Publicações Científicas em Serviço Social
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Percorrer Publicações Científicas em Serviço Social por autor "Carrara, Virgínia Alves"
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- ItemA Emigração dos Assistentes Sociais Portugueses: faces do trabalho e do desemprego em tempos de crise e austeridade(2015) Martins, Alcina Maria Castro; Tomé, Maria Rosa; Carrara, Virgínia AlvesA atual crise do capital imprimiu um ciclo de emigração aos diplomados portugueses. Não encontrando possibilidades de trabalho, licenciados, mestres e doutores buscam emprego, impelidos pela ideia de livre circulação dos cidadãos da União Europeia e pela internacionalização da formação superior com o Processo de Bolonha. A emigração dos diplomados portugueses é refletida como uma estratégia do capital no recrutamento de força de trabalho qualificada e excedente e por parte dos trabalhadores no enfrentamento ao desemprego, em determinados países. / The current economical crisis triggered a cycle of emigration among Portuguese graduates. Unable to find job opportunities, graduates, masters and doctors apply for jobs, impelled by the freedom of movement for citizens of the European Union and the internationalization of higher education with the Bologna Process. The Portuguese emigration of graduates is reflected as a capital strategy in recruiting skilled workforce and surplus work and by workers in facing with unemployment in some countries.
- ItemInternacionalização do Serviço Social: diálogos entre Brasil, Portugal e Espanha(XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), 2016) Ortiz, Fátima da Silva Grave; Carrara, Virgínia Alves; Xavier, Marinêz de Oliveira; Tomé, Maria Rosa; Martins, Alcina Maria CastroA crise contemporânea do capitalismo em todo o globo tem incidido na profissão, tanto no nível do exercício profissional, dada a reestruturação dos sistemas de proteção social; quanto no âmbito da formação, tendo em vista as inflexões produzidas pela adoção das orientações do Processo de Bolonha, notadamente no ensino superior dos países europeus. O objetivo deste artigo é apresentar os principais resultados das pesquisas desenvolvidas nesses países destacando os pontos de interseção entre eles: as tendências europeias no exercício e na formação profissional dos Assistentes Sociais e as interfaces com o Serviço Social brasileiro, em tempos de internacionalização do ensino superior. / The current crisis of capitalism worldwide has focused on the profession, both in the level of professional practice, taking into account the restructuring of social protection systems; and training in order inflections produced by the adoption of the guidelines of the Bologna Process, especially in higher education of the European countries. The aim of this paper is to present the main results of the research carried out in these countries highlight the points of intersection between them: European trends in exercise and training of social workers and interfaces with Social Work in Brazil, in times of internationalization of higher education.
- ItemServiço Social português e brasileiro em diálogo: internacionalização da formação profissional(Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014) Martins, Alcina Maria Castro; Carrara, Virgínia AlvesO ensino superior, nos quatro cantos do mundo, tem na atualidade a temática e realidade do processo de internacionalização que vem intensificando a circulação de alunos, professores e pesquisadores a realizarem estudos e investigações no estrangeiro. Este artigo é uma aproximação, através de estudo bibliográfico e análise documental, do diálogo estabelecido entre o Serviço Social português e brasileiro a partir dos anos 1960, a fim de identificar as relações internacionais no âmbito da qualificação profissional e da formação de quadros docentes e investigadores em Serviço Social, no contexto das transformações da educação e da internacionalização do ensino superior. / Higher education, in all four corners of the world, has nowadays the theme and reality of the internationalization process that has intensified the circulation of students, teachers and researchers to conduct studies and research abroad. This article is an approximation, through literature research and document analysis, of the dialogue established between the Portuguese and Brazilian Social Work from 1960 on, to identify international relations within the qualification and training of teaching staff and researchers in Social Work in the context of the transformation of education and internationalization of higher education.