Dissertações de Mestrado em Serviço Social
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- ItemA Ação Profissional do Assistente Social com Doentes Diabéticos no Centro Hospitalar do Médio Tejo(ISMT, 2016) Enes, Helena Cristina Rodrigues Ferreira; Tralhão, Regina (Orientadora)Sendo o Serviço Social uma profissão que tem uma relação subjacente com os direitos humanos, cujo “objeto” de intervenção é o sujeito e as relações humanas, tendo como especificidade o intervir de modo a capacitar os indivíduos para a promoção da mudança que conduza ao bem-estar social, é para este essencial uma reflexão crítica constante sobre as questões éticas associadas à responsabilidade do seu agir, delineando a prossecução de princípios que respeitem valores de autodeterminação, cidadania, coesão, equidade e justiça social. De um modo especial, em saúde a primazia deve ser a compreensão e o respeito pela pessoa do doente dado ser alguém, habitualmente, em sofrimento, com receios e que para além de necessitar de ato técnico, necessita igualmente de saber que existe disposição e cuidado para consigo. Neste sentido, consideramos, que apesar da relação entre o doente e o profissional de saúde ser uma relação desigual a nível técnico, como relação humana é (e deve ser) intrinsecamente ética, exigindo para o efeito, que a pessoa doente seja o principal foco de atenção e não apenas a sua doença, pois só assim a assistência se pode considerar humanizada. A complexidade inerente ao trabalho das problemáticas sociais em Saúde, e os desafios constantes, exigem do Serviço Social um trabalho criativo que fomente o estudo do doente numa perspetiva sistémica e o desenvolvimento de medidas que beneficiem e satisfaçam as expetativas dos utentes e restantes profissionais de saúde, pelo que o presente trabalho, carateriza a atividade profissional desenvolvida e as transformações que têm vindo a ocorrer na prática do Serviço Social, constituindo-se como um contributo que afirma a importância da sua intervenção como elemento integrante da equipa multidisciplinar, no processo de autonomia e promoção do bem-estar do cidadão com diabetes, e simultaneamente, como uma reflexão sobre as boas práticas de intervenção na área da Saúde. / Social Work is a profession that has an underlying relationship with human rights, in which the "focus" of intervention is the subject and human relations, and whose purpose is to intervene in order to empower individuals to promote change that will lead to social well-being. Bearing this in mind, it becomes essential for these professionals a constant critical reflection on the ethical issues associated with the responsibility of their actions, outlining the pursuit of values concerning self-determination, citizenship, cohesion, equity and social justice. In a special way, in health the priority should be on understanding and respecting the individual patient as someone who usually suffers with fears and so needs to know that there is provision and care for him, besides a more technical intervention. Hereof, we believe that although the relationship between the patient and the health professional to be an unequal one on a technical level, as human relationship is (and should be) inherently ethical, demanding that the sick person is the main focus attention and not just their illness, because only then the support can be humanized. The complexity inherent to social issues in Health and their constant challenges require from Social Work a creative work that can promote the study of the patient in a holistic perspective and the development of measures to benefit and meet the expectations of patients and other health professionals. Hence, this work characterizes the developed professional activities and the changes that have taken place in the practice of Social Work. It establishes itself as a contribution that states the importance of Social Work as a part of a multidisciplinary team in the autonomy process and promoting the welfare of citizens with diabetes and, at the same time, as a reflection on the best practices of intervention in the health field.
- ItemAção Social e as Competências Municipais no Contexto do Estado Neoliberal: análise a partir da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho(ISMT, 2019) Flórido, Catarina Isabel Valente; Martins, Alcina (Orientadora)O estudo que se apresenta resulta do interesse em conhecer a importância das Autarquias Locais, a sua trajetória desde a sua constituição, abordando a forma como eram encaradas durante o designado “Estado Novo”, terminando com o destaque que agora assumem, nomeadamente a importância crescente de que se revestiram nos últimos anos, pelas questões da descentralização de competências do Estado. Com este trabalho, pretende-se uma aproximação ao debate sobre as relações do Poder Local com a descentralização, num contexto neoliberal; perceber o posicionamento dos municípios face à lei da transferência de competências para as Autarquias Locais e Comunidades Intermunicipais, nomeadamente no âmbito da CIM da Região de Coimbra, bem como analisar a trajetória de Ação Social no Município de Montemor-o-Velho desde 1977 a 2019, nomeadamente os impactos das transferências de competências neste Município. Decorrente do trabalho realizado, no que respeita à descentralização, verifica-se que o processo repercute as orientações neoliberais que Portugal tem sentido desde a década de 80, altura em que o Estado reduziu a sua intervenção, transferindo a sua responsabilidade para o Poder Local. Por outro lado, e face ao processo de descentralização, os municípios apresentam decisões díspares, não se pautam por ideais político-partidários, procurando atender ao interesse do território. Verifica-se ainda que as áreas que os Municípios aceitam, são as de menor relevo de intervenção municipal e, por seu lado, as CIM veem o seu leque de competências reforçado. No que respeita à Ação Social no Município de Montemor-o-Velho, esta têm-se pautado por uma intervenção assistencialista, pois até 2013 a intervenção era essencialmente, sob projetos nacionais com recorte local, e a partir desse período surgem os projetos locais, mas de cariz assistencialista. Paralelamente registam-se as Bolsas de Estudo e as Férias de Verão, que subsistem desde 1995. Refira-se ainda que, o Município de Montemor-o-Velho fica confinado à área da educação, no contexto da transferência de competências na área Social. Por fim, é de realçar a importância dos instrumentos de planeamento que existem no Município, virem a ser aplicados na área da Ação Social, pois só assim se pode reclamar uma intervenção qualificada dos Assistentes Sociais, combinando conhecimento, planeamento e avaliação, contribuindo dessa forma para a redução das desigualdades sociais. / The present study results from the will to understand the importance of local Municipalities, their path since their foundation, the way they were perceived during the so-called “Estado Novo” and the prominence they now assume, namely their growing importance over the last few years related with the matters of decentralization of State responsibilities. This work aims to approach the debate aboutthe relations of Local Government with decentralization, in a neoliberal context; to understand the position of the Municipalities facing the law of the transfer of competences to the Local Authorities and Inter-Municipality Communities, namely within the CIM of Coimbra ́s Region, as well as analyse the course of Social Services in the Municipality of Montemor-o-Velho from 1977 till 2019, namely the impacts of the transfer of responsibilities into this Municipality. As a result of this work, with regard to decentralization, it appears that the process reflects the Neoliberal guidelines that Portugal has felt since the 1980s, when the State reduced its intervention, shifting its responsibility to the Local Governmental Authorities. On the other hand, and due to the decentralization process, the Municipalities present different decisions, they are not guided by political party ideals, trying to meet the interest of the territory. It is also verified that the areas accepted by the Municipalities are those of smaller importance for municipal intervention and, that way, the CIMs see their range of responsibilities strengthened. On the subject of Social Services in Montemor-o-Velho ́s Municipality, those Services has been limited to assist and support type of intervention, as until 2013 the intervention was essentially under National projects with a Local frame, and from that period onwards, Local projects appeared, but still about assist and support type of intervention. At the same time, there is to note the Scholarships and summer vacations, which exist since 1995.It should also be noted that the Municipality of Montemor-o-Velho is limited to the education area, when referring to the Social Services transfer of responsibilities. Finally, it is to emphasize the importance of the planning mechanisms existing in the Municipality, to be applied in the Social Services area, as only then it ́s possible to claim a qualified intervention of the Social Services workers, combining knowledge, planning and evaluation, consequently contributing to reduce social inequalities.
