Utilize este identificador para referenciar este registo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225
Título: Estudo Exploratório do Papel Preditor dos Sintomas Emocionais Negativos e da Aceitação e Ação da Ansiedade em Situação de Teste na Ansiedade aos Testes
Autores: Mata, Mónica Sofia Barrocas da
Galhardo, Ana (Orientadora)
Palavras-chave: Estudantes do ensino superior - College students
Ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety
Aceitação da ansiedade aos testes/exames - Test/exam anxiety acceptance
Sintomas emocionais negativos - Negative emotional symptoms
Data: 2020
Editora: ISMT
Resumo: A ansiedade a testes/exames é vista como prejudicial no desempenho académico dos estudantes, assim como sintomas emocionais negativos como o stress e a depressão. Por outro lado, a aceitação da ansiedade em situações de teste/exame e a ação coerente com os valores pode desempenhar um papel fundamental, promovendo a flexibilidade psicológica, e proporcionando ao estudante um melhor rendimento académico. Assim, o presente estudo procurou analisar o papel preditor dos sintomas de depressão, ansiedade e stress, bem como da aceitação e ação em situações de teste/exame, nos níveis de ansiedade a exames em estudantes do ensino superior. A amostra foi constituída por 262 indivíduos, 225 do sexo feminino e 37 do sexo masculino, com uma idade igual ou superior a 18 anos, a frequentar o ensino superior. Os participantes responderam online a um questionário sociodemográfico e académico e a um conjunto de questionários de autorresposta, a Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21), o Questionário de Aceitação e Ação-Ansiedade nos Testes (TA-AAQ) e o Questionário de Reação aos Testes (RT). Ao considerar a ansiedade aos testes/exames como variável dependente, o sexo, os níveis de aceitação da ansiedade nas situações de teste/exame e os sintomas de stress e de depressão experienciados atuaram como preditores significativos. Assim, ser mulher, apresentar baixos níveis de aceitação da ansiedade em situação de teste/exame e apresentar sintomas de stress e de depressão constituem aspetos que contribuem para um maior nível de ansiedade nos testes/exames. De acordo com os dados obtidos neste estudo, em intervenções futuras poderá ser importante atender aos processos de regulação emocional estudados, nomeadamente a aceitação, dado que esta tem um papel protetor na ansiedade aos exames, permitindo assim um melhor desempenho académico do estudante. / Test/exam anxiety has a detrimental effect on students academic performance, as well as other negative emotional symptoms such as stress and depression. Moreover, the acceptance of anxiety in test/exam situations and the action in such situations plays a fundamental role, promoting psychological flexibility and better academic performance. Thus, the current study sought out to analyse the predictive role of symptoms of depression, anxiety and stress, as well as acceptance and action in test/exam situations, on test/exam anxiety levels in college students. The sample consisted of 262 individuals(225 females and 37 males) aged 18 years old or over, attending higher education. Participants completed online a sociodemographic and academic questionnaire and a set of self-report questionnaires: the Anxiety, Depression and Stress Scales (EADS-21), the Acceptance and Action-Anxiety Test Questionnaire (TA-AAQ) and the Reaction to Tests Questionnaire (RT). When considering test/exam anxiety as the dependent variable, gender, acceptance of anxiety in test/exam situations and stress and depression symptoms acted as significant predictors. Therefore, being a woman, showing low levels of acceptance of anxiety in test/exam situations and and experiencing stress and depression symptoms are aspects that contribute to higher levels of anxiety in tests/exams. In future interventions targeting test/exam anxiety in college students emotion regulation processes, namely acceptance of test or exam-related anxiety symptoms, should be considered because it seems to play a protective role in exam anxiety, allowing better student’s academic performance.
URI: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1225
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado Psicologia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdfDocumento principal1.03 MBAdobe PDFVer/Abrir
Apêndices.pdfApêndices572.25 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.