação às características da vida moderna. O nascimento das redes sociais foi um importante marco e uma peça fundamental de valorização do Homem e da Comunidade e não se pode abstrair do fluxo de progresso e modernidade que tem assaltado todas as áreas da existência humana, com as naturais consequências. Assim, num primeiro momento, procurarei debruçar-me sobre as políticas sociais em Portugal, sublinhando que, em meados do século XX, nasceu a ideia de Estado-Providência, fruto das consequências de um trabalho com poucas protecções sociais agravadas com o pós-Segunda Guerra Mundial. Depois, referir-me-ei ao conceito de Sociedade-Providência, nascido nos anos 70, resultante da trajectória do Estado-Providência e das mutações económicas e sociais entretanto decorridas. Mais tarde, falarei das redes sociais, tema principal da minha tese, salientado as suas características e o processo de implementação. Como base de sustentação científica, apresentarei os resultados de entrevistas que realizei a 7 assistentes sociais e uma análise crítica de conteúdos das ideias nelas colhidas.
- ItemReflexão Crítica sobre a Prática de um Assistente Social na Casa Pia de Lisboa(ISMT, 2017) Duque, Carla Alexandre Récio Correia; Menezes, Manuel (Orientador)Sem resumo disponível.
- ItemRiscos de Pobreza na População de Idade Avançada na Vila de Cucujães(ISMT, 2011) Costa, Carla Marisa Freitas da; Menezes, Manuel (Orientador)Riscos de Pobreza na População de Idade Avançada na Vila de Cucujães
- ItemServiço Social da AEDHA: avanços e desafios no atendimento à infância e juventude contemporânea(ISMT, 2021) Fonseca, Nancy Mara; Menezes, Manuel (Orientador)Na presente investigação analisamos a relevância dos atendimentos especializados dos assistentes sociais como executores, mediadores, articuladores e orientadores, demonstrando que o papel a ser desenvolvido por estes é de vital importância na formação de crianças e adolescentes atendidos na AEDHA. Foram analisados os conflitos e demandas apresentados pelas crianças e adolescentes no contexto contemporâneo inseridos nos programas e serviços socioeducativos, principalmente neste momento conturbado de pandemia mundial pelo Coronavírus/Covid-19 e, como a prática profissional contribui para o seu desenvolvimento. Através dessa pesquisa foi visto a importância do Serviço Social e suas contribuições, uma vez que é fundamental que os assistentes sociais estejam sempre em parceria com a instituição e, a rede de serviços e de apoio para o desenvolvimento da cidadania. De um lado estão crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no contexto contemporâneo e conflitos sociais conseqüentes das expressões da questão social; do outro lado estão os profissionais do Serviço Social a apoiá-los na possibilidade de inclusão social. Num outro plano temos o Estado e a dificuldade de gestão como direito de todos previstos na Legislação Vigente. Para a viabilização desta pesquisa foi utilizada a metodologia com abordagem quantitativa e qualitativa, os quais buscaram elementos que problematizaram, sistematizaram e construíram coletivamente reflexões, novos conhecimentos e experiência dos profissionais do Serviço Social frente ao contexto pandêmico no momento atual. Os instrumentos utilizados foram inicialmente o levantamento da bibliografia e documentos, seguida de entrevista semiestruturada possibilitando expandir o conhecimento a respeito da atuação profissional que atendem crianças e adolescentes em diversos contextos sociais da instituição. Foi concluído que os atendimentos especializados dos profissionais do Serviço Social à infância e adolescência contemporânea é um processo em constante transformação, identificando as reais necessidades dos mesmos, em uma imersão de aprendizagem contínua, atualizações no campo das ações, revelando a necessidade de ações educativas com vistas à humanização de cuidado e proteção, visando à emancipação desses grupos junto à família. / In the present investigation, we analyze the relevance of skilled assistance provided by social workers as executors, mediators, articulators and advisors, demonstrating that the role to be developed by them is of vital importance in the education of children and adolescents assisted by AEDHA. Conflicts and demands presented by children and adolescents in the contemporary context inserted in socio-educational programs and services were analyzed, especially in this troubled time of worldwide pandemic by Coronavirus/Covid-19, and how professional practice contributes to its development. Through this research, the importance of Social Work and its contributions was seen, since it is essential that social workers are always in partnership with the institution and the network of services and support for the development of citizenship. On the one hand are children and adolescents in a situation of social vulnerability in the contemporary context and social conflicts resulting from expressions of the social issue; on the other side are the Social Work professionals supporting them in the possibility of social inclusion. On another level, we have the State and the difficulty of management as a right for everyone provided for in the Current Law. To make this research viable, the methodology with a qualitative and quantitative approach was used, which sought elements that problematized, systematized and collectively built reflections, new knowledge and experience of Social Work professionals in the current pandemic context. The instruments used were initially a survey of the bibliography and documents, followed by a semi-structured interview, enabling the expansion of knowledge about the professional performance that assist children and adolescents in different social contexts of the institution. It was concluded that the specialized care provided by Social Work professionals to contemporary childhood and adolescence is a process in constant transformation, identifying their real needs, in an immersion of continuous learning, updates in the field of actions, revealing the need for educational actions with aimed at the humanization of care and protection, aiming at the emancipation of these groups with the family.
