Dissertações de Mestrado em Serviço Social
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Entradas recentes
A mostrar 1 - 5 de 152
- ItemPromoção dos Direitos e Proteção da Criança/Jovem em Respostas Integradas de Cuidados e Apoio Social Localizadas na Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela(ISMT, 2025-06) Buba, Alzira Vunje Manuel; Tomé, Maria Rosa (Orientadora)Contexto: Durante muito tempo a criança foi vista como objeto de direitos. Atualmente é considerada como um sujeito de direitos, reconhecida recentemente pela Convenção dos Direitos da Criança, em 1989. Segundo a Constituição da república portuguesa “as crianças têm direito à proteção da sociedade e do Estado, com vista ao seu desenvolvimento integral, especialmente contra todas as formas de abandono, de discriminação e de opressão e contra o exercício abusivo da autoridade na família e nas demais instituições”. Objetivo: Esta investigação tem como objetivo analisar as condições e direitos das crianças e jovens em respostas integradas de cuidados e apoio social para crianças e jovens em situação de perigo localizadas na CIM das Beiras e Serra da Estrela; conhecer e caracterizar o acolhimento residencial das crianças/jovens em situação de perigo na CIM das Beiras e Serra da Estrela; analisar o perfil sociodemográfico das crianças/Jovens em acolhimento na região da CIM das Beiras e Serra da Estrela; analisar as relações e estratégias das instituições de acolhimento com as famílias e as comunidades locais. Materiais e Métodos: Para a recolha de dados foi aplicado um questionário semiestruturado aos diretores técnicos das instituições de acolhimento residencial através do google forms e obtivemos informações transferidos para o Excel. Os resultados foram tratados com utilização de uma estratégia quantitativa descritiva e qualitativa, com a categorização das respostas às perguntas abertas. Resultados: A maioria das instituições em análise são IPSS e têm a capacidade para acolher 306 crianças/jovens, mas até a data da investigação estavam acolhidas 200. Todas instituições têm critérios de admissão como idade, género ou fratrias. Maioritariamente são mistas, acolhem irmãos, crianças com necessidades educativas especiais e em situação de emergência, todas as URE acolhem situações de emergências. Os recursos humanos são constituídos por 179 funcionários distribuídos pelas equipas técnicas, educativas e de apoio. As instalações e equipamentos das casas de acolhimento residencial garantem espaços privados e coletivos adequados à população residentes. A localização das instituições é, na sua maioria dentro do espaço urbano, o que facilita o acesso aos serviços de educação, saúde, cultura e outros da comunidade. Conclusão: Vimos que tanto as Casas de Acolhimento Residencial como as Unidades Residenciais Especializadas, reúnem condições para o conforto, privacidade e garantia das relações familiares e comunitárias necessárias ao desenvolvimento integral das crianças/jovens em acolhimento. | Context: For a long time, children were seen as objects of rights. Nowadays, they are considered subjects of rights, a recognition recently established by the Convention on the Rights of the Child in 1989. According to the Portuguese Republic’s Constitution, “children have the right to protection from society and the State, with a view to their full development, especially against all forms of abandonment, discrimination, and oppression, as well as against the abusive exercise of authority within the family and other institutions.” Objective: This research aims to analyze the conditions and rights of children and young people in integrated care and social support responses for children and youth at risk, located in the CIM of Beiras and Serra da Estrela. It seeks to understand and characterize the residential care for children/youth at risk in the CIM of Beiras and Serra da Estrela, analyze the sociodemographic profile of children/youth in care in this region, and examine the relationships and strategies of care institutions with families and local communities. Materials and Methods: Data collection was conducted through a semi-structured questionnaire applied to the technical directors of residential care institutions via Google Forms, and the gathered information was transferred to Excel. The results were analyzed using a descriptive quantitative and qualitative strategy, categorizing responses to open-ended questions. Results: Most of the analyzed institutions are Private Institutions of Social Solidarity (IPSS) with a total capacity to accommodate 306 children/youth, though at the time of the study, 200 were in care. All institutions have admission criteria such as age, gender, or sibling groups. Most are mixed, accommodating siblings, children with special educational needs, and emergency cases. All Specialized Residential Units (URE) take in emergency cases. The human resources consist of 179 employees distributed across technical, educational, and support teams. The facilities and equipment of residential care homes provide suitable private and collective spaces for the resident population. Most institutions are located in urban areas, facilitating access to education, health, culture, and other community services. Conclusion: Both Residential Care Homes and Specialized Residential Units provide the necessary conditions for comfort and privacy, and the maintenance of family and community relationships are essential for the full development of children and youth in care.
