Publicações Científicas em Serviço Social
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Publicações Científicas em Serviço Social por título
A mostrar 1 - 20 de 30
Resultados por página
Opções de ordenação
- ItemAnalítica da Cidadania e o Serviço Social na Atualidade: da teoria à prática(Universidade Católica Portuguesa - Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais, 2011) Menezes, ManuelEmbora cientes da importância de que se revestem as abordagens teóricas da cidadania, que colocam a ênfase no processo evolutivo de consolidação da cidadania que se inicia nos direitos civis e «termina» nos direitos sociais, no presente ensaio, pretendemos explanar as abordagens que, embora não descurando a perspetiva anterior, defendem a necessidade do debate sobre a cidadania transitar para um nível mais concreto, de modo a considerar as estratégias facilitadoras da concretização efetiva dos direitos, estratégias essas, essenciais para um Serviço Social que se deseja promotor da cidadania ativa. / Although conscious of the importance revealed by the theoretical approaches to citizenship, that put the emphasis on the evolutionary process of consolidation of citizenship, i.e., a process that begins in the civil rights and «ends» in the social rights. In this paper, our main aim is to analyze the approaches that, although recognizing the importance of the previous perspective, sustain the need of the debate on the citizenship to transit for a more concrete level. That is, we want to take into consideration those strategies that can contribute to the effective materialization of rights, strategies those, essential for a social work that can lead to an active citizenship.
- ItemAnotações Cronológicas sobre a Trajetória do Serviço Social no Sistema de Saúde em Portugal(Revista Serviço Social & Saúde. UNICAMP Campinas,, 2011) Guadalupe, SóniaO presente artigo sistematiza em breves notas cronológicas alguns passos do caminho de alargamento e consolidação do espaço profissional do Serviço Social no sistema de saúde em Portugal. As anotações aqui apresentadas pretendem contribuir para organizar os principais marcos históricos e legislativos, do período que decorre entre 1924 e 2010, atravessando um percurso que centramos no Serviço Social em articulação com o contexto sociopolítico nacional e global em que se insere.
- ItemApoio Social e Solidão: reflexos na população idosa em contexto institucional e comunitário(Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2015-09-29) Luz, Maria Helena Reis Amaro da; Miguel, IsabelObjetivos: O apoio proveniente das redes sociais reflete, junto dos idoso, níveis de satisfação diferenciados, os quais se associam a variáveis contextuais, facultando, de igual modo, leituras explicativas sobre a predição da solidão. Deste modo, pretende-se, neste estudo, distinguir as redes sociais dos idosos que constituem a amostra, discutir os níveis de satisfação que apresentam com as redes de apoio social e a percepção que evidenciam relativa a sentimentos de solidão, tendo por base a influência da variável residência. A par, será retida a percepção subjetiva da solidão, para analisar os modelos explicativos que lhe estão hierarquicamente subjacentes. Método: A amostra deste estudo envolveu 221 idosos, dos quais 99 (44, 8%) vivem na comunidade e 122 (55,2%) residem em instituição. O protocolo foi composto por: Questionário Sociodemográfico; Escala de Redes Sociais de Lubben; Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e Escala de Solidão da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Resultados: A comparação nas redes de apoio social entre os participantes revela, a partir dos testes univariados, a existência de diferenças estatisticamente significativas em todas as dimensões consideradas: os residentes na comunidade apresentam uma rede de suporte familiar, de amigos e de confidentes mais alargada do que os residentes em estrutura residencial para idosos. Os testes subsequentes relativos à satisfação com a rede de apoio revelam diferenças estatisticamente significativas nas dimensões relativas à satisfação com os amigos, família e apoio social, sendo os participantes residentes na comunidade os mais satisfeitos. A regressão hierárquica múltipla revela acréscimos na variância explicada da solidão, evidenciando o modelo final que a satisfação com a família, a existência de confidentes e de uma rede de amigos se revelam bons preditores negativos da solidão. Conclusões: Os idosos a residir na comunidade reportam, comparativamente aos participantes em lar, níveis mais elevados de suporte social ativo ou recebido, bem como de suporte social percebido como disponível em caso de necessidade. Por si só, a variável residência não influi na percepção subjetiva da solidão dos grupos em análise. No entanto quando se focalizam as vivências em lar, o apoio recebido e a satisfação com o suporte social revelam ser contributos importantes para minimizar a solidão destes idosos.
