Cursos de Mestrado em Serviço Social em Portugal: impactos do Processo de Bolonha e as alterações nos planos de estudos na última década

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Data
2020
Autores
Teixeira, Caren de Lima
Martins, Alcina (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
Esta dissertação procura analisar a reforma do ensino superior no âmbito dos Mestrados em Serviço Social em Portugal e os impactos que os planos de estudos deste nível do ensino sofreram após as adequações do Processo de Bolonha. O trabalho incide sobre os cursos de mestrado anteriores a este processo e em sequência, as adequações realizadas nos planos de estudos dos cursos posteriores a este. Num primeiro momento procurou-se analisar os processos de adequação ao Processo de Bolonha, e num segundo momento procurou-se dar conta das repercussões da avaliação e acreditação do Ensino Superior nos atuais cursos de Mestrado em Serviço Social. A presente investigação orientou-se por uma metodologia de natureza qualitativa. A recolha da informação foi realizada através de pesquisa bibliográfica e documental. No tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo com uma leitura e análise de todos os planos de estudos dos cursos de Mestrados em Serviço Social pertencentes ao sistema de ensino superior português, disponibilizados nas páginas das IES, e na Legislação publicada em DRE, bem como também as suas alterações provenientes das adequações a esta reforma; e igualmente a leitura e análise dos relatórios avaliativos emitidos pelas Comissões de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, que resultaram nas acreditações dos Mestrados analisados nesta investigação. Tal processo passou pela caracterização dos planos de estudos permitindo uma melhor perceção da estrutura curricular dos cursos e as alterações realizadas ao longo das adequações. Em notas conclusivas, podemos perceber uma extensiva supressão de conteúdos, refletida pela criação e distribuição de áreas científicas diversas e genéricas nos planos de estudos, de forma a aligeirar e tornar cada vez mais técnica a formação no Mestrado em Serviço Social. / This paper seeks to analyze the reform of higher education in the context of master´ degrees in Social Work, in Portugal, and the impacts that this level of education consequently suffered within after the adjustments underlying the Bologna´s Process. The work focuses on the Masters courses in Social Work before this process and in sequence, the adjustments made in the study plans of the courses subsequent to this process. At first, we tried to analyse the processes of adaptation to the Bologna Process, and at a second moment, we tried to explain the repercussions of the evaluation and accreditation of Higher Education in the current Masters courses in Social Work. The present investigation was guided by a qualitative methodology. The collection of information was carried out through bibliographic and documentary research. In the treatment of the data, content analysis was used with an intensified reading and analysis of all the study plans of the Masters in Social Work courses belonging to the Portuguese higher education system, available on the pages of the HEI, and in the Legislation published in DRE, as well as its changes resulting from the adjustments to this reform; and also the reading and analysis of the evaluation reports issued by the External Evaluation Commissions of the Higher Education Evaluation and Accreditation Agency that resulted in the accreditations of the Masters analyzed in this investigation. Such process went through the characterization of the study plans, allowing a better perception of the curricular structure of the courses and the changes made along the adaptations. In concluding notes, we can perceive an extensive suppression of contents, reflected by the creation and distribution of different and generic scientific areas in the study plans, in order to accelerate and make training in the Master in Social Work increasingly technical.
Descrição
Palavras-chave
Serviço Social - Social Work, Processo de Bolonha - Bologna´s Process, Ensino Superior - Higher Education, Mestrado - Masters
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