- ItemIdadismo, Comprometimento Cognitivo, Mobilidade e Comunicação Infantilizada em Contexto Institucional(ISMT, 2023) Pinto, Mariana Bento; Daniel, Fernanda (Orientadora)Contexto e Objetivo: Em Portugal, como na maioria dos países do mundo tem-se verificado um acentuado envelhecimento demográfico. As pessoas idosas, em contexto institucional, são muitas vezes submetidas a uma forma de comunicação conhecida como linguagem infantilizada. Essa prática é considerada negativa, subconsciente, condescendente, desrespeitosa e indesejável, originando-se de uma perspectiva depreciativa em relação às pessoas idosas. Essas atitudes e comportamentos estão principalmente associados a pessoas idosas que apresentam algum tipo de comprometimento físico e cognitivo. Métodos: Estudo misto (quantitativo/qualitativo). Os dados foram recolhidos através da administração da Ambivalent Ageism Scale (colaboradores), de questionários sociodemográficos (utentes e colaboradores). A avaliação dos utentes implicou também a administração do Mini-Addenbrooke´s Cognitive Examination, de componentes tanto do Older Americans Resources and Services: Multidimensional Functional Assessment como do Questionnaire e da EASY-Care Standard 2010. Foi utilizado um gravador e um caderno de campo para registar as interações verbais entre colaboradores/as (n = 23) e utentes (n = 23) foram observados. Resultados: O nível médio de idadismo é de 58,91 (DP =13,93). Constatou-se que dois dos/as participantes não apresentam pontuações sugestivas de comprometimento cognitivo e nove não apresentam pontuações sugestivas de limitações ao nível da mobilidade estando os restantes utentes da amostra cognitivamente (n = 21; 91%) e com mobilidade (n = 14; 61%) comprometidos. Os/As utentes que não apresentam qualquer tipo de comprometimento não são alvo de fala infantilizada. Todos os restantes utentes que apresentam comprometimento físico ou cognitivo são alvo de linguagem paternalista. A prevalência da utilização da fala infantilizada é maior nas mulheres do que nos homens, sugerindo que à medida que envelhecem as disparidades de tratamento baseado no género se tornam mais evidentes. Conclusão: Monitorizar e estimular a comunicação neutra entre o/a colaborador/a e utente é crucial para a promover uma interação com qualidade. A consciencialização do “olhar” com humanidade, individualidade e respeito deve ser assumida por todos/as aqueles, que trabalham com esta população. Urge, do nosso ponto de vista, formar para melhor exercer a prática profissional. | Context and Objective: In Portugal, as in most countries worldwide, there has been a pronounced demographic aging. Older people, particularly within institutional contexts, are often subjected to a form of communication known as elderspeak. This practice is considered negative, subconscious, condescending, disrespectful, and undesirable, stemming from a depreciative perspective towards the older people. These attitudes and behaviors are primarily associated with older individuals who exhibit some form of physical and cognitive impairment. Methods: Mixed-methods study (quantitative/qualitative). Data were collected through the administration of the Ambivalent Ageism Scale (staff), sociodemographic questionnaires (clients and staff). Clients assessments also involved the administration of the Mini-Addenbrooke's Cognitive Examination, components from both the Older Americans Resources and Services: Multidimensional Functional Assessment and the Questionnaire, and the EASY-Care Standard 2010. A recorder and field notebook were used to record verbal interactions between staff (n = 23) and users (n = 23). Results: The mean level of ageism is 58.91 (SD = 13.93). It was found that two participants did not show suggestive scores of cognitive impairment, and nine did not show suggestive scores of mobility limitations. The remaining users in the sample were cognitively (n = 21; 91%) and mobility (n = 14; 61%) compromised. Users without any form of impairment are not subjected to infantilized language. All other users with physical or cognitive impairment are targets of paternalistic language. The prevalence of infantilized language use is higher in women than in men, suggesting that gender-based treatment disparities become more evident with aging. Conclusion: Monitoring and promoting neutral communication between staff and users are crucial for fostering quality interaction. Awareness of viewing old people with humanity, individuality, and respect should be embraced by all those working with this population. From our perspective, training is urgently needed to enhance professional practice.