- ItemAssistentes sociais no sistema de saúde em Portugal: uma análise dos rácios(Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Paraná - Brasil, 2020-05-19) Guadalupe, Sónia; Gonçalves, Maria de Jesus Matos; Fonseca, Pedro; Silva, Ana Margarida Frias Furtado; Ávila, OlgaO artigo apresenta a dotação de assistentes sociais no sistema de saúde em Portugal, analisando os rácios para a população residente e a distribuição nos cuidados de saúde primários e hospitalares, discutindo as implicações na qualidade do sistema de saúde. Os resultados do estudo descritivo apontam a existência de 1032 assistentes sociais, dividindo-se sobretudo entre cuidados hospitalares (52,4%) e cuidados primários (42,9%). Os rácios determinam 1 assistente social para cada 10 mil habitantes, 1 para 23 mil habitantes nos cuidados primários e 1 para 65 camas hospitalares. Na equipa de saúde há assimetrias de 1 assistente social para cada 69,3 enfermeiros e 50,3 médicos. Conclui-se haver estagnação do contingente, desigual distribuição geográfica, e rácios desequilibrados face ao número de habitantes, utentes, unidades de saúde, camas hospitalares e outros profissionais. Tal condiciona a ação holística e de qualidade e limita a equidade de direitos do cidadão. A transversalidade e complexificação da intervenção na saúde não se compadecem com as limitações evidenciadas, urgindo um reforço do grupo profissional de Serviço Social. / The article presents the staff of social workers in Portugal’s healthcare system, analyzing ratios due to the resident population and their distribution in primary and hospital care, discussing the implications for health system quality. The results of the descriptive study indicate the existence of 1032 health social workers, mainly divided between hospital care (52.4%), and primary care (42.9%). The ratios determine 1 social worker for every 10,000 residents, 1 for 23,000 residents in community-based primary care, and 1 for 65 hospital beds. Within the health team, the asymmetries are evident, with 1 social worker for every 69.3 nurses and for every 50.3 doctors. Conclusions show the stagnation of health social workers, their unequal geographical distribution, and imbalanced ratios to the number of inhabitants, users, health units, hospital beds. and other professionals. This conditions a quality holistic approach and limits equal citizens’ rights. The transversality and complexity of health intervention are not compatible with the highlighted limitations, urging the reinforcement of the Social Work professional group.
- ItemBissaya Barreto e a Política Assistencial da Junta da Província da Beira Litoral(Arquivo da Universidade de Coimbra e Fundação Bissaya Barreto, 2013) Martins, Alcina Maria Castro; Tomé, Maria RosaO contributo para este Catálogo foi um desafio instigante e enriquecedor. Permitiu uma aproximação ao acervo da Assembleia Distrital, que encontrámos no Arquivo da Universidade de Coimbra, à correspondência de Bissaya Barreto, às suas publicações e biblioteca, do Centro de Documentação Bissaya Barreto, bem como à informação relativa à Escola Normal Social, às enfermeiras puericultoras visitadoras de infância e assistentes sociais que integraram as instituições da obra antituberculosa e de proteção à grávida e defesa da criança, existentes no Arquivo do Instituto Superior Miguel Torga. Trata-se de arquivos de grande valor para o incremento da investigação em diferentes áreas de conhecimento. Regista-se ainda a necessidade de salvar o espólio de várias instituições associadas a Bissaya Barreto e espalhadas pela região, muitas delas já desativadas. Revisitando estudos, dissertações, catálogos e outras publicações verificamos que estão abertos caminhos para a compreensão da sua biografia, da relação com os regimes políticos (monarquia, república, ditadura militar e Estado Novo), das múltiplas instituições a que esteve associado e/ou criou enquanto presidente de órgãos de administração distrital e provincial. Constituindo contributos relevantes, são ainda fragmentos para uma História contemporânea de Coimbra e da região, em tempos de República e de Ditadura, para a análise do significado social e político da sua vida e obra, bem como das diversas influências internacionais.