- ItemO Acolhimento Familiar de Crianças em Portugal: perceções da sua implementação(ISMT, 2022) Silva, Salomé Dias da; Menezes, Manuel (Orientador)A Medida de Promoção e Proteção Acolhimento Familiar no Sistema de Promoção e Proteção Português é o tema do estudo. O principal objetivo da dissertação é conhecer as perceções dos especialistas relativamente à implementação do Acolhimento Familiar enquanto medida de promoção e proteção das crianças em risco/perigo em Portugal. A metodologia utilizada foi qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a nove participantes e o tratamento de dados foi efetuado através da análise de conteúdo. Os principais resultados desta investigação vão ao encontro da literatura analisada nas diferentes dimensões, no que diz respeito à medida do Acolhimento Familiar. Nomeadamente ao nível do enquadramento jurídico, do contributo das organizações da sociedade civil, as representações relativas ao Acolhimento Familiar, a importância da família, as estratégias que podem potencializar o Acolhimento Familiar e, a importância de todos os intervenientes durante o processo. Quanto às perceções dos especialistas, acerca da implementação do Acolhimento Familiar em Portugal, constatou-se que a legislação não é a condicionante principal, a ela estão inerentes um conjunto de fatores, entre os quais: a implementação da medida na prática, a preferência que é dada ao Acolhimento Residencial, a falta de investimento estatal, o desconhecimento que existe relativamente à medida, a localização geográfica das entidades de enquadramento e a falta de reconhecimento que é dada às famílias de acolhimento. / The Promotion and Protection Measure Family Fostering in the Portuguese Promotion and Protection System is the topic of this study. The main objective of this dissertation is to find out the perceptions of experts regarding the implementation of Family Fostering as a promotion and protection measure for children at risk/in danger in Portugal. The methodology used was qualitative. Semi-structured interviews were conducted with nine participants and data were processed using content analysis. The main results of this research are in line with the literature analyzed in the different dimensions, with regard to the Family Foster Care measure. These include the legal framework, the contribution of civil society organizations, the representations concerning Foster Care, the importance of the family, the strategies that can enhance Foster Care, and the importance of all those involved in the process. As for the experts' perceptions regarding the implementation of Family Friendly Care in Portugal, it was found that legislation is not the main conditioning factor, but that a number of factors are inherent to it, including: the implementation of the measure in practice, the preference given to Residential Care, the lack of state investment, the lack of knowledge about the measure, the geographic location of the supporting entities, and the lack of recognition given to foster families.
- ItemO acolhimento institucional no Entre Douro e Vouga: a perceção das crianças e jovens(ISMT, 2015) Duarte, Sandra Mariza Garrido; Tomé, Maria Rosa (Orientador)O presente estudo teve como principal objetivo analisar a perceção das crianças e dos jovens acerca do acolhimento institucional no EDV. Debruçou-se em perceber no âmbito das respostas sociais, Lar de Infância e Juventude e Centro de Acolhimento Temporário, no contexto de cinco Municípios (Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra), qual o grau de satisfação das crianças e jovens institucionalizadas. A metodologia de investigação combinou estratégias quantitativas e qualitativas. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas, a 128 crianças e jovens entre os 8 e os 20 anos, sendo esta 73,1% da população infanto-juvenil institucionalizada na região, que reunia condições para participação no estudo. Os resultados obtidos mostram que a maioria da população inquirida é do sexo feminino, são naturais principalmente de Arouca, Oliveira de Azeméis e Aveiro, e encontram-se num grupo etário dos 14 aos 16 anos de idade. A maioria vive na instituição há mais de um ano e há menos de 3 anos. Apesar de gostarem de viver na instituição, classificam-na numa escala “suficiente” e salientam que o ambiente entre colegas é agradável, mencionando que os técnicos estão preparados para os apoiarem. Todavia, maioritariamente mostram que preferiam ter sido apoiados por técnicos em vez de terem saído do seu meio familiar, mas referem que a medida de acolhimento foi a mais ajustada. Esta investigação permite perceber grosso modo que não existe a devida diferenciação entre a resposta LIJ e CAT. A maioria dos inquiridos sente-se integrado e salienta que as instituições apresentam boas condições físicas. No entanto, registamos uma desadequação entre a natureza dos problemas e as respostas sociais presentes no EDV: existe uma predominância de vagas para o sexo feminino e um perfil diferenciado de crianças e jovens em medida de acolhimento. São jovens dos 14 aos 16 anos que apresentam problemáticas peculiares, nomeadamente comportamentais, facto que mostra efetivamente a necessidade de reformulação das respostas de acolhimento institucional. / This study aimed to analyze the perception of children and youth about institutional care in EDV. The project focused in the social responses, residential childhood and temporary institutional care, in the context of five towns (Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira and Vale de Cambra), which the degree of satisfaction of institutionalized children and young. The research methodology is based on combined quantitative and qualitative strategies. A questionnaire with closed and open questions was applied to 128 children and young people aged between 8 and 20 years, with 73.1% of institutionalized children and adolescents in the region, which was able to participate in the study. The results show that the most of the surveyed population is female, are mainly natural Arouca, Oliveira de Azeméis and Aveiro, and are in the age group of 14 to 16 years old. Most live in the institution for more than a year and less than three years. Although they like to live in the institution care, classified in a "sufficient" level and point out that the atmosphere between colleagues is pleasant, mentioning that the technicians are prepared to support them. However, mostly show that preferred to have been supported by technical rather than having gone out of their family environment, but state that the measure of residential care was the most suitable. This investigation allows us understand that there is proper differentiation between the CAT and LIJ response. The majority of respondents feel integrated and underlines that institutions care have good physical condition. However, we note one mismatch between the nature of the problems and social responses present in EDV: there is a predominance of places for gender feminine and different profiles for children and youth in a measure of residential care. They are youth from 14 to 16 who have specific problems, as well as behavioral, fact that effectively shows the need to reform the answers of the residential care.
