Redes Sociais no Twitter: a emergência de uma nova sociabilidade num novo ecossistema de comunicação?

Miniatura indisponível
Data
2010
Autores
Amaral, Inês
Sousa, Helena
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Revista Interações
Resumo
O objetivo aqui é analisar um mapa de conversações no serviço de microblogging Twitter através de uma hashtags (palavra-chave) e, por outro lado, desenhar uma rede social baseada em ‘folksonomy’ (‘social tagging’). O objetivo é compreender se o potencial colaborativo da Web se materializa em espaços declarados de participação pública e em rede, compreendendo se os ambientes em rede (baseados na inteligência e ação coletivas) promovem um novo tipo de cidadania e consequente sociabilidade com novas práticas e relações sociais.
Descrição
Palavras-chave
Social tagging - Social tagging, Redes sociais - Social media, Twitter - Twitter, Microblogging - Microblogging, Média sociais - Social media, Redes de hashtag - Hashtag networks
Citação