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Título: Frames COVID-19 no Estado de Emergência:análise dos editoriais de três jornais portugueses
Outros títulos: COVID-19 frames in the State of Emergency:analysis of the editorials of three Portuguese newspapers
Autores: Fontes, Francisco
Palavras-chave: Covid-19 - Covid-19
Estado de emergência - State of emergency
Enquadramento - Framing
Editorial - Editorial
Público - Público
Visão - Visão
Reconquista - Reconquista
Data: 31-dez-2021
Editora: ISMT
Citação: Fontes, F. (2021). Frames COVID-19 no Estado de Emergência: análise dos editoriais de três jornais portugueses. Interações: Sociedade E As Novas Modernidades, (41), 151-180. https://doi.org/10.31211/interacoes.n41.2021.a7
Relatório da Série N.º: 7;
Resumo: Este artigo analisa os editoriais que três media portugueses publicaram sobre a COVID-19, procurando perceber os modos como o tema é enquadrado e percecionado no discurso público. Se o editorial é o género jornalístico que expressa a ideologia do jornal, através dele pode vislumbrar-se que mensagens, interpretações e posicionamentos são assumidos e colocados à discussão no espaço público. Os três media escolhidos foram o jornal diário Público, a revista semanal Visão e o semanário regional da Beira Baixa Reconquista, todos eles de informação generalista. Dos dois de difusão nacional foram selecionados os editoriais das edições impressa e digital, e do regional, de inspiração cristã, apenas os da edição em papel. Definiram-se dois períodos de análise durante o Estado de Emergência, março de 2020 e janeiro de 2021, meses do primeiro e do segundo confinamento geral da população. O corpus é constituído por 48 editoriais, 30 do primeiro confinamento e 18 do segundo, sendo 41 do Público, cinco da Visão e dois do Reconquista. Da análise realizada conclui-se que do primeiro para o segundo período se alteram os temas e enquadramentos (frames), e que o posicionamento maioritariamente positivo, em março de 2020, muda para negativo em janeiro de 2021, a penalizar as falhas na gestão política e sanitária da pandemia. / This article analyses the editorials on COVID-19 published by three Portuguese media in order to understand how the topic is framed and perceived in public discourse. Being the editorial the journalistic genre that expresses the ideology of the newspaper, it can be shown that messages, interpretations and positions are assumed and put up for discussion in the public space. The three media chosen were the national daily newspaper Público, the national weekly magazine Visão and a regional weekly magazine of Beira Baixa, Reconquista, all of which present generalist information. From Público and Visão, the printed and the online version were selected, and the print version from the regional, Christian inspired magazine Reconquista. Two review periods during the state of emergency were defined: March 2020 and January 2021, dates which correspond to the first and the second general lockdown. The corpus consists of 48 editorials, 30 from the first lockdown and 18 from the second, with 41 from Público, five from Visão and two from Reconquista. The analysis shows that themes and frames change from the first to the second period, and that the mostly positive positions in March 2020 shifted to negative in January 2021, penalising failures in the political and health management of the pandemic.
URI: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1386
ISSN: 2184-3929
Aparece nas colecções:Publicações Científicas C e T

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