- ItemBurnout em profissionais de Serviço Social durante a pandemia de COVID(Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2021-05-31) Mendes, José; Cabral, Hélia; Melo, FláviaObjetivo: O objetivo do estudo visa avaliar a prevalência de burnout em assistentes sociais a exercer funções em Portugal durante a pandemia do SARS-CoV-2. Métodos: Estudo descritivo, quantitativo e transversal realizado entre o mês de novembro de 2020 e março de 2021, onde 416 assistentes sociais, distribuídos por 20 concelhos de Portugal Continental e Ilhas, responderam a um breve questionário sociodemográfico e ao Inventário de Burnout de Maslach. Resultados: A maioria dos assistentes sociais que participaram no estudo eram mulheres (96,3%). Verificou-se que 54,7% desempenhava a sua atividade em serviço social há mais de 11 anos, e 43,8% eram gestores/responsáveis por mais de 60 processos. No geral, não se verificou burnout nos participantes. Apesar de 82,3% dos participantes apresentar resultados que indicaram Realização Pessoal, é visível que alguns participantes também apresentaram Exaustão Emocional (45,1%).Os participantes que executaram horas extra e os participantes com maior número de processos, apresentaram níveis mais altos de Exaustão emocional e de Despersonalização. Os participantes com menos anos de atividade em serviço social foram os que apresentaram níveis mais altos na dimensão de Realização Pessoal. Conclusões: Os participantes do estudo não evidenciam burnout. No entanto, apesar de grande maioria apresentar revelarem níveis mais altos de Realização Pessoal, uma percentagem considerável revela também níveis mais altos de Exaustão Emocional. Estudos futuros devem avaliar padrões biológicos, tais como níveis de cortisol. / Objective: The study aims to assess the prevalence of burnoutin social workers working in Portugal during theSARS-CoV-2 pandemic. Method: Descriptive, quantitative,and cross-sectional study carried out between November 2020 and March 2021, 416 social workers from 20 municipalities in mainland Portugal and the islands participated, answering a brief sociodemographic questionnaire and the Maslach Burnout Inventory –Human Services Survey. Results: Most social workers who participated in the study wererepresented by women (96.3%). It was found that 54.7% havebeen working in social work for more than 11 years, and 43.8% weremanagers / responsible for more than 60 processes. In general, there wasno burnout in the participants. Although 82.3% of participants presented results of Personal Accomplishment, it is evident that some participants also presented Emotional Exhaustion(45.1%). Participants who worked overtime and the participants with a greater number of processes presented higher levels of Emotional Exhaustion and Depersonalization. Participants with fewer years of activity in social work were the ones who presented higher levels in the Personal Accomplishment dimension. Conclusions: Participants in this study do not evidence the presence of burnout. However, although the vast majority present results that reveal personal accomplishment, a considerable percentage reveals higher levels of Emotional Exhaustion. Future studies should assess biological patterns, such as cortisol levels.
- ItemCaracterísticas das redes sociais de pessoas idosas em Portugal(Egolab-GRAFO, 2019-12-20) Guadalupe, Sónia; Vicente, Henrique; Daniel, FernandaEste estudo descreve as redes sociais pessoais de idosos em Portugal, nas suas características estruturais, funcionais e relacionais-contextuais. Participaram 612 idosos com 65+ anos de idade (M=76; DP=7,6), na sua maioria mulheres (63%), com filhos (88,2%), e que não vivem sós (78,8%). Estruturalmente as redes apresentam um tamanho médio para a faixa etária (M=7,9), são centradas nas relações familiares e muito coesas. São compostas dominantemente por laços familiares (76%), seguindo-se os laços de amizade (13%) e os de vizinhança (8%). Funcionalmente são percebidas como suportativas e recíprocas, associando-se aos laços familiares níveis mais elevados de suporte emocional, tangível e informativo (p<0,01). Relacional-contextualmente são estáveis temporalmente, heterogéneas quanto ao sexo e ao grupo etário. A frequência de contactos é plurisemanal e há proximidade geográfica com os membros da rede, vivendo mais próximos e tendo contactos mais frequentes com membros extrafamiliares (p<0,01; p<0,05). O perfil das redes sociais pessoais tem interesse epidemiológico para profissionais e atores que interferem organizacional e politicamente na intervenção com população idosa, para compreenderem as condições de provisão social das redes informais e equacionarem a promoção do bem-estar individual e social desta população. / This study describes the personal social networks of the elderly in Portugal, in their structural, functional and relational-contextual characteristics. 612 elderly people aged 65+ (M=76, SD=7.6) participated, mostly women (63%), with offspring (88.2%) and not living alone (78.8%). Structurally, networks have a medium size for this population (M=7.9), are centered in family relations and have high leves of cohesiveness. They are composed mainly of family ties (76%), followed by friendship ties (13%) and neighborhood ties (8%). Functionally they are perceived as supportative and reciprocal, with family ties associated to higher levels of emotional, tangible and informative support (p<0.01). Regarding relational-contextual variables, they are temporally stable and heterogeneous in gender and age. They are also characterized by multiple contacts per week and geographic proximity with network members. Extrafamilial members live closer to the focal person and engage in more frequent contacts (p<0.01, p<0.05). The profile definition of personal social networks has epidemiological interest for professionals, key actors and stakeholders that are involved, organizationally and politically, in elderly directed interventions, mainly to understand the conditions of social provision of informal networks and to equate the promotion of individual and social well-being in this population.