- ItemO Acolhimento Residencial e a Promoção do Direito à Família(ISMT, 2018) Sousinha, Maria João Bem; Tomé, Maria Rosa (Orientadora)A presente dissertação de mestrado tem como objetivos a análise da trajetória dos jovens no sistema de proteção, bem como das perspetivas dos jovens e suas famílias sobre a medida de acolhimento residencial e o projeto de vida. Partiu-se da análise da condição sociofamiliar dos jovens e das representações sobre os direitos/deveres na parentalidade e tentou-se compreender a trajetória destes no sistema de proteção e, concretamente, o acolhimento residencial. A nossa questão – Qual a perspetiva dos jovens e suas famílias relativamente à concretização do projeto de vida de (re)integração familiar. Na pesquisa participaram 26 sujeitos, 13 jovens com medida de acolhimento residencial na Casa de Acolhimento - A Casinha do Mar e 13 familiares. A presente investigação orientou-se por uma metodologia de natureza qualitativa. Na recolha da informação foi utilizada a entrevista semidiretiva e o diário de campo. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. A análise da informação permitiu concluir que a maioria dos jovens vivia com a família alargada, sendo os principais cuidadores os avós, as mães e os irmãos. Os adultos que compõem o agregado familiar dos jovens têm maioritariamente idades compreendidas entre os 30 e 49 anos. A maioria possui o ensino secundário. Na situação face ao trabalho, auferem rendimentos provenientes do trabalho, da reforma ou do rendimento social de inserção. Em algumas famílias os rendimentos são baixos, das quais cinco encontram-se em situação de pobreza. Ao longo da vida os jovens foram sujeitos a situações consideradas marcantes, como a separação e o abandono dos pais, o alcoolismo, a toxicodependência, a carência socioeconómica, a violência doméstica, furtos e prisão. Algumas destas situações persistem. A situação de pobreza coexiste com outras problemáticas, como o desemprego, alcoolismo, doença de foro psiquiátrico e prisão. Neste contexto a família encontra-se numa situação de grande fragilidade, não conseguindo assumir cabalmente as suas responsabilidades parentais. Todos reconhecem a importância da família. Não obstante as suas vivências os jovens, de um modo geral, têm uma representação positiva, idealizada da família e, consideram que são importantes para a família. É significativo o número de jovens e familiares afastados do discurso dos direitos. Os restantes jovens reconhecem o direito à identidade pessoal, à liberdade, à proteção, o direito a crescer numa família que os ame, o direito a uma casa e alimentação. Para os familiares os pais têm um conjunto de direitos/deveres que constituem as responsabilidades parentais a exercer no superior interesse dos filhos. A negligência é o principal motivo da sinalização da situação de perigo e sobre a qual recai os principais deveres e obrigações inscritos no acordo de promoção e proteção. Ao longo do acompanhamento das medidas em meio natural de vida foi privilegiada a responsabilidade familiar, no sentido de assumir os seus deveres para com os jovens e a prevalência da família. Contudo a intervenção revelou-se ineficaz. Todos reconhecem que o acolhimento promoveu mudanças significativas na vida dos jovens, ao nível das relações de afetividade com os familiares, na escola, no comportamento, socialização e na aquisição de autonomia. O projeto de vida perspetivado pelos jovens e familiares é a (re)integração familiar, com exceção de um que deseja a autonomia e o maior sonho dos jovens é regressar a casa. / This Master’s degree dissertation aims at analysing the paths for young people within the protection system, as well as the perspectives of both young people and their families concerning residential care and their life project. The starting point was the analysis of the young people’s social and family conditions along with the representations of parental rights/responsibilities, after which there was an attempt at understanding their paths within the protection system, namely the residential care. Our question — What is the young people and their families’ perspective on the successful family (re)integration life project. The participation in the research survey comprised 26 subjects, 13 young people in residential care at Casa de Acolhimento - A Casinha do Mar, and 13 family members. This research was based on a qualitative method. The semi-structured interview and the field notes have been used in the data collection process. The content analysis technique has been used in the data analysis process. The analysis of the information allowed to conclude that the majority of the young people used to live with their extended family, and that their grandparents, mothers and siblings were the primary caregivers. The adults comprising their household are aged between 30 and 49 years old. The majority has graduated from secondary school. Concerning their employment situation, they either earn a job-related income, a retirement income or a social integration income. There are some low-income families, five of which are in poverty-stricken situations. Throughout their lives these young people have been subjected to situations that have left an indelible impression on them, such as parental separation and abandonment, alcohol addiction, drug addiction, social and economic deprivation, domestic violence, thefts and imprisonment. Some of these situations still persist. The situation of poverty coexists with other problematic issues, such as unemployment, alcohol addiction, psychiatric disorders and imprisonment. The family therefore is in an extremely fragile situation and as a consequence is unable to fully perform parental responsibilities. Everyone acknowledges the importance of family. In a broader sense, and regardless of their life experiences, the young people possess a positive, idealized representation of family and consider that they are important to their families. The number of young people and family members that seems unaware of their rights is significant. The remainder of the young people recognizes their right to personal identity, to freedom, to protection, to the right to grow up in a loving family, the right to a house and to food. In what family members are concerned, parents have a set of rights/responsibilities which constitute the parental responsibilities to be performed in the best interest of their children. Neglect is the main reason for raising a red flag and upon which fall the main duties and obligations mentioned in the promotion and protection agreement. During the monitoring process of the methods in a natural environment, family responsibility was of extreme importance, so as to take on their responsibilities towards young people, as well as the prevalence of family. However the intervention proved itself ineffective. Everyone acknowledges that residential care has promoted meaningful changes in the young people’s lives, concerning affective relationships with family members, at school, in their behavior, socialization and acquisition of autonomy skills. The life project envisioned by the young people and family members is that of family (re)integration, except for one, who wishes autonomy, and the greatest dream of the young people is to return home.
- ItemAdoção por Casais do Mesmo Sexo: uma trajetória de luta e concretização do direito à família(ISMT, 2016) Amorim, Vanessa Sofia Vieira; Toscano, Maria Fátima (Orientadora)A presente dissertação carateriza as estratégias identitárias que os casais do mesmo sexo perspetivam para que a adoção seja aceite como um processo e vivência centrais na sua realização e felicidade familiar e social. Os casos em análise (por efeito bola de neve) são constituídos por 4 mulheres lésbicas e 2 homens gays, com idades compreendidas entre os 26 e os 47 anos, de várias regiões do país (Porto, Coimbra, Lisboa e Santarém). Os resultados revelam uma insatisfação perante o olhar discriminatório da sociedade, no geral, e de alguns elementos da comunidade LGBT, sobre a homossexualidade, contestando uma série de mitos a si associados. Porém, a maior insatisfação reside no facto de a discriminação se estender às crianças por estes adotadas, também com base em crenças tradicionais quanto ao seu desenvolvimento. E, ainda, quanto aos grandes contributos para a mudança apontam: os media e a religião, pela sua influência sobre a sociedade; a política, através da implementação de medidas a nível educativo e formativo; e, acima de tudo, o ativismo, que potencia uma maior visibilidade dos casais do mesmo sexo e, consequentemente, inibe a homofobia. / This work features the identity strategies that same-sex couples envisage for the adoption to be accepted as a central process and experience on their achievement and social and family happiness. The study cases (by snowball effect) are constituted by four lesbian and two gay men, aged between 26 and 47, from various regions of the country (Porto, Coimbra, Lisboa and Santarém). The results reveal dissatisfaction with the discriminatory look of society in general, and some elements of the LGBT community on homosexuality, challenging a number of myths associated to itself. But the main dissatisfaction is because that discrimination extends to children adopted by them, also based on traditional beliefs about their development. And yet, as the major contributors for the change, they point: the media and religion, for its influence on society; politics, by implementing measures to educational and training level; and, above all, activism, which promotes greater visibility of same-sex couples and thus inhibits homophobia.
