Os Estilos Educativos Parentais e a Hiperatividade em Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Data
2015
Autores
Cardoso, Carlos Manuel Dias
Simões, Sónia (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
A literatura recentemente tem dado ênfase ao impacto dos estilos educativos parentais no desenvolvimento de sintomatologia hiperativa em crianças. Dado a pertinência do tema e, também pelo facto de existirem poucos estudos em Portugal que associem estes construtos, esta investigação tem como objetivo analisar a relação entre os estilos educativos parentais e a sintomatologia hiperativa em crianças do 1º ciclo do ensino básico. A amostra deste estudo abrangeu 104 crianças do 1º ciclo do ensino básico, 57 raparigas e 47 rapazes com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade (M = 7,78; DP = 1,12), e foi recolhida no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. O protocolo de investigação incluiu o Questionário Sociodemográfico, Egna Minnen Besträffende Uppfostran-P (EMBU-P), Escala de Conners para Professores – Versão Revista e Escala de Conners para Pais – Versão Revista. Os resultados principais deste estudo indicam que os pais consideram que os filhos apresentam mais problemas cognitivos/desatenção, enquanto na opinião dos professores as crianças manifestam mais excesso de atividade motora. Note-se que, no que respeita à associação entre os estilos educativos parentais e à sintomatologia hiperativa avaliada por pais e professores, a rejeição parental se associa positivamente com o comportamento de oposição, problemas cognitivos/desatenção-pais e o índice de PHDA percecionados pelos pais. Já a tentativa de controlo tem uma associação positiva com a perceção parental de comportamento de oposição. Constata-se que tanto o comportamento precoce da criança, como o comportamento da criança até aos 5 anos e a adaptação escolar apresentam correlações positivas com as diversas dimensões das Escalas de Conners, que avaliam a sintomatologia hiperativa na perspetiva de pais e professores. No que respeita a diferenças na sintomatologia hiperativa entre grupos, na visão dos pais, os rapazes revelam mais excesso de atividade motor e índice de PHDA. Num sentido semelhante, na perspetiva dos professores também são os rapazes que manifestam mais comportamentos de oposição, problemas cognitivos/desatenção, excesso de atividade motora e índice de PHDA. Por fim, o estudo das diferenças em função da idade indica que os professores percecionam mais problemas cognitivos/desatenção em crianças mais velhas. Conclui-se que a rejeição parental parece ser efetivamente o estilo educativo que está mais associado à sintomatologia hiperativa das crianças, nomeadamente o comportamento de oposição, problemas cognitivos/desatenção e índice de PHDA. / The recent literature has emphasized the impact of parental rearing styles in the development of hyperactive symptoms in children. Given the relevance of the theme and also because there are few studies in Portugal involving these constructs, the goal of this research is analyze the relationship between parental rearing styles and hyperactive symptoms in children of the 1st cycle of basic education. The sample of this study included 104 children of the 1st cycle of basic education, 57 girls and 47 boys aged between 6 and 10 years (M = 7.78; SD = 1.12), and was athered in the Schools Group of Condeixa-a-Nova. The research protocol included the Sociodemographic Questionnaire, Egna Minnen Besträffende Uppfostran-P (EMBU-P), Conners’ Teacher Rating Scale - Revised Version and Conners' Parent Rating Scale - Revised Version. The main results of this reasearch indicate that parents consider that their children have more cognitive/inattention problems while, in the opinion of teachers, children manifest more excessive motor activity. Note that, regarding the association between parental rearing styles and hyperactive symptoms assessed by parents and teachers, parental rejection is positively associated with oppositional behavior, cognitive/inattention problems-parents and ADHD index perceived by parents. Already attempt to control has a positive association with parental perception of oppositional behavior. It’s noted that both child’s early behavior, child's behavior up to 5 years and school adjustment have positive correlations with the various dimensions of the Conners Scales, that assess the hyperactive symptoms from the perspective of parents and teachers. As regards the differences in hyperactive symptoms between groups, in vision of parents, boys reveal more excessive motor activity and ADHD Index. In a similar sense, from the perspective of teachers, are also the boys who manifest more oppositional behavior, cognitive/inattention problems, excessive motor activity and ADHD index. Finally, the study of the differences in function of age indicates that teachers perceive more cognitive/inattention problems in older children. In conclusion, parental rejection appears to be effectively the parental rearing style that is more associated with hyperactive symptoms of children, namely the oppositional behavior, cognitive/inattention problems and ADHD index.
Descrição
Palavras-chave
Estilos educativos parentais - Parental rearing styles, Hiperatividade - Hyperactivity, Crianças em idade escolar - School aged children