Dissertações de Mestrado em Psicologia
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Percorrer Dissertações de Mestrado em Psicologia por autor "Alves, Carolina Isaura"
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- ItemQuestionário da Coparentalidade – Versão para Filhos (QC-VF): resultados preliminares do desenvolvimento e validação(ISMT, 2024-10) Alves, Carolina Isaura; Sequeira, Joana (Orientadora)Introdução: A coparentalidade é a relação estabelecida entre figuras parentais em se negoceiam papéis, responsabilidades e tarefas relacionadas com a criança. A coparentalidade é composta pela cooperação, conflito e triangulação. O exercício da coparentalidade pode variar consoante vários fatores contextuais e eventos de vida, como a ocorrência de divórcio e outros fatores sociodemográficos. Existem vários instrumentos que avaliam a perceção de coparentalidade para pais, mas nenhum para os filhos. Objetivos: Desenvolver e validar o Questionário da Coparentalidade – Versão para Filhos (QC-VF) e analisar as perceções de coparentalidade dos filhos, em função de variáveis sociodemográficas individuais e familiares. Metodologia: Participaram neste estudo 187 filhos de nacionalidade Portuguesa, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. Os instrumentos aplicados foram o questionário dos dados sociodemográficos e familiares, o Questionário da Coparentalidade – Versão para Filhos (QC-VF) e o EMBU – Memórias de Infância. Resultados: A análise fatorial exploratória resultou na extração de 2 fatores – Fator 1 (Conflito e Triangulação) e Fator 2 (Cooperação) –, com cargas fatoriais entre 0,413 e 0,889. A medida apresentou uma boa consistência interna (α=0,90), estabilidade temporal e validade convergente com o EMBU – Memórias de Infância. Observou-se que filhos de pais casados percecionaram níveis mais elevados de cooperação e filhos de pais divorciados maior conflito e triangulação. Verificou-se maior perceção de cooperação nos filhos que vivem em famílias nucleares intactas e maior perceção de conflito e triangulação nos filhos que vivem em famílias reconstituídas. As mulheres percecionaram mais conflito e triangulação do que os homens. A cooperação relacionou-se positivamente com a perceção de suporte emocional (EMBU - Memórias de Infância), e o conflito e triangulação relacionaram-se com a rejeição (EMBU – Memórias de Infância). Conclusão: A análise fatorial exploratória da escala – originalmente composta por três dimensões – apresenta duas dimensões: 1. Cooperação e 2. Conflito e Triangulação, o que sugere que os filhos entendem a coparentalidade a partir de uma dimensão positiva e outra negativa, não sendo evidente a distinção entre conflito e triangulação. | Introduction: Coparenting is the relationship established between parental figures in wich roles, responsibilities and tasks related to the child are negotiated. Coparenting includes cooperation, conflict and triangulation. The exercise of coparenting may vary according to several contextual and live events, such as the occurrence of divorce occurs and other sociodemographic factors. There are several instruments that assess the perception of coparenting for parents, but none for children. Objectives: Coparenting Questionnaire – Children’s Version (QC-VF) development and validation and analyse children's perceptions of coparenting, depending on individual and family sociodemographic variables. Methodology: 187 children of Portuguese nationality, aged between 18 and 30, participated in this study. The instruments applied were the sociodemographic and family data questionnaire, the Coparenting Questionnaire – Children’s Version (QC-VF) and the EMBU – Childhood Memories. Results: The exploratory factor analysis resulted in the extraction of 2 factors – Factor 1 (Conflict and Triangulation) and Factor 2 (Cooperation) –, with factor loadings between 0.413 and 0.889. The measure showed good internal consistency (α=0.90), temporal stability and convergent validity with the EMBU – Childhood Memories. It was observed that children of married parents perceived higher levels of cooperation and children of divorced parents greater conflict and triangulation. There was a greater perception of cooperation in children living in intact nuclear families and a greater perception of conflict and triangulation in children living in reconstituted families. Women perceived more conflict and triangulation than men. Cooperation was positively related to the perception of emotional support (EMBU – Childhood Memories), and conflict and triangulation were related to rejection (EMBU – Childhood Memories). Conclusion: The exploratory factor analysis of the scale – originally composed by three dimensions – presents two dimensions: 1. Cooperation and 2. Conflict and Triangulation, which suggests that children understand coparenting from a positive and a negative dimension, with the distinction between conflict and triangulation not being evident.