Processo de Acolhimento e Integração em Tempos de Pandemia e Teletrabalho: perceção dos novos colaboradores em relação ao seu processo de acolhimento e integração

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Data
2021
Autores
Reis, Ana Vanessa dos Santos
Andrade, José Ricardo (Orientador)
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Editora
ISMT
Resumo
O mercado está cada vez mais competitivo e as organizações necessitam de ter do seu lado não só os melhores colaboradores, como também pessoas motivadas e que se identifiquem com a missão, visão e a própria organização para a qual trabalham. Com a declaração de pandemia no início de 2020, as empresas foram obrigadas a recorrer ao regime de teletrabalho, o que levantou desafios no modo de acolher e integrar os novos colaboradores. Mediante recurso a um questionário, procurou-se analisar a perceção dos vários colaboradores relativamente ao seu processo de acolhimento e integração na MedicineOne no momento em que integraram a empresa. Foram definidas duas amostras, com um total de 53 participantes: a Amostra 1 é composta pelos colaboradores que entraram no período de teletrabalho (6 participantes) e a Amostra 2 é composta pelos colaboradores que entraram noutros períodos (47 participantes). Numa escala de resposta de 1 a 5 pontos, a Amostra 1 reporta valores médios de satisfação entre 4 e 5 pontos, enquanto na Amostra 2 os resultados sofreram uma dispersão muito grande entre 1 e 5 pontos. Numa escala de resposta de 1 a 10 pontos, as médias de respostas na Amostra 1 posicionaram-se entre 9 e 10 pontos e na Amostra 2 as médias situaram-se entre 7 e 8 pontos. As conclusões retiradas indicam que os participantes percecionam o seu processo de acolhimento e integração como satisfatório, apesar do constrangimento do teletrabalho para a Amostra 1 e da ausência de um departamento de RH para a maioria da Amostra 2. / The market is increasingly competitive, and organizations need to have on their side not only the best employees, but also motivated people who identify with the mission, vision and the very organization they work for. With the declaration of a pandemic at the beginning of 2020, companies were forced to resort to the telework regime, which raised challenges in the way of onboarding new employees. Using a questionnaire, we tried to analyze the perception of the various employees regarding their onboarding process in MedicineOne at the time they joined the company. Two samples were defined, with a total of 53 participants: Sample 1 is composed of employees who entered the teleworking period (6 participants) and Sample 2 is composed of employees who entered other periods (47 participants). On a response scale from 1 to 5 points, Sample 1 reports average satisfaction values between 4 and 5 points, while in Sample 2 the results suffered a very large dispersion between 1 and 5 points. On a response scale from 1 to 10 points, the averages of responses in Sample 1 ranged between 9 and 10 points and in Sample 2 the averages ranged between 7 and 8 points. The conclusions drawn indicate that the participants perceive their onboarding process as satisfactory, despite the constraint of teleworking for Sample 1 and the absence of an HR department for most of Sample 2.
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Palavras-chave
Covid-19 - Covid-19, Crise pandémica - Pandemic crisis, Teletrabalho - Teleworking;, Acolhimento e integração - Onboarding.
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