Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/84
Título: | A Satisfação Profissional dos Docentes: Uma Abordagem sobre Instrumentos de Medida. Revista Interacções |
Autores: | Borges, Sara Daniel, Fernanda |
Palavras-chave: | trabalho satisfação profissional |
Data: | 2006 |
Editora: | Revista Interações |
Resumo: | Nas sociedades modernas, é notória a importância da satisfação com o trabalho, uma vez que a satisfação representa um ‘indicador da percepção que os indivíduos têm entre aquilo que são as expectativas perante o trabalho e aquilo que são as recompensas intrínsecas ou extrínsecas que efectivamente retiram dessas situações, passível de revelar os sentimentos de realização pessoal e de participação no sistema através do trabalho’ (Rodrigues 1995). Neste contexto, o modo como é percepcionada a integração no sistema de trabalho realiza-se a partir da capacidade de adaptação dos indivíduos ao trabalho e do trabalho aos indivíduos (Guérin et al. 1997; Dejours 1994). Um dos aspectos a considerar nesta correlação é, indiscutivelmente, a satisfação no trabalho e suas con- sequências até mesmo na saúde do trabalhador (Rego 2001; Martinez 2003, 2004; Marqueze e Moreno 2005). |
URI: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/84 |
Aparece nas colecções: | Publicações Científicas de Psicologia |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6-23-1-PB.pdf | 123.41 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.