- ItemA Agência do Assistente Social e a Reprodução da Pobreza e da Exclusão Social(ISMT, 2007) Esteves, Paula Cristina Pais; Nunes, Maria Helena Vieira (Orientadora)O presente trabalho teve como objectivo principal, analisar a agência do assistente social nos contextos da pobreza e exclusão social, tendo em conta que a mesma se desenvolve inserida numa estrutura social reguladora. Assim, pretendia-se compreender de que forma o assistente social, enquanto agente competente e capacitado de uma acção reflexiva, produz transformações e mudanças sociais nas relações que estabelece com outros agentes (utilizadores dos serviços de assistência social) considerando perspectivas de acção normalizante e/ou emancipatórias das situações de pobreza e exclusão social. Para isso, é feita uma exposição dos conceitos de cidadania e politica social uma vez que estas podem ser um meio para que os cidadãos possam ver reconhecidos os seus direitos de cidadania. Além disso, estabelece-se uma relação com estes conceitos e a pobreza e exclusão social, pois os indivíduos em situação de pobreza e exclusão social, estão desapossados de direitos, pelo que é urgente a criação de políticas e programas sociais eficazes para combater estes fenómenos sociais. O assistente social, enquanto técnico privilegiado na intervenção social, deve ser além de executor, participante na avaliação e elaboração dessas políticas. O trabalho apresenta ainda um estudo empírico utilizando como instrumento a medida do RSI, enquanto política actualmente definida pelo Estado como prioritária na intervenção realizada pelos assistentes sociais na pobreza e exclusão social.
- ItemO Agrupamento de Escolas de Marrazes e a Intervenção do Programa Território Educativo de Intervenção Prioritária: o trabalho do assistente social(ISMT, 2015) Pedro, Maria João Mourão Rosa; Martins, Alcina (Orientadora)Este trabalho estuda a intervenção do serviço social na educação, com o objetivo de analisar a relação deste serviço com o programa Territórios de Educação de Intervenção Prioritária (TEIP). Foi levado a cabo no território que diz respeito ao Agrupamento de Escolas de Marrazes, situado no distrito de Leiria. A população Incide sobre toda a população escolar e toda a sua multiculturalidade, a qual caracteriza este território. Para realizar esta análise, recorreu-se a leituras exploratórias, nomeadamente a documentos realizados no âmbito do desenvolvimento do programa TEIP, dissertações de mestrado, que ora estudam as problemáticas principais, aqui também trabalhadas, que são: abandono, absentismo e insucesso escolar, ora abordam a avaliação do programa já referido. Foram ainda realizadas leituras na área da prática do serviço social, bem como se recorreu a bibliografia relacionada com as problemáticas em estudo, na área da sociologia, cujo contributo foi fundamental para o desenvolvimento deste trabalho. Igualmente importantes foram os dados recolhidos no Agrupamento de Escolas de Marrazes. Foram apontados os constrangimentos ao exercício do serviço social, nomeadamente o conflito entre a prática do assistente social e as ações do programa, a precariedade do profissional em meio escolar, a fragmentação do mesmo entre vários serviços/funções, bem como as potencialidades do assistente social em meio escolar, que indicam que o trabalhador pode ir mais além do que as ações planificadas pelo programa, com resultados a longo prazo muito mais satisfatórios. Por fim, conclui-se que os problemas que as escolas TEIP apresentam não são sazonais, pois requerem uma intervenção contínua e estruturada que não se coaduna com o que é hoje a realidade: técnicos superiores contratados todos os anos, com vínculo laboral precário, que são recrutados depois de iniciado o ano letivo, exercendo a sua atividade por solicitação. / This work is focused in the intervention of social work in education, in order to analyse the relation between the programme “Territórios de Educação de Intervenção Prioritária - TEIP” (Education Areas of Priority Interference) and social work. This project was centred in the area of Agrupamento de Escolas de Marrazes, in the district of Leiria. It is focused on the the whole school population as well as its multiculturalism, which is an important issue of this school. To do this analysis we have read several documents, namely some related to the development of the TEIP programme, and masters courses’ dissertations, which study the main problems focused on this work, that are dropout, absenteeism and academic failure as well as the evaluation of this programme. We also read documents about social work and sociology, which contribution was essential towards the completion of this work. Equal in importance were the data collected in Agrupamento de Escolas de Marrazes. Some difficulties in the exercise of social work have been pointed out, namely the conflict between the social worker practice and the actions of the programme, the insecurity of this worker in school environment, his fragmentation among different services/jobs as well as the social worker potential inside the school, which has not been used efficiently enough in order to lead to much more satisfactory long term results than the actions of this programme. In conclusion, the problems that TEIP schools present are not seasonal; they require a structured and continuous intervention, differently of what is happening: yearly designated higher education staff, with poor labour rights, who are employed after the beginning of the school year, and working on request.
- ItemA Alienação Parental na Perspetiva dos Progenitores Alienados(ISMT, 2014) Meireles, Margarida LeitãoA alienação parental é um fenómeno que atinge cada vez mais pais e crianças em todo o mundo. O fenómeno foi descrito em 1985, pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner, como o fenómeno pelo qual a criança é programada pelo progenitor alienador, com o intuito de romper os laços de afetividade com o progenitor alienado. Esta investigação tem como finalidade analisar o fenómeno da alienação parental na perspetiva dos progenitores alienados. Desta forma, esta investigação pretende alargar os estudos já efetuados e ainda reforça-los na medida em que pretendemos analisar a posição do progenitor alienado. O nosso objetivo geral é a análise do fenómeno da alienação parental através das perceções tidas pelos progenitores alienados. Foram aplicados treze inquéritos por questionário e ainda uma entrevista semiestruturada a quatro participantes. A partir dos resultados, foi-nos possível concluir que não é necessário haver conflito conjugal para ocorrer um conflito parental e que as principais estratégias descritas pelos participantes são a programação e manipulação da criança contra o outro progenitor, a desqualificação do outro progenitor, a chantagem emocional às crianças, a privação de contacto entre o progenitor alienado e a criança e a privação de informações de particular interesse sobre a vida das crianças. Os participantes destacam ainda os impactos que o conflito parental teve sob vários campos das suas vidas, desde o emocional, ao familiar, ao laboral e ao financeiro. Referem os diferentes tipos de apoios e intervenções procuradas na solução do problema e destacam o papel dos Grupos de Mútua Ajuda da Associação Para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos. Com a presente investigação pretendemos não só dar um contributo para o estudo do fenómeno da alienação parental, mas também um contributo para a intervenção do Serviço Social. / Parental Alienation is a phenomenon that reaches more parents and children all over the world. That phenomenon was discovered by Richard Gardner, in 198, as the phenomenon whereby the child suffers a brainwashing by de alienating parent, in order to break the bonds of affection with the alienated parent. This research aims to analyze the phenomenon of parental alienation in the perspective of the alienated parents. This research aims to extend studies have made and reinforces what we intend to analyze the position of the alienated parent. Our general purpose is the analysis of the phenomenon of parental alienation through the perceptions conceived by alienated parents. Thirteen questionnaire surveys and four semi-structured interview were applied . From the results, it was concluded that there it is not necessary to have a marital conflict to exist a parental conflict. Other strategies are described by the participants: programming and manipulation of children against another parent , make a disqualification to the other parent , privation of contact between the alienated parent and child and privation of special information about the life of children . Participants also refer about the impacts that parental conflict had in various fields of their lives. The participants relate the different types of interventions to solve their problem and reported the role of Mutual Help Groups of the Association for Parental Equality and Rights of Children. In this research we aim to not only make a contribution to the study of the phenomenon of parental alienation, but also a contribution to the Social Work intervention.