- ItemAdaptação e Validação para a População Portuguesa da Escala “Human Rights Lens in Social Work”(ISMT, 2023) Moinho, Tatiana Fernandes; Daniel, Fernanda (Orientadora)Contexto: O Serviço Social é uma profissão que tem como objetivo a defesa dos direitos humanos, valorizando cada indivíduo e promovendo a equidade social. Este compromisso é refletido no código deontológico dos/as assistentes sociais em Portugal, que promove o desenvolvimento e a mudança social, a coesão social, o empowerment e a promoção da pessoa, enquanto defende princípios de justiça social, dos direitos humanos, da responsabilidade coletiva e do respeito pela diversidade (APSS, 2018). A ausência de uma escala validada em Portugal que permitisse medir a capacidade dos assistentes sociais de reconhecer as violações de direitos humanos subjacentes aos problemas individuais e sociais motivou-nos a adaptar e validar a escala HRLSW para Portugal. Objetivo: Verificar como os/as assistentes sociais percecionam os direitos humanos, através da adaptação para a população portuguesa a escala HRLSW; determinar as caraterísticas psicométricas da escala, assim como, medir e comparar a capacidade das/os assistentes sociais portugueses e americanos verem os problemas individuais e sociais como resultantes de violações de direitos humanos. Materiais e métodos: Para a recolha de dados, foi utilizada a metodologia quantitativa, recorrendo a um questionário sociodemográfico, e às escalas HRESW e HRLSW. Resultados: Após a análise das componentes principais, foram excluídos dois itens. Os nove itens finais foram submetidos a uma análise fatorial confirmatória que demonstrou uma boa qualidade de ajuste (RMSEA = 0,045; TLI = 0,979; CFI = 0,985) para a versão de dois fatores que mantem a mesma estrutura da escala original, com o fator 1 representando "Utentes como titulares de direitos" e o fator 2 representando "Problemas sociais como violações de direitos". Além disso observaram-se níveis adequados de consistência interna para ambas as subescalas. A versão dos EUA apresenta valores médios em todos os itens inferiores aos valores obtidos na versão de Portugal. Conclusão: Esta escala é um instrumento valioso para investigadores e profissionais que desejam implementar ou promover uma prática de serviço social baseada nos direitos humanos. | Context: Social Work is a profession aimed at advocating for human rights, valuing each individual, and promoting social equity. This commitment is reflected in the ethical code of social workers in Portugal, which promotes social development, social change, social cohesion, empowerment, and individual promotion, while advocating for principles of social justice, human rights, collective responsibility, and respect for diversity (APSS, 2018). The absence of a validated scale in Portugal to measure the capacity of social workers to recognize human rights violations underlying individual and social issues motivated us to adapt and validate the HRLSW scale for Portugal. Objective: To investigate how social workers perceive human rights, by adapting the HRLSW scale for the portuguese population; to determine the psychometric characteristics of the scale, as well as to measure and compare the ability of portuguese and American social workers to perceive individual and societal problems as resulting from human rights violations. Materials and Methods: Quantitative methodology was employed for data collection, utilizing a sociodemographic questionnaire, as well as the HRESW and HRLSW scales. Results: After principal component analysis, two items were excluded. The final nine items were subjected to a confirmatory factor analysis, which demonstrated a good fit (RMSEA = 0.045; TLI = 0.979; CFI = 0.985) for the two-factor version that maintains the same structure as the original scale, with Factor 1 representing "Users as rights holders" and Factor 2 representing "Social issues as violations of rights." Additionally, adequate levels of internal consistency were observed for both subscales. The U.S. version shows average values on all items lower than those obtained in the Portuguese version. Conclusion: This scale is a valuable instrument for researchers, and professionals aiming to implement or promote a human rights-based social work practice.