- ItemA Cidadania e o Serviço Social Autárquico na Região Centro(ISSS coop - Departamento Editorial, 2001-12) Menezes, ManuelCorn este artigo,Joi nossa pretensao apresentar alguns dos marc os bazilares que perpassam a disserta9ao de mestrado, subordinada (L tematica: «Servir;o social Autarquico e Cidadania: A Experiencia da Regiao Centro».
- ItemA Complexidade da intervenção social segundo gênero e escolaridade do doente renal crónico(Centro Universitário São Camilo, São Paulo (Brasil), 2021-04-05) Olim, Marta; Guadalupe, Sónia; Daniel, Fernanda; Carvalho, Mónica; Rocha, Sílvia; Macário, FernandoA elevada prevalência da doença renal crónica e a relevância social do seu tratamento exigem um aprofundamento do conhecimento sobre a população doente, tendo em conta a sua complexidade holística. O estudo pretendeu analisar os níveis de complexidade no processo de intervenção social com pessoas com doença renal crónica numa perspetiva de gênero e de escolaridade. A amostra integrou 584 doentes com idades compreendidas entre os 19 e os 93 anos, maioritariamente do sexo masculino, casados e com o 1.º ciclo ensino básico. Os participantes, com diagnóstico de doença renal crónica, foram avaliados através de um protocolo que inclui um questionário sociodemográfico e a Matriz de Complexidade Associada ao Processo de Intervenção Social com Doentes Renais Crónicos (MCAPIS_DRC). Encontrou-se uma associação estatisticamente significativa entre os três níveis de complexidade avaliados e as variáveis sexo (p = 0,002, phi = 0,146) e escolaridade (p > 0,001, phi = 0,277). Verificou-se, igualmente, uma interação entre a escolaridade e o índice de complexidade consoante o sexo (F(5, 572) = 6,647 p = < 0,001, ƞp2 = 0,113). As mulheres apresentaram maiores pontuações no índice e as pessoas com maiores níveis de escolaridade pontuam menos no índice. A evidência permite ter uma abordagem diferenciadora na avaliação e intervenção social, priorizando grupos e situações problema. / The high prevalence of chronic kidney disease and the social relevance of its treatment require a deeper knowledge concerning this sick population, taking into account its overall complexity. The study aimed to analyze the levels of complexity in the social intervention process with people with chronic kidney disease from a gender and educational perspective. The sample included 584 patients aged between 19 and 93 years, mostly male, married and with the 1st cycle of primary education completed. Participants, diagnosed with chronic kidney disease, were assessed using a protocol that includes a sociodemographic questionnaire and The Matrix of Complexity Associated with the Process of Social Intervention with Chronic Kidney Disease Patients (MCAPIS_DRC). A statistically significant association was found between the three levels of complexity assessed and the variables gender (p=0.002, phi=0.146) and education (p>0.001, phi=0.277). There was also an interaction between education and the complexity index according to sex (F (5, 572) =6.647 p=<0.001, ƞp2=0.113). Women had higher scores on the index and people with higher levels of education scored less on the index. The evidence allows a different approach in the assessment and social intervention if this condition, prioritizing problematic groups and situations.
- ItemO ‘Darwinismo Social’ Perante a Questão da Assistência(Instituto Superior Miguel Torga, 2008-10) Menezes, ManuelTendo como referência o quadro de miséria/ pauperismo do século XIX, o propósito crítico deste ensaio é a influência da teoria darwinista na questão social. Após um breve enquadramento dessas reflexões, no quadro da problemática da pobreza, a ênfase é colocada no pensamento de Herbert Spencer que advogava os aspectos positivos da pobreza enquanto instrumento de selecção dos menos capazes. O que está em causa, para o autor deste artigo, é demonstrar como esses mesmos argumentos spencerianos emergiram em defesa de um posicionamento crítico no quadro de qualquer tipo de intervenção assistencial. / In the context of the 19th century framework of misery/pauperism, the critical purpose of this article is the influence of the Darwinian theory on the social question. After a brief framing of those reflections, the emphasis is placed on the thought of Herbert Spencer about what he considered the positive aspects of poverty as a selection instrument of the less capable. What is at question, for the author of this article, is to demonstrate how the Spencerian thought on poverty defend, in fact, a critical position in the field of any kind of assistance intervention.