- ItemAnálise da Produção Científica sobre o Stress no Trabalho na Área da Saúde(ISMT, 2021) Martins, Zélia de Fátima; Matos, Fátima Ney (Orientadora)Introdução: O estresse no local de trabalho pode influenciar o bem-estar físico e emocional dos profissionais de saúde ao limitar sua eficiência e ter um impacto negativo em sua qualidade de vida geral. Objetivo: A pesquisa descreveu as produções acadêmicas que trataram do stress no ambiente de trabalho na saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo Revisão Integrativa de Literatura (RIL). Resultados: Dos 13 artigos incluídos na pesquisa, notou-se que alguns fatores significativos para reduzir o estresse no local de trabalho foram encontrados como a necessidade de encorajar e recompensar moralmente os funcionários e também de fornecer-lhes oportunidades de educação adicional ou contínua. Conclusão: O estresse no local de trabalho ocorre em todos os profissionais, mas, em particular, os profissionais de saúde são altamente propensos ao estresse no local de trabalho. Os profissionais de saúde constituem um grupo importante que pode ser afetado pelo estresse no local de trabalho devido ao seu ambiente de trabalho único.
- ItemO Assistente Social no Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco(ISMT, 2014) Braz, Maria da Graça Ribeiro; Tomé, Maria Rosa (Orientadora)A presente dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a implementação e funcionamento dos Núcleo de Apoio de Crianças e Jovens em Risco (NACJR) da Região Centro com um questionário dirigido às Assistentes Sociais que integram os mesmos. Dos 68 NACJR existentes na Região Centro, apenas 39 têm Assistentes Sociais nas suas equipas. Dirigimos questionários aos Assistentes Sociais, sendo que obtivemos colaboração de apenas 12. A análise da informação permitiu concluir que nestes apesar de terem uma constituição recente (1 - 3 anos), desenvolvem esforços para divulgar junto dos profissionais de saúde e comunidade a sua implementação, funcionamento e respostas a promover face aos processos de crianças e jovens em risco tentando garantir o bem-estar e o desenvolvimento integral das mesmas. / This dissertation aims to analyze the implementation and operation of the Center for Support of Children and Young People at Risk (NACJR) in the Central Region of Portugal, with a questionnaire addressed to the Social Workers that integrate them. Of the 68 existing NACJR in the Central Region, only 39 have Social Workers in their teams. We addressed questionnaires to these Social Workers, and we received feedback from only 12 of them. The information analysis allowed us to determine that, despite having a recent constitution of 1 to 3 years, they have made efforts with health professionals and the community to disseminate the implementation, operation and responses to promote regarding the processes of children and young people at risk attempting to ensure their well-being and integral development.
- ItemAvaliação Multidimensional dos Seniores numa Perspectiva de Género: um estudo exploratório no concelho da Lousã(ISMT, 2014) Antunes, Sara Alexandra Cortês dos Santos; Daniel, Fernanda (Orientadora)Introdução: O envelhecimento demográfico constitui-se como um fenómeno universal e recente à escala da humanidade. A existência de desigualdades nos cenários ambientais é reportada como responsável pela variabilidade na forma como as populações estão envelhecendo. Concomitantemente reconhece-se que existem diferenças no modo como os homens e as mulheres experienciam o seu processo de envelhecimento. Objetivos: Com o propósito de oferecer subsídios para o planeamento local de ações sociais, o presente estudo teve por objetivo além de traçar o perfil da população sénior do concelho da Lousã, analisá-lo numa perspetiva de género. Métodos: Foram inquiridas 300 pessoas idosas com uma média de 72 anos (DP: ± 8,511). Recorremos, para a avaliação desta população a um questionário que inclui nove áreas: formação, recursos sociais, situação económica e profissional, situação habitacional, saúde, atividades da vida diária, equipamentos sociais, participação comunitária e solidão/isolamento/segurança. Acrescentámos a estas áreas as escalas de avaliação da Solidão da UCLA, o GAI, o EQ-5D, as redes sociais de Lubben e a SWLS. Resultados: Os dados recolhidos permitem concluir que se verificam diferenças estatisticamente significativas em diferentes variáveis, quando as analisamos numa perspetiva generalizada. Conclusão: Perante estes resultados sugerimos propostas de intervenção para uma cidadania ativa, em rede, junto da população idosa. / Introduction: The demographic ageing process represents an universal and recent phenomenon on the scale of humanity. The existence of variety in environmental sceneries is considered to be responsible for the variety in how populations are ageing. At the same time it is recognized that there are differences in how men and women experience their ageing process. Objectives: With the purpose of providing grants to local planning of social actions, the present study aimed at a profile of the senior population in Lousã, and analyse it in a gender perspective. Methods: 300 elderly were inquired with an average of 72 years (DP: ± 8,511). We used, to evaluate this population, a questionnaire that includes nine areas: training, social resources, economic and professional status, housing conditions, health, daily routine activities, social facilities, community participation. We added to these areas scales assessment of Loneliness from UCLA, the GAI, the EQ-5D, the social networks of Lubben and the SWLS. Results: The information that was collected allow us to recognize that there are significant differences, in a statistic perspective, in different variables when we analyze them with a more global perspective. Conclusion: Given these results, we suggest network intervention proposals for an active citizenship, next to the elderly population.