- ItemCompetências dos/as Assistentes Sociais em Questões sobre o Fim/Término da Vida: morte e o luto, diretivas antecipadas de vontade e regime jurídico do maior acompanhado(ISMT, 2023) Santos, Inês Filipa Figueiredo; Daniel, Fernanda (Orientadora)Introdução: Nas sociedades contemporâneas ocidentais, assiste-se à desvalorização do papel social das pessoas idosas, ao mesmo tempo que se verifica um aumento da visibilidade do envelhecimento demográfico. A intervenção com esta faixa etária é uma questão de direitos humanos, bem como de direitos sociais e políticos. Os/As profissionais de serviço social têm mandatos específicos e crescentes responsabilidades na gestão de cuidados e na promoção do acesso das pessoas idosas a recursos e serviços. Objetivo: Identificar competências dos/as Assistentes Sociais em questões relacionadas com o fim de vida como a morte e o luto, as Diretivas Antecipadas de Vontade e o Regime Jurídico do Maior Acompanhado Materiais e Métodos: O questionário foi construído por nós e disponibilizado on-line através da plataforma Google Forms. A amostra do estudo foi constituída por 201 assistentes sociais que exerçam funções nas respostas sociais dirigidas a pessoas idosas. Resultados: Os/As participantes exercem maioritariamente funções de chefia em Organizações Sociais sem Fins Lucrativos (42.4%). No que concerne às competências, os/as assistentes sociais autoavaliam-se com competências especializadas, nas questões do fim de vida (M = 3,00; DP = 0,8), das Diretivas Antecipadas de Vontade – Lei n.º 25/2012 – (M = 2,70; DP = 1,0) e do Regime Jurídico do Maior Acompanhado – Lei n.º 49/2018 – (M = 2,95; DP = 0,9), consideram que não tiveram maioritariamente formação sobre esses conteúdos. Conclusão: Os/As assistentes sociais parecem reger a sua prática pelas normas de conduta expressas no Código Deontológico nomeadamente no que diz respeito às suas competências pessoais e profissionais garantindo a qualidade do agir profissional, numa lógica de formação contínua, informal e formal. | Introduction: In contemporary Western societies, there is a devaluation of the social role of older people, simultaneous with na increasing visibility of demographic aging. Intervention with this age group is a matter of human rights as well as social and political rights. Social work professionals have specific mandates and growing responsibilities in managing care and promoting access to resources and services for older people. Objective: To identify the competencies of social workers in end-of-life issues such as death and mourning, Advance Directives, and the Legal Regime of Supported Adults Materials and Methods: The questionnaire was developed by us and made available online through the Google Forms platform. The study sample consisted of 201 social workers working in social responses aimed at the elderly. Results: The participants mostly hold leadership positions in Non-Profit Social Organizations (42.4%). Concerning competencies, social workers self-assessed themselves with specialized skills in end-of-life issues (M = 3.00; SD = 0.8), Advance Directives - Law No. 25/2012 (M = 2.70; SD = 1.0), and the Legal Regime of Supported Adults - Law No. 49/2018 (M = 2.95; SD = 0.9), despite considering that they mostly did not receive formal training on these topics. Conclusion: Social workers appear to guide their practice by the ethical standards expressed in the Deontological Code, especially regarding their personal and professional competencies, ensuring the quality of professional conduct within a framework of continuous, informal, and formal training
- ItemMapeamento dos Planos de Estudo do 1.º Ciclo de Serviço Social Homologados no Diário da República(ISMT, 2023-10) Pinto, António Germano Serra Lopes Leal; Daniel, Fernanda (Orientadora)Objetivo: Analisar os planos de estudo de Serviço Social, desde a Escola Normal Social de Coimbra até ao atual Instituto Superior Miguel Torga, identificando as alterações do elenco disciplinar que ocorreram ao longo das décadas. Métodos: Na prossecução desse objetivo, foi utilizada a pesquisa documental. Foram encontrados oito planos de estudos publicados no Diário da República/Governo (Decretos-lei, portarias, despachos e avisos). Posteriormente, procedeu-se a um exame meticuloso do elenco disciplinar que possibilitou uma análise comparativa abrangente das mudanças das áreas científicas e subárea do Serviço Social ao longo do tempo. Resultados: Alterações significativas dos planos de estudo de Serviço Social em diferentes momentos da sociedade portuguesa. Inicialmente, houve uma maior ênfase nas Ciências da Saúde, mas a partir do ano 1956 (Portaria n.º 15 972), ocorreu uma transição para um maior foco nas Ciências Sociais, com destaque para as áreas da Psicologia e Sociologia, mais especificamente, na subárea de Serviço Social. A diversificação das áreas e simplificação curricular após processo de Bolonha também são observadas. Conclusão: Esta análise sublinha tendências como a redução das ciências da saúde, a crescente importância da sociologia, da psicologia e do Serviço Social no currículo e a diversificação dos campos de especialização. | Objective: The main objective of this dissertation was to analyze the historical evolution of social work curriculum from the Escola Normal Social de Coimbra to the current ISMT (Instituto Superior Miguel Torga), identifying the curricular transformations that have occurred over the decades and their impact on the education of social workers. Methods Used: To achieve this goal, documentary research and curriculum analysis were employed. Eight curriculums from the school were found, published through decrees, ordinances, directives, and notices. These plans were subsequently examined meticulously, enabling a comprehensive comparative analysis of changes in the scientific fields and subfields of Social Work over time. Results: The results reveal significant changes of the Social Work curriculum at various moments in Portuguese society. Initially, there was a greater emphasis on Health Sciences, but with the change of the times, there was a transition towards a stronger focus on Social Sciences, with an emphasis on the fields of Psychology and Sociology, specifically in the subfield of Social Work. The diversification of areas and curriculum simplification following the Bologna Process were also observed. Conclusion: This analysis underscores trends such as the reduction of Health Sciences, the increasing importance of Sociology and Psychology in the curriculum, and the diversification of specialized fields within social work.