- ItemEl territorio como espacio de solidaridades(Editorial EPPAL, 2003) Menezes, ManuelEste articulo tiene como objetivo desarrollar una reflexión conexa con las nuevas cuestiones que colocan a lo local en la era de la Globalización. Así, haciendo un trayecto que busca aprender las interconexiones existentes entre lo global y lo local, hacemos una aproximación a los diferentes conceptos presentes en el texto – territorio, solidaridad – con el objetivo a partir de allí, de reflexionar sobre las posibilidades que existen de trabajar las solidaridades territoriales, y promover la ciudadanía de los individuos.
- ItemA Emigração dos Assistentes Sociais Portugueses: faces do trabalho e do desemprego em tempos de crise e austeridade(2015) Martins, Alcina Maria Castro; Tomé, Maria Rosa; Carrara, Virgínia AlvesA atual crise do capital imprimiu um ciclo de emigração aos diplomados portugueses. Não encontrando possibilidades de trabalho, licenciados, mestres e doutores buscam emprego, impelidos pela ideia de livre circulação dos cidadãos da União Europeia e pela internacionalização da formação superior com o Processo de Bolonha. A emigração dos diplomados portugueses é refletida como uma estratégia do capital no recrutamento de força de trabalho qualificada e excedente e por parte dos trabalhadores no enfrentamento ao desemprego, em determinados países. / The current economical crisis triggered a cycle of emigration among Portuguese graduates. Unable to find job opportunities, graduates, masters and doctors apply for jobs, impelled by the freedom of movement for citizens of the European Union and the internationalization of higher education with the Bologna Process. The Portuguese emigration of graduates is reflected as a capital strategy in recruiting skilled workforce and surplus work and by workers in facing with unemployment in some countries.
- ItemEmpowerment: possível estratégia da prática profissional em direcção à cidadania activa(ISSS coop - Departamento Editorial, 2003-06) Menezes, ManuelCom o presente artigo pretende-se desenvolver uma reflexão sobre a importância que o "empowerment" pode assumir, enquanto estratégia da prática do Trabalho Social, para a promoção da cidadania activa nas condições concretas da experiencia. Deste modo, questionamo-nos sobre as possibilidades que os profissionais possuem de promover o "empowerment" da população com que quotidianamente trabalham, i.e., sobre as possibilidades existentes na experiência que permitam a passagem de cidadãos virtuais a cidadãos reais. Este questionamento, não descurando os condicionalismos que perpassam a prática profissional, procura explicitar algumas vias que, possivelmente, poderão facilitar uma prática promotora da participação, tanto na dimensão imediata que coloca a enfase nas respostas às procuras colocadas aos profissionais, como na dimensão mediata visando contribuir para modificações que, a longo prazo, possam ter lugar na estrutura social.
- ItemO Estado Actual da Formação em Serviço Social em Portugal: problemas e desafios à organização profissional(ISMT, 2008-03) Martins, Alcina Maria Castro; Tomé, Maria RosaFaz-se uma abordagem preliminar do estado actual da formação em Serviço Social, incidindo sobre três questões que atravessam a actual conjuntura do ensino superior em Portugal: o crescimento e desenvolvimento da formação em Serviço Social nas duas últimas décadas; as relações actuais do ensino público e privado na formação em Serviço Social e por último, a relação entre crescimento, desenvolvimento e qualidade face à desregulamentação que tem pautado esta formação. / A preliminary approach is made to the current state of training in Social Work, focusing on three issues that cross the current situation of higher education in Portugal: the growth and development of training in Social Work in the last two decades; the current relationships between public and private education in training in Social Work and, finally, the relationship between growth, development and quality in face of the deregulation that has guided this training.