- Item“A Brincar também se Aprende”: análise e avaliação de um projeto de intervenção social(ISMT, 2019) Gomes, Rosa Maria Costa da Silva; Guadalupe, Sónia (Orientadora)Contexto e objetivos: Considerando o papel do Assistente Social de intervir junto da família na adaptação à situação de doença, centrado na Pessoa, e a preocupação crescente em garantir a humanização dos cuidados de saúde baseada numa visão holística, é objeto de estudo do presente trabalho o projeto de intervenção social e de saúde “A Brincar também se Aprende” que se materializa num campo de férias para crianças/jovens portadores do vírus VIH e suas famílias, desde 2002. Assim, os objetivos da investigação prendem-se com a análise e reflexão acerca da estrutura, desenvolvimento e resultados do projeto. Método: O estudo baseou-se na metodologia de avaliação de programas e projetos sociais, através da análise documental e de conteúdo categorial. Na investigação foram utilizadas como fontes documentais dados incluídos em relatórios anuais, dados publicados e apresentados em congressos. Foi efetuada uma análise categorial de conteúdo de testemunhos escritos registados pelos participantes (crianças, jovens e familiares/cuidadores ou acompanhantes informais) em 6 das 17 edições do projeto. Os resultados são apresentados através de estatística descritiva. Resultados: Nas 17 edições analisadas, o projeto contou com um total de 687 participantes: 459 crianças e jovens infetados e afetados pela doença entre 1 a 18 anos de idade e 228 cuidadores informais acompanhantes. Envolveu uma esquipa técnica multidisciplinar e grupos de voluntários. Da análise dos testemunhos emergiram cinco categorias: 1) Avaliação da iniciativa, dinâmica e programação; 2) Partilha e fator facilitador de relações interpessoais e de integração; 3) Promoção de cuidados e do bem-estar; 4) Suporte social (informal e formal); 5) Reforço e Valorização; tendo sido as três primeiras as mais vezes referidas na avaliação dos participantes, sendo a partilha e o reforço e valorização categorias mais valorizados nos testemunhos dos cuidadores do que das crianças e jovens (p < 0,05). Conclusões: A avaliação indica que o projeto encontra sustentação empírica para ser apresentado enquanto programa de intervenção, permitindo que seja adotado noutros contextos de intervenção social com crianças e jovens com doença crónica e suas famílias, dado o potencial deste projeto extra-hospitalar na promoção do bem-estar, aliando dimensões pedagógicas, lúdicas, de promoção de saúde e do bem-estar e anti-estigmatizantes. / Context and purpose: Social Worker plays an active role in helping families to adapt to disease, centred on the person. In light of this, and with the backdrop of a growing concern to ensure an holistic humanization of health care, we aim to study the social intervention project “A Brincar também se Aprende” [Learning through Playing] which has been set in a summer camp for HIV-infected children and their families since 2000. The current study presents an analysis and a reflexion on the structure, development, and results of the project based on the testimonies of participants. Methodology: The study was based on the methodology of assessment of social programs and projects through documentary and categorical content analysis, and used as documentary sources data included in annual reports and data published and presented in conferences. A categorical content analysis of the participants’ written testimonies (children, youngsters and relatives / caregivers or informal caregivers) was carried out in 6 of the 17 editions of the project. Results are presented using descriptive statistics. Results: A total of 687 participants took part in the 17 editions analysed, of which 459 were children and youngsters aged between 1 and 18 affected by the disease and 228 were informal caregivers. The projected also counted on a multidisciplinary technical team and groups of volunteers. From the analysis of the testimonies five main categories were defined: 1) Evaluation of the initiative, dynamics and planning; 2) Promotion of integration and interpersonal relationships; 3) Promotion of care and well-being; 4) Social support (informal and formal); 5) Strengthening and Valorization. The first three categories were the most frequently mentioned in the participants' evaluations, while promotion of integration and interpersonal relationships was more valued in the caregivers' testimonies than in the testimonies of children and youth (p < 0.05). Findings: The outcomes of the study gives empirical support to the classification of the project as intervention-based and motivates it’s application in other social intervention contexts for children and youth affected with chronic illness and their families. In fact, the project has large extra-hospital potential in promoting well-being, which is achieved by combining pedagogical, playful, health, well-being and anti-stigmatizing dimensions.
- ItemCasos Exemplares de Cura do Cancro da Mama: componentes sociais dos processos de Requalificação Sócio-Identitária (PRSI) de mulheres de Espinho(ISMT, 2014) Pinto, Daniela Cristina Ferreira; Toscano, Maria Fátima (Orientadora)Para conhecer (capta e interpretar) as componentes sociais do Processos de Requalificação Sócio-Identitária (PRSI) de mulheres que vivenciaram a mastectomia total e a recuperação e cura do Cancro da Mama, após 5 anos sem reincidência, aprofundou-se a análise de 4 Trajetórias Identitárias de pacientes selecionadas como Casos exemplares de sucesso em Espinho. A problematização do Cancro da Mama focou os conteúdos médico-cirúrgicos - radioterapia; cirurgia ou sistémicos; as terapias hormonal, a biológica e a quimioterapia - através dos autores Hoffman, Ogden; centrou-se em alguns contributos da análise psicológica – auto-estima, imagem corporal e desequilíbrio emocional, tendo por base os autores Pinto Narváez, Rubiños, Cortés-Funes, Gómez & García — mas, sobretudo, as abordagens sociais: isolamento social que tem como consequência um sistema social novo (Melo, 2009). Partindo das narrativas exemplares, aprofundou-se a metodologia compreensiva- qualitativa através do Método de Escrita como Praxis Analítica, segundo Paillé e Mucchielli (2003). Assim, a análise dos relatos permitiu perceber que os efeitos da doença e do processo de cura são comuns a todas as narradoras, as quais sofrem alterações no TS-I construção social do corpo, acabando também por assumir, todas, uma reação identitária de luta. Contudo, conclui-se haver diversidade, i) por um lado, nos Territórios Sócio-Identitários afetados e implicados nos PRSI - Laboral, Estilo de Vida, Familiar e Situação de Doença; ii) por outro lado, nas diferentes Lógicas de Ação e Reações mobilizadas e sentidas pelas 4 narradoras – desde adaptação passiva ou integração, antes da luta; como as respetivas Estratégias, Táticas e Finalidades identitárias dessas vivências de cura do Cancro da Mama, a saber respetivamente: sacrifício consentido, resposta de contorno, conformismo. É notória a consciência e a reflexividade das mulheres no que diz respeito aos PRSI - todo o processo de doença, tratamentos e cura - tanto na vertente pessoal como na social. Assim, pode dizer-se que é positiva a avaliação final que as mesmas fazem, não porque não seja uma vivência dolorosa mas, pelo contrário, por re-perspetivarem esse sofrimento e experiências na sua revalorização como mulheres e como cidadãs. / To know (collect and interpreter) the social components of the Processos de Requalificação Sócio-Identitária (PRSI) of women that experienced full mastectomy and achieved full recovery from Breast Cancer, after 5 years without relapses, deepened from the analysis of 4 Identitary Trajectories of selected patients as successful case studies in Espinho. The problematization of Breast Cancer, focused the Medical-Surgical contents - radiotherapy; surgery – or systemic; the hormone, biological and chemo therapies - through the authors Hoffman, Ogden; has focused in some contributions from the psychological analysis - selfesteem, body image and emotional unbalance - having as basis the authors Pinto Narváez, Rubiños, Cortés-Funes & Garcia, but specially the social approaches - social isolation that has as consequence a new social system – Melo, 2009. Having started from these example narratives, we’ve depthen the comprehensivequalitative methodology through the Writing Method as Analytic Praxis, according to Paillé and Mucchielli (2003). So, the analysis of these reports allowed the comprehension that the effects of the illness and healing processes are common to all the narrators, who suffer alterations in TS-I social construction of the body, eventually they all assumed an identity struggle reaction. However it is concluded that there is a diversity, i) on one end, the social identitary territories affected and implied in the PRSI – work, lifestyle, family and illness situation; ii) on the other end, the different Action and reaction logics mobilized and felt by the 4 narrators – from passive adaptation r integration; before the struggle; as the respective identitary Strategies, Tactics, Purposes, of those experiences of Breast Cancer cure, to know respectively: Consented sacrifice, contour response, conformity. It is notorious the conscience and reflexivity of these women when it comes to PRSI – all the illness process, treatment and cure – both on the personal and social side. So, one can say that final evaluation that they do is positive, not because it isn’t a painful experience, but on the contrary, they changed their perspective of those experiences and suffering in their revaluation both as women and citizens.
