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Título: Padrões de Jogo e Fatores de Personalidade numa Amostra de Jogadores Portugueses de Pokémon GO
Autores: Dionísio, Amélie
Vicente, Henrique (Orientador)
Palavras-chave: Videojogos online - Online video games
Pokémon GO - Pokémon GO
Personalidade - Personality
Modelo Big Five - Big Five model
Jogadores de videojogos - Gamers
Data: 2021
Editora: ISMT
Resumo: A maioria dos estudos sobre videojogos sugere que estes podem exercer uma influência positiva ou negativa, dependendo de circunstâncias específicas. Embora o uso de videojogos online seja feito de forma saudável pela maioria das pessoas, existem pesquisas que têm mostrado que algumas pessoas se envolvem num uso excessivo e desenvolvem sintomas de adição. O presente estudo tem como objetivo principal explorar a relação entre o perfil dos jogadores de Pokémon GO e os fatores de personalidade numa amostra de jovens adultos e adultos portugueses. A amostra foi constituída por 480 jogadores, 271 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos (M = 27,30, DP = 9,86). Os participantes responderam a um protocolo de investigação que composto por: Questionário Sociodemográfico, Questionário de Utilização do Jogo Pokémon GO e NEO-Five Factor Inventory (NEO-FFI). Os dados recolhidos apontam para uma integração do jogo na rotina diária dos jogadores e, inclusive, para alguns benefícios, como o estabelecimento de novas amizades através do jogo. O perfil dos jogadores portugueses de Pokémon GO aproxima-se do perfil de personalidade típico dos “gamers”, com menores níveis de extroversão e menores de neuroticismo do que a população em geral. Também importa simultaneamente salientar que níveis mais avançados de jogo e o investimento em algumas das atividades do jogo, como frequentar locais públicos, estão associados a menores níveis dessas duas dimensões da personalidade. Os dados permitem assim questionar a visão negativa que recai frequentemente sobre videojogos, chamando atenção para natureza multifacetada e complexa da sua utilização, recorrendo ao estudo de um dos mais difundidos jogos das últimas décadas, o Pokémon GO. / Most studies focusing video games suggest that they can have a positive or negative influence, depending on specific circumstances. Although the use of online video games is done in a healthy way by most people, there is research that has shown that some people overuse them and develop addiction symptoms. The main goal of the present sydy is to explore the relationship between the profile of Pokémon GO gamers and personality factors in a sample of Portuguese young adults and adults. The sample comprises 480 gamers, 271 males, aged between 18 and 60 years old (M = 27.30, SD = 9.86). Participants responded to an investigation protocol that included the following: Sociodemographic Questionnaire, Pokémon GO Game Utilization Questionnaire and NEO- Five Factor Inventory (NEO-FFI). The data collected point to an integration of the game in the daily routine of the gamers, and even to some benefits, such as the establishment of new friendships through the game. The profile of Portuguese Pokémon GO gamers is similar to the personality profile typical of “gamers”, with lower levels of extraversion and lower levels of neuroticism than the general population. It is also important to note that more advanced levels and investment in some of the game’s activities, such as attending public places, are associated with lower levels of these two personality dimensions. Focusing one of the most widespread games of the last decades – Pokémon GO – the data thus allow us to question the negative view that often falls on video games, drawing attention to the multifaceted and complex nature of their use.
URI: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1272
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado Psicologia

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