- ItemO Impacto da COVID-19 em Profissionais de Serviço Social Portugueses e Brasileiros: um estudo exploratório(Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2022-11-29) Castro, Marina Monteiro de Castro e; Ribeiro, SóniaObjetivo: O presente estudo teve como objetivo pesquisar o impacto da pandemia COVID-19 na realidade profissional de assistentes sociais portugueses e brasileiros. Os assistentes sociais foram desafiados a exercer a sua prática profissional, enquanto serviço essencial, em condições de grande incerteza e de elevado risco, como foi o da pandemia. A investigação organizou-se em três eixos de análise: 1) impacto da pandemia nos beneficiários diretos do serviço social; 2) dificuldades, desafios, novas práticas e metodologias na intervenção social; 3) conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional e preocupações futuras. Métodos: Recolha de dados por meio de um questionário sociodemográfico e profissional e um guião de entrevista. Em Portugal, foram realizadas 20 entrevistas a assistentes sociais usando a plataforma de videoconferência Zoom, e no Brasil foram efetuadas 17 entrevistas que decorreram de forma presencial, entre dezembro de 2021 e março de 2022. Resultados: O distanciamento social durante a pandemia implicou a adoção de tecnologias virtuais na prática do serviço social. Numa prática profissional em que o face a face é fundamental na relação, o confinamento e o isolamento foram constrangimentos extraordinários. Os assistentes sociais conviveram com insegurança, dificuldades de acesso a equipamentos de proteção individual, intensificação do trabalho e adaptação a uma nova dinâmica de trabalho. Conclusões: Os assistentes sociais inquiridos, apesar de exaustos, expressaram ter sido resilientes e capazes em rapidamente se adaptar a novas práticas, recusando-se a abandonar os valores e princípios éticos da profissão. Num contexto de grande incerteza, de pouca informação, de medo e mesmo com poucos recursos, os assistentes sociais tiveram presente o sentido de missão e de compromisso solidário que define a profissão — assegurar o acesso das pessoas aos direitos, ao bem-estar e à segurança. / Objective: This study aimed to analyze the impact of the COVID-19 pandemic on the professional reality of Portuguese and Brazilian social workers. Social workers were challenged to perform their professional practice, as an essential service, under conditions of great uncertainty and high risk, as was the case of the pandemic. The objective of the investigation is organized into three axes of analysis: 1) impact of the pandemic on the direct beneficiaries of the social work; 2) difficulties, challenges, and new practices and methodologies in social intervention; 3) reconciliation of personal/professional life and future concerns of these professionals. Methods: Data was collected through a sociodemographic and professional questionnaire and an interview guide. In Portugal, the videoconferencing platform Zoom was used to conduct 20 interviews with social workers, and in Brazil, 17 interviews were carried out in person. Results: Social distancing during the pandemic involved adopting virtual technologies in social work practice. In a professional practice where face-to-face is central to the relationship, confinement and isolation were major constraints. Social workers operated within security, difficulties accessing personal protective equipment, intensifying work, and adaptation to a new work dynamic. Conclusions: The social workers surveyed, although exhausted, expressed that they were resilient and able to quickly adapt to new practices, refusing to abandon the values and ethical principles of the profession. Moreover, in a context of great uncertainty, little information, fear, and even with few resources, they kept in mind the sense of mission and solidary commitment that defines the profession to ensure people's access to rights, well-being, and safety.
- ItemInternacionalização do Serviço Social: diálogos entre Brasil, Portugal e Espanha(XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), 2016) Ortiz, Fátima da Silva Grave; Carrara, Virgínia Alves; Xavier, Marinêz de Oliveira; Tomé, Maria Rosa; Martins, Alcina Maria CastroA crise contemporânea do capitalismo em todo o globo tem incidido na profissão, tanto no nível do exercício profissional, dada a reestruturação dos sistemas de proteção social; quanto no âmbito da formação, tendo em vista as inflexões produzidas pela adoção das orientações do Processo de Bolonha, notadamente no ensino superior dos países europeus. O objetivo deste artigo é apresentar os principais resultados das pesquisas desenvolvidas nesses países destacando os pontos de interseção entre eles: as tendências europeias no exercício e na formação profissional dos Assistentes Sociais e as interfaces com o Serviço Social brasileiro, em tempos de internacionalização do ensino superior. / The current crisis of capitalism worldwide has focused on the profession, both in the level of professional practice, taking into account the restructuring of social protection systems; and training in order inflections produced by the adoption of the guidelines of the Bologna Process, especially in higher education of the European countries. The aim of this paper is to present the main results of the research carried out in these countries highlight the points of intersection between them: European trends in exercise and training of social workers and interfaces with Social Work in Brazil, in times of internationalization of higher education.
- ItemMediações Éticas na Prática Quotidiana dos Assistentes Sociais(Cortez Editora Ltda, 2007-11) Menezes, ManuelNeste ensaio procurar-se-á realçar as dificuldades inerentes à fundamentação dos princípios éticos, visto este ser um dilema com que os assistentes sociais diariamente se deparam. Paralelamente, serão oferecidos alguns subsídios para a compreensão da importância que, ciclicamente, as questões éticas têm assumido na profissão. Por último, serão igualmente tomadas em consideração algumas questões conexas com a reavaliação da deontologia profissional, com intuito de as mesmas poderem vir a constituir-se como elementos facilitadores da reavaliação da prática dos assistentes sociais.