- ItemCentros Sociais e Intervenção Comunitária(ISMT, 2011) Pereira, Lina Graciela Jardim; Mouro, Helena (Orientadora)No actual contexto da sociedade da incerteza, agravado pelas consequências da crise económica e financeira global, assiste-se a um retomar de práticas de âmbito comunitário que comportam um conjunto de desafios à intervenção social e, consequentemente, ao Serviço Social como profissão nuclear da intervenção social. A presente dissertação visa por um lado, compreender, a partir de um estudo de caso centrado nos Centros Sociais Municipais de Santana, as transformações que se têm operado no âmbito da Intervenção Comunitária e por outro, desenvolver uma reflexão não só sobre as relações existentes entre a Intervenção Comunitária e os Centros Sociais, como “novos-velhos” paradigmas institucionais, mas também entre a Intervenção Comunitária e o Serviço Social de Comunidades. Partindo de um enfoque qualitativo, dentro da metodologia da grounded theory, privilegiou-se como técnicas a observação das relações sociais nos Centros Sociais Municipais e as entrevistas compreensivas em profundidade, tanto às técnicas superiores dos Centros Sociais, como à coordenadora. Adoptando uma postura reflexiva, interrogativa e problematizadora constante, percebeu-se que, efectivamente, a Intervenção Comunitária desenvolvida em Santana é, mais concretamente, uma actuação pluralista de âmbito comunitário, a qual resulta do processo de destradicionalização do Serviço Social de Comunidades, aproximando-se da Intervenção em Comunidades. Os Centros Sociais são locus privilegiados da intervenção de âmbito comunitário, na medida em que se têm recontextualizado, respondendo às (pseudo) transformações culturais, institucionais e políticas, legitimando assim uma prática profissional de funções mediadoras, dentro de um eixo normalizador.
- ItemCoimbra: cidade amiga das pessoas idosas?!(ISMT, 2015) Santos, Susana Margarida Gomes; Daniel, Fernanda (Orientadora)Introdução: Em Portugal, bem como nos restantes países mundiais, tem sido registado, em virtude de múltiplas transformações societárias, um aumento crescente do envelhecimento demográfico. Este novo cenário demográfico originou uma reflexão, por parte de organizações supranacionais, sobre as cidades na sua relação com os munícipes mais velhos. Desta reflexão surge o projeto Cidade Amiga das Pessoas Idosas que apresenta referenciais de avaliação das cidades para que estas possam adaptar as suas estruturas e serviços aos seus munícipes mais velhos. Beneficiando desta forma do potencial que as pessoas mais velhas representam para a humanidade. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo central verificar se a cidade de Coimbra é uma cidade amiga das pessoas idosas. Metodologia: A pesquisa remete para um estudo qualitativo exploratório a partir dos procedimentos metodológicos que constam do Protocolo de Vancouver. O focus group decorreu em duas sessões. Participantes: Foram auscultados 16 pessoas, 15 (93,8%) do sexo feminino. A idade média situa-se nos 79,88 anos (dp= ± 10,658), são maioritariamente viúvos (7= 43,8 %) e 7 (43,8%) e têm como habilitações a 4ª classe. Autoclassificam-se maioritariamente na classe média baixa (7 =43,8). Resultados: Das oito categorias analisadas três categorias “espaços exteriores e edifícios”, “transportes” e “respeito e inclusão social” são avaliadas com aspetos positivos e negativos. O “suporte comunitário e serviços de saúde” é avaliado como positivo enquanto a “habitação”, “participação social” e “comunicação e informação” são avaliados como negativos. As sugestões efetuadas referem-se a um único tópico “espaços exteriores e edifícios”. Conclusões: Se partilharmos a tese que uma cidade amiga das pessoas idosas estimula o envelhecimento ativo porque otimiza as oportunidades de participação no ambiente urbano melhorando, desta forma, a qualidade de vida das pessoas envelhecem. Os resultados que obtivemos, a partir da auscultação de um grupo de idosos, permitem-nos afirmar que Coimbra precisa de se adaptar aos seus munícipes mais velhos. Só assim Coimbra se poderá tornar uma cidade amiga das pessoas idosas. Importa igualmente registar que os resultados encontrados devem ser mediados pelo perfil sociodemográfico dos idosos entrevistados. / Introduction: In Portugal, as well as in other countries worldwide, has been registered by virtue of multiple associated transformations, an increasing growing of population. This new demographic scenario triggered, led to a reflection on the part of supranational organizations, about the cities in their relationship with the older residents. This reflection comes with the project Friendly City of Older Persons that presents benchmarks for the evaluation of cities so that they can adapt their structures and services to its older citizens. Enjoying this way the potential that older people represent for humanity. Objectives: This study aims to check if the city of Coimbra is an elderly friendly city. Methodology: The research refers to an exploratory qualitative study from the methodological procedures of the Vancouver Protocol. The focus group was held in two sessions. Participants: 16 people were sounded out, 15(93.8%) were female. The average ages tends at79.88 years (dp = ±10,658), are mostly widowers (7=43.8%) and 7 (43.8%) have the qualifications to4th grade. They are classified mostly in the lower middle class(7=43.8). Results: Of the eight analyzed categories three categories" outdoor spaces and buildings", "transport" and "respect and social inclusion" are evaluated on positive and negative aspects. The "community support and health services" is evaluated as positive as the"housing", "social participation "and "communication and information" are evaluated as negative. The suggestions are related to a single topic "buildings and outdoor areas." Conclusions: If we share the view that an elderly friendly citizen courages active aging because it optimizes the opportunities for participation in the urban environment improving, in this manner, the quality of life of the elderly. The results we obtained from the consultation of a group of elderly allow us to say that Coimbra needs to adapt to its older citizens. Only then Coimbra can become a friendly city of the elderly. It should also be noted that the results should be mediated by socio-demographic profile of elderly respondents.
