Publicações Científicas em Sociologia
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Entradas recentes
A mostrar 1 - 5 de 86
- ItemA Educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos(Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, 2016-01) Alves, Mariana Gaio; Torres, Leonor Lima; Dionísio, Bruno; Abrantes, Pedro; Martins, Alcina Maria Castro; Tomé, Maria Rosa
- ItemEnsino e Formação Virtuais: a nova estratégia do projeto de educação a serviço do capital(Universidade Federal de Santa Catarina, 2022-08-30) Guerra, Yolanda; Martins, Alcina Maria Castro; Carrara, Virgínia AlvesO artigo desenvolve a hipótese de que há uma íntima relação entre os interesses do capital e educação como estratégia na construção dos sujeitos que vão disputar um mercado de trabalho escasso, precário e instável. Analisa alguns documentos dos organismos multilaterais, seus mecanismos ideológicos e estratégias acionadas na direção de construir consensos sobre a necessidade de um “novo” projeto educacional, no qual há a substituição lenta e gradual do ensino presencial, via sistemas híbridos. Está em curso a mudança mais concreta, completa e complexa do ensino/educação: sua virtualização ou digitalização, que foi projetada desde a reforma de Bolonha (1999). Concluímos que o capital, em sua busca de valorização, encontrou na pandemia as estratégias e táticas para a continuidade e intensificação do uso de tecnologias digitais na educação, transformando-a em ensino à distância e impondo um novo projeto educacional. Este projeto encontrou uma oportunidade e uma justificativa sem precedentes: a Covid-19. | El artículo desarrolla la hipótesis de que existe una íntima relación entre los intereses del capital y la educación, como estrategia en la construcción de sujetos que competirán en un mercado laboral escaso, precario e inestable. Se analizan algunos documentos de organismos multilaterales, sus mecanismos ideológicos y estrategias utilizadas en la dirección de construir consensos sobre la necesidad de un “nuevo” proyecto educativo, en el que se presente una lenta y paulatina sustitución de la enseñanza presencial, por sistemas híbridos. Está en marcha el cambio más concreto, completo y complejo en la enseñanza/educación: su virtualización o digitalización, que se proyecta desde la reforma de Bolonia (1999). Concluimos que el capital, en su búsqueda de valorización, encontró en la pandemia las estrategias y tácticas para la continuidad e intensificación del uso de las tecnologías digitales en la educación, transformándola en educación a distancia e imponiendo un nuevo proyecto educativo. Este proyecto encontró una oportunidad y justificación sin precedentes: el Covid-19. | The article develops the hypothesis that there’s an intimate relationship between the interests of capital and education, as a strategy in the construction of individuals who will compete in a scarce, precarious and unstable labor market. It analyzes documents from multilateral organizations, their ideological mechanisms and strategies used with the intention of building consensus on the need for a “new” educational project, in which there is a slow and gradual replacement of classroom teaching, via hybrid systems. The most concrete, complete and complex change in teaching/education is underway: it’s virtualization or digitalization, which has been projected since the Bologna reform (1999). We conclude that capital, in it’s search for valorization, found strategies and tactics in the pandemic for the continuity and intensification of the use of digital technologies in education, transforming it into distance learning and imposing a new educational project. This project found an unprecedented opportunity and justification: Covid-19.
- ItemThe Green Seed: the influence of pro-sustainable orientation on social entrepreneurship in higher education students(Sage, 2024-11-19) Gomes, Sofia; Lopes, João M.; Trancoso, TiagoThis study explores the influence of Portuguese higher education students’ pro-sustainable orientations in promoting social entrepreneurship when mediated by perceived feasibility and desirability. The sample was collected through a questionnaire of 391 Portuguese higher education students, and the Partial Least Square (PLS) method was applied to a proposed research model. The pro-sustainable orientation of Portuguese higher education students positively influences the social entrepreneurial intention and the perceived desirability of starting an entrepreneurial activity. Furthermore, the pro-sustainable orientation of these students positively affects the social entrepreneurial intention when mediated by the perceived desirability of starting an entrepreneurial activity. The study fills the gap by relating sustainable development, the general theory of entrepreneurship, and the paradigms of social entrepreneurship. Considering the pro-sustainable orientation of entrepreneurs, perceived viability does not significantly affect social entrepreneurial intention, challenging the core assumptions of the theory of planned behavior and the entrepreneurial event model.
- ItemA Sociologia, Prática de Investigação e Acção: produtos da intervenção do sociólogo em processos de desenvolvimento comunitário(Associação Portuguesa de Sociologia, 1995) Toscano, Maria de Fátima
- ItemDa ‘pobreza’ voluntária à hiper-socializada? — uma interpretação sociológica das identidades sociais de mulheres ‘pobres’ a partir da obra de Talcott Parsons, II.ª parte(Revista Oresteia, 2023-02-26) Toscano, Maria de FátimaNa sequência do trabalho com Shils, Bales e outros colaboradores, Parsons reformula a perspectiva e a noção de Acção Social na abordagem do Sistema de Acção Social. Para tal, define o sistema pela pluralidade de pessoas em interacção, e postula que o mesmo necessita que uma proporção suficiente dos seus membros desempenhe os papéis essenciais, com um nível adequado de eficácia. Aprofundando os problemas funcionais de Bales, Parsons evidencia que a organização do Sistema de Acção tende para a satisfação óptima, a qual pressupõe renunciar a outras satisfações. Já em colaboração com Shils, Parsons selecciona as 5 variáveis-modelo ou padrão, i.e., os dilemas que caracterizam a orientação valorativa da acção: afectividade/neutralidade afectiva; auto-orientação/orientação colectiva; universalismo/particularismo; adscrição/desempenho e, por fim, especificidade da acção/acção difusa.