- ItemServiço Social e Práticas de Intervenção Precoce Centradas na Família: um desafio colaborativo(ISMT, 2019) Ribeiro, Eugénia Maria Fonseca; Menezes, Manuel (Orientador)A abordagem centrada na família de Carl Dunst (1985) teve a sua génese nas perspetivas de Sameroff & Chandler (1975) e de Urie Brofenbrenner (1979) sobre os sistemas transacional e ecológico. A introdução de conceitos como Enabling e Empowering Families levou a uma mudança de paradigma de intervenção, na medida em que os modelos mais assistencialistas e clínicos (centrados exclusivamente na criança em risco) perdessem “terreno” no campo da intervenção. Desta forma, o modelo centrado na família, que encara a família como a unidade de prestação de serviços e com o objetivo principal de melhorar o bem-estar de toda a unidade familiar, ganhou relevância. Este trabalho surge, assim, com o objetivo de realizar uma auto-reflexão numa atitude crítica enquanto profissional de serviço social da Associação Nacional de Intervenção Precoce, que desenvolve mediação com famílias com crianças dos 0 aos 6 anos expostas a fatores de risco ambiental. Pretende-se ainda efetuar uma revisão da literatura que apoie esta reflexão insistindo na abordagem centrada na família e nos vários modelos conceptuais que a sustentam. Na abordagem centrada na família a responsabilidade profissional, que se pretende num trabalho em equipa de intervenção precoce com funcionamento transdisciplinar, exige um conhecimento técnico nos diversos referenciais teóricos e conceptuais ligados à intervenção com famílias. «Cada profissional deve considerar com muito cuidado as características únicas e as circunstâncias que rodeiam cada criança e a sua família e decidir o que é apropriado e eficaz, considerando as especificidades dos contextos. Aqui reside o grande desafio do trabalho em intervenção precoce na infância: tomar decisões baseadas no conhecimento das evidências e nas circunstâncias únicas que rodeiam cada criança e sua família, como forma de melhor responder às suas necessidades específicas» (Leonor Carvalho, et al., 2016: 31). / The family-centered approach of Carl Dunst (1985) had its genesis in Sameroff & Chandler´s (1975) and Urie Bronfenbrenner´s (1975) perspectives on transactional and ecological systems. The introduction of concepts such as Enabling and Empowering Families led to a paradigm shift in interventions as more caring and clinical models (focusing exclusively on the child at risk) lost ground in the interventions field. Thus, the family-centered model, which views the family as the service delivery unit with the primary objective of improving the well-being of the entire family unit, has gained relevance. As a result, this paper aims to self-reflect in a critical attitude as a social service professional of the National Association of Early Intervention, which develops mediation with families with children from 0 to 6 years exposed to environmental risk. It also intended to carry out a literature review that supports this reflection by insisting on the family-centered approach and the various conceptual models that support it. In the family-centered approach, the professional responsibility, which is intended for early interventions teamwork with transdisciplinary functioning, requires technical knowledge in the various theoretical and conceptual frameworks linked to intervention with families, «each practitioner must carefully consider the unique characteristics and circumstances surrounding each child and his family and decide what is appropriate and effective considering the specifics of the contexts. Herein lies the great challenge of early childhood intervention work: making decisions based on knowledge of the evidence and the unique circumstances surrounding each child and family as a way of better meeting their specific needs» (Leonor Carvalho et al., 2016: 31).