- ItemMental Health and Social Protection of Children during Times of Crisis: the case of the COVID-19 pandemic(Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2022-11-25) Carvalho, Rafael Nicolau; Picornell-Lucas, AntoniaContexto: Crianças e adolescentes têm sido vítimas silenciosas durante os períodos de crise mundiais. Nas últimas décadas, desenvolveu-se uma discussão mundial para incluir saúde, educação, proteção social, moradia, alimentação, convivência saudável e participação como direitos numa agenda global e consolidar os direitos das crianças e dos adolescentes. O mundo vive a pandemia de COVID-19, que tem sido considerada uma das maiores crises da humanidade, com repercussões em todo o complexo da vida social. Crianças e adolescentes parecem ser os mais afetados pelos efeitos sinérgicos dessa pandemia, com evidências de aumento dos problemas de saúde mental, abuso, violência e outras formas de violação de seus direitos. Objetivo: este artigo discute estratégias de cuidado a partir de ações articuladas e coordenadas entre sistemas de proteção social que incluem serviços de saúde mental. Método: Realizou-se uma revisão narrativa da literatura na plataforma Scopus durante o início da pandemia COVID-19 em 2020. Naquele momento, muitas organizações apontaram para o impacto da pandemia na saúde mental das crianças e os desafios para os sistemas de proteção social. Por isso, buscamos capturar esse momento por meio de uma revisão narrativa da literatura para identificar as experiências em outras situações de crise sanitária e o que poderia ser feito. Desta revisão, extraímos categorias analíticas para desenvolver um guia de recomendações que pudesse ser utilizado para melhorar os sistemas de proteção social de crianças e adolescentes. Resultados: As análises sugeriram que os sistemas de proteção precisam desenvolver diferentes políticas sociais e planos de atenção à criança e ao adolescente durante a crise humanitária, que devem incluir ações de saúde mental e garantir seus direitos. Conclusão: Com base em nossas reflexões, desenvolvemos um guia de recomendações que podem ser adotados pelos governos para melhorar sua resposta às crianças durante um futuro pós-pandemia ou em outras situações de crise. / Background: Children and adolescents have been silent victims during global crisis periods In recent decades, a worldwide discussion has been developed to include health, education, social protection, housing, food, healthy coexistence, and participation, among others, as rights on a global agenda and consolidate children's and adolescents 'rights. The world is still experiencing the COVID-19 outbreak, which has been considered one of the greatest crises of humanity, with repercussions throughout the complex of sociallife. Children and adolescents seem to be most affected by the synergistic effects of this pandemic, with evidence of increased mental health problems, abuse, violence, and other forms of violation of their rights. Objective: This article discusses care strategies based on articulated and coordinated actions between social protection systems that include mental health services. Method: A narrative review of the literature on the Scopus platform was carried out during the beginning of the COVID-19 pandemicin 2020. At that time, many organizations pointed out the impact of the pandemic on children's mental health and the challenges for social protection systems. Therefore, we sought to capture this moment through a narrative literature review to identify the experiences of other health crises and what could be done at that moment. From this review, we drew analytical categories to develop a recommendation guide that can be used to improve social protection systems for children and adolescents. Results: The analyses suggested that the protection systems must develop different social policies and care plans for children and adolescents during the humanitarian crisis that must include mental health actions and guarantee their rights. Conclusion: Based on our reflections,we developed a guide of recommendations that governments could adopt to improve their response to children during the post-pandemic future or in other times of crisis.
