Dissertações de Mestrado em Serviço Social
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Dissertações de Mestrado em Serviço Social por assunto "AEDHA - AEDHA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
- ItemServiço Social da AEDHA: avanços e desafios no atendimento à infância e juventude contemporânea(ISMT, 2021) Fonseca, Nancy Mara; Menezes, Manuel (Orientador)Na presente investigação analisamos a relevância dos atendimentos especializados dos assistentes sociais como executores, mediadores, articuladores e orientadores, demonstrando que o papel a ser desenvolvido por estes é de vital importância na formação de crianças e adolescentes atendidos na AEDHA. Foram analisados os conflitos e demandas apresentados pelas crianças e adolescentes no contexto contemporâneo inseridos nos programas e serviços socioeducativos, principalmente neste momento conturbado de pandemia mundial pelo Coronavírus/Covid-19 e, como a prática profissional contribui para o seu desenvolvimento. Através dessa pesquisa foi visto a importância do Serviço Social e suas contribuições, uma vez que é fundamental que os assistentes sociais estejam sempre em parceria com a instituição e, a rede de serviços e de apoio para o desenvolvimento da cidadania. De um lado estão crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no contexto contemporâneo e conflitos sociais conseqüentes das expressões da questão social; do outro lado estão os profissionais do Serviço Social a apoiá-los na possibilidade de inclusão social. Num outro plano temos o Estado e a dificuldade de gestão como direito de todos previstos na Legislação Vigente. Para a viabilização desta pesquisa foi utilizada a metodologia com abordagem quantitativa e qualitativa, os quais buscaram elementos que problematizaram, sistematizaram e construíram coletivamente reflexões, novos conhecimentos e experiência dos profissionais do Serviço Social frente ao contexto pandêmico no momento atual. Os instrumentos utilizados foram inicialmente o levantamento da bibliografia e documentos, seguida de entrevista semiestruturada possibilitando expandir o conhecimento a respeito da atuação profissional que atendem crianças e adolescentes em diversos contextos sociais da instituição. Foi concluído que os atendimentos especializados dos profissionais do Serviço Social à infância e adolescência contemporânea é um processo em constante transformação, identificando as reais necessidades dos mesmos, em uma imersão de aprendizagem contínua, atualizações no campo das ações, revelando a necessidade de ações educativas com vistas à humanização de cuidado e proteção, visando à emancipação desses grupos junto à família. / In the present investigation, we analyze the relevance of skilled assistance provided by social workers as executors, mediators, articulators and advisors, demonstrating that the role to be developed by them is of vital importance in the education of children and adolescents assisted by AEDHA. Conflicts and demands presented by children and adolescents in the contemporary context inserted in socio-educational programs and services were analyzed, especially in this troubled time of worldwide pandemic by Coronavirus/Covid-19, and how professional practice contributes to its development. Through this research, the importance of Social Work and its contributions was seen, since it is essential that social workers are always in partnership with the institution and the network of services and support for the development of citizenship. On the one hand are children and adolescents in a situation of social vulnerability in the contemporary context and social conflicts resulting from expressions of the social issue; on the other side are the Social Work professionals supporting them in the possibility of social inclusion. On another level, we have the State and the difficulty of management as a right for everyone provided for in the Current Law. To make this research viable, the methodology with a qualitative and quantitative approach was used, which sought elements that problematized, systematized and collectively built reflections, new knowledge and experience of Social Work professionals in the current pandemic context. The instruments used were initially a survey of the bibliography and documents, followed by a semi-structured interview, enabling the expansion of knowledge about the professional performance that assist children and adolescents in different social contexts of the institution. It was concluded that the specialized care provided by Social Work professionals to contemporary childhood and adolescence is a process in constant transformation, identifying their real needs, in an immersion of continuous learning, updates in the field of actions, revealing the need for educational actions with aimed at the humanization of care and protection, aiming at the emancipation of these groups with the family.