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Título: Fertility Awareness Project: contributo de um focus group com adolescentes portugueses
Autores: Nogueira, Filipa Bento
Galhardo, Ana (Orientadora)
Palavras-chave: Adolescentes - Adolescents
Awareness sobre fertilidade - Fertility awareness
Focus group - Focus group
Estudo qualitativo - Qualitative study
Data: 2022
Editora: ISMT
Resumo: Objetivo: No âmbito de um projeto destinado à promoção da awareness sobre fertilidade, desenvolvido pela Fertility Europe, pretendeu-se recolher informação junto de adolescentes portugueses, relativamente às suas perceções e opiniões acerca de um possível jogo educativo sobre este tema. Métodos: Recorreu-se à metodologia de focus group, tendo sido elaborado um guião de questões para a condução do focus group e definidos os critérios de inclusão e exclusão dos participantes. Após a condução do focus group com oito adolescentes com idades entre os 15 e 18 anos, efetuou-se uma análise indutiva com vista a definir as categoriais principais, de acordo com o referido guião. Seguiu-se a análise de dados de forma dedutiva e, por fim, a interpretação da informação obtida. Resultados: Os participantes consideraram os seus conhecimentos sobre a fertilidade e os fatores que a afetam limitados, destacando a utilidade de um jogo educativo de fertility awareness para o aprofundamento da compreensão destes conceitos, e referiram estar disponíveis para jogar esse mesmo jogo. Os adolescentes realçaram a importância de aspetos como a componente gráfica, os atributos competitivos, a expetativa de entretenimento, o potencial de aprendizagem, tal como a disponibilização de um website com informação adicional no desenvolvimento do jogo educativo. Foram também identificadas potenciais barreiras à utilização do jogo, nomeadamente o tempo despendido na sua utilização, uma divulgação inadequada, um caráter monótono e cansativo e, ainda, poder não corresponder aos interesses de alguns jovens. Conclusões: Os participantes expressaram o desejo de obter mais conhecimentos sobre a fertilidade e os fatores que a afetam, considerando útil o desenvolvimento de um serious game para este efeito e demonstrando-se disponíveis para o utilizarem. Foi possível compreender as preferências dos adolescentes relativamente às características do jogo, sugerindo-se que estas sejam tidas em conta no seu desenvolvimento. / Objective: As part of a project aimed at promoting fertility awareness, developed by Fertility Europe, we intended to collect information from Portuguese adolescents regarding their perceptions and opinions about a possible serious educational game on this topic. Methods: A focus group methodology was used. A script of questions to conduct the focus group was developed and the participants’ inclusion and exclusion criteria were defined. After conducting the focus group with eight adolescents aged between 15 and 18 years old, an inductive analysis was performed in order to define the main categories, according to the script. This was followed by a deductive data analysis and by the interpretation of the information gathered. Results: The participants considered their knowledge about fertility and the factors affecting it limited, emphasizing the usefulness of a fertility awareness educational game to deepen their understanding of these concepts, and reported being willing to play this game. Adolescents highlighted the importance of aspects such as graphics, competitive attributes, entertainment expectations, learning potential, as well as the availability of a website with additional information in the development of the educational game. Potential barriers to using the game were also identified, including time spent using it, inadequate dissemination, a monotonous and tiring nature, and also the fact that it may not match the interests of some young people. Conclusions: The participants expressed the desire to obtain more knowledge about fertility and the factors that affect it, considering the development of a serious game useful for this purpose and showing willingness to use it. It was possible to understand the adolescents' preferences regarding the game's features, and it was suggested that these should be taken into account in its development.
URI: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1428
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