- ItemRede Social de Pessoas com Consumos Aditivos e Dependências(Departamento de Investigação & Desenvolvimento, 2017-02-28) Caetano, Ana Paula; Guadalupe, SóniaContexto & Objetivos: As redes sociais desempenham um papel central na qualidade de vida da pessoa com comportamentos aditivos, determinantes, tanto na manutenção como na compensação e na reabilitação destes comportamentos. Este estudo tem como objetivo caracterizar as redes sociais de pessoas com consumos aditivos e dependências em situação ou risco de exclusão social. Métodos: Participaram 30 sujeitos consumidores de substâncias psicoativas, com idades compreendidas entre os 24 e os 65 anos (M ± DP = 43,03 ± 10,10), a maioria do sexo masculino (80,0%), não tendo fonte de rendimentos na maior parte (46,7%) ou sendo apoiados por medidas de política social (53,3%). A maioria tem como substância principal de consumo a heroína (63,3%). Avaliámos as dimensões estrutural, funcional e relacional-contextual das suas redes com o Instrumento de Análise da Rede Social Pessoal. Resultados: As redes dos inquiridos são constituídas, em média, por 7 elementos, predominando as relações familiares; são fragmentadas, constituídas essencialmente por membros das redes primárias, ainda que as secundárias representem cerca de ¼ dos membros. A reciprocidade e o nível de apoio social percebido são elevados, assim como o apoio emocional e informativo. Os indivíduos inquiridos, na sua maioria, refere ter membros na rede com CAD na rede social (77,0%), relações que ocupam mais de 20,0% do tamanho das redes. Analisámos comparativamente as redes segundo privação material e de abrigo, não tendo emergido diferenças significativas (p > 0,05), ainda que os perfis de rede sugiram diferentes estratégias de ativação do suporte. Conclusões: O estudo confirma a importância da avaliação da rede social em pessoas com comportamentos aditivos e dependências. A planificação da intervenção social deve integrar as características da rede pertinentes para o suporte na redução do uso abusivo de substâncias e dos riscos associados, assim como para a promoção do bem-estar social e da cidadania.
- ItemRede Social de Pessoas com Consumos Aditivos e Dependências(Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2017-02) Caetano, Ana Paula; Guadalupe, SóniaObjetivos: As redes sociais desempenham um papel central na qualidade de vida da pessoa com comportamentos aditivos, determinantes, tanto na manutenção como na compensação e na reabilitação destes comportamentos. Este estudo tem como objetivo caracterizar as redes sociais de pessoas com consumos aditivos e dependências em situação ou risco de exclusão social. Métodos: Participaram no estudo 30 sujeitos consumidores de substâncias psicoativas, com idades compreendidas entre os 24 e os 65 anos (M ± DP = 43,03 ± 10,10), a maioria do sexo masculino (80,0%), não tendo fonte de rendimentos na maior parte (46,7%) ou sendo apoiados por medidas de política social (53,3%). A maioria tem como substância principal de consumo a heroína (63,3%). Avaliámos as dimensões estrutural, funcional e relacional-contextual das suas redes com o Instrumento de Análise da Rede Social Pessoal. Resultados: As redes dos inquiridos são constituídas, em média, por 7 elementos, predominando as relações familiares; são fragmentadas, constituídas essencialmente por membros das redes primárias, ainda que as secundárias representem cerca de ¼ dos membros. A reciprocidade e o nível de apoio social percebido são elevados, assim como o apoio emocional e informativo. Os indivíduos inquiridos, na sua maioria, refere ter membros na rede com CAD na rede social (77,0%), relações que ocupam mais de 20,0% do tamanho das redes. Analisámos comparativamente as redes segundo privação material e de abrigo, não tendo emergido diferenças significativas (p > 0,05), ainda que os perfis de rede sugiram diferentes estratégias de ativação do suporte. Conclusões: O estudo confirma a importância da avaliação da rede social em pessoas com comportamentos aditivos e dependências. A planificação da intervenção social deve integrar as características da rede pertinentes para o suporte na redução do uso abusivo de substâncias e dos riscos associados, assim como para a promoção do bem-estar social e da cidadania. / Aims: Social networks play a central role in the quality of the life of persons with additive behaviors, being determinant both in the maintenance, compensation or rehabilitation of these behaviors. This study aims to characterize the social personal networks of people with additive behavior and dependencies at risk of social exclusion or excluded. Method: Participated in this study 30 individuals with psychoactive substances use, aged between 24 and 65 years (M ± DP = 43,03 ± 10,10), most of them male (80,0%), with no source of income (46.7%) or supported by social policy measures (53.3%). The main substance of use is heroin (63.3%). We assessed the structural, functional and contextual-relational dimensions of their networks with the Social Personal Networks Analysis Tool. Results: The social networks of the participants are composed by 7 elements, in average, predominating the family members; they are fragmented, consisting essentially by members of the primary networks, although, the secondary networks represent about ¼ of the members. Reciprocity and the level of perceived social support are high, such as emotional and informational support. Most individuals report having members in the social network with drug abuse (77,0%), relationships that occupy more than 20,0% of the network size. We analyzed comparatively the networks according to material and shelter deprivation, and no significant differences emerged (p > 0,05), although the networks’ profiles suggest different strategies of support. Conclusions: The study confirms the relevance of social networks assessment in the population with addictive behaviors and dependencies. Social intervention planning should integrate the network characteristics that are relevant to support the reduction of substance abuse and associated risks, as well as the promotion of social well-being and citizenship.