- ItemO Combate ao Analfabetismo em Angola desde o Acordo de Paz (2002): alfabetização e os seus constrangimentos no meio rural(ISMT, 2014) Freitas, Dércia Eloísa Gonçalves de; Martins, Alcina (Orientadora)Esta investigação debruça-se sobre a análise do Combate ao Analfabetismo em Angola e o processo de alfabetização levado a cabo pelo Estado e os Parceiros Sociais no meio rural, desde o Acordo de paz em 2002, e especificamente, sobre dos Programas, Estratégias e Planos de Alfabetização do Estado, no contexto do Sistema de Educação, preconizados nesse período. Em Angola a maior parte das ações de alfabetização são asseguradas pelos parceiros sociais do Estado, pelo que procedemos à identificação das Organizações, Associações Nacionais e Organizações Internacionais em processos de Alfabetização e aos Métodos de Alfabetização associados ao Plano Estratégico para a Revitalização da Alfabetização (2012). Os constrangimentos ao processo de alfabetização no meio rural foram analisados em três vertentes: do acesso à educação e alfabetização de jovens e adultos; dos professores e alfabetizadores, sua formação, recrutamento e fixação, e o da utilização da Língua Oficial e das Línguas Nacionais. A investigação teve por base uma metodologia do tipo qualitativo assente na recolha e análise bibliográfica e documental, constituindo um estudo interpretativo fruto de uma Revisão Bibliográfica Narrativa. A gratuitidade, a equidade e a qualidade do ensino em Angola, enquanto objetivos primordiais dos principais documentos reitores do Sistema de Educação, não estão a ser asseguradas ou cumpridas com a amplitude e a eficácia pretendidas. Não obstante as estratégias, os programas e os planos de alfabetização concebidos após 2002, a sua implementação não tem conseguido materializar-se enquanto instrumento facilitador de uma “segunda oportunidade” educativa para jovens e adultos analfabetos. Perpetuam-se problemas no acesso ao ensino no meio rural, particularmente no que respeita à gratuidade, aos fracos apoios e incentivos financeiros do Estado e à insuficiente aplicação de políticas de ação social escolar. Persistem também a escassez de professores e alfabetizadores, as suas dificuldades de caracter formativo e profissional, a limitação de recursos de que dispõem e de incentivos que os levem a fixar-se. A utilização das línguas maternas não se efetiva no processo ensino-aprendizagem, onde a sua pertinência é maior devido à identidade bantu das populações. Estes constrangimentos repercutem-se no insucesso escolar dos alunos e no aumento das taxas de abandono/desistência e comprometem o direito à educação. Apesar do esforço nacional, a afetação de recursos do orçamento destinado ao sector da educação, ao combate ao analfabetismo e à alfabetização de jovens e adultos é ainda inferior a metade do recomendado internacionalmente nesta área. / This study focuses on the analysis of the struggle against Illiteracy in Angola and on the literacy process undertaken by the State and the Social Partners in the rural areas, since the Peace Agreement in 2002, and specifically on the Programs, Strategies and Plans of Literacy of the State in the context of the Education System proclaimed on that period. In Angola most literacy actions are ensured by the social partners of the State, therefore we proceed to identify the Organizations, National Associations and International Organizations in processes of Literacy and the Methods of Literacy associated to the Strategic Plan for the Revitalization of Literacy(2012). The constraints on the process of literacy in rural areas were analyzed in three strands: the access to education and literacy for young people and adults; the teachers and literacy teachers, their school formation, recruitment and fixation, and the use of the Official Language and the National Languages. The study used a qualitative methodology based on bibliographic and documentary collection and analysis, constituting an interpretative study, which is the result of a bibliographic narrative review. Free, equal and quality education in Angola as primary objectives of the main guiding documents of the Education System, are not being provided or accomplished with the scope and effectiveness required. Despite the Strategies, the Programs and the Literacy Plans designed after 2002, its implementation has not been able to be materialized as a facilitator of a "second chance" education for young people and adult illiterates. Problems remain in the access to education in rural areas, particularly, as far as free education, weak support and financial incentives from the State and inadequate implementation of the policies of school social work are concerned. The shortage of teachers and literacy teachers, the difficulties related to their training and their profession, the limited resources available and incentives that lead them to settle down also persist. The use of the mother tongues is not effective in the teaching-learning process, where its pertinence is greater due to the bantu identity of the populations. These constraints have repercussions on the students' school failure and on the abandonment rates increase and compromise the right to education. Despite the national effort, the allocation of budget resources intended for the education sector, to fight illiteracy and to improve young people and adults’ literacy, is still less than half of the recommended internationally in this area.
- ItemComo a Fada Desvalorizada Lida com o Lar(ISMT, 2012) Teixeira, Diva; Toscano, Maria Fátima (Orientadora)Para compreender a auto-avaliação e avaliação social atribuída ao trabalho da mulher Doméstica, partiu-se da análise e interpretação de 8 Trajetórias Identitárias de Mulheres Domésticas Alentejanas que ao longo da sua vida tenham sido Domésticas a tempo inteiro, ou que de algum modo tenham conciliado ou conciliem a Dupla Tarefa. A Problematização do Trabalho realizado pela Mulher Doméstica considerou teorias de autores como Parsons e Daniel Bertaux, tendo sido a conceptualização do Trabalho Doméstico elaborada tendo por base Virgínia Ferreira;, Gules Lipovetsky e Ana Nunes de Almeida. A partir das narrativas exemplares e seguindo uma metodologia compreensiva qualitativa, através do Método de Escrita como Praxis Analítica, identificaram-se: algumas Lógicas de Acção; vários Territórios Sócio-Identitários; as Reacções sentidas pelas 8 narradoras nas suas Trajetórias e, ainda, as Estratégias adoptadas pelas Mulheres Domésticas Alentejanas na relação com o trabalho doméstico e com a dupla tarefa. Ao concluir a interpretação dos casos percebe-se que, para além da Condição de Doméstica comum entre todas as narradoras, existe ainda a predominância de alteração dos Territórios Sócio-Identitários Laboral, Escolar e Familiar. É clara a consciência destas mulheres quanto à desvalorização do Trabalho Doméstico pela Família e pela Sociedade. Neste sentido, é também negativa a auto-avaliação, das tarefas de diariamente realizam. Daí que seja unânime a vontade de libertação através da Dupla Tarefa, ou seja, a colocação profissional é vista como uma garantia de reconhecimento do seu trabalho e, também, um modo de autonomia económica e identitária.
- ItemA Conciliação entre a Vida Familiar e Laboral: a questão das famílias e das crianças até aos três anos(ISMT, 2013) Amorim, Elsa Marisa Soares Pereira deO presente estudo aborda as questões inerentes à conciliação da vida familiar e laboral, particularmente para famílias com crianças com menos de três anos. Colocamos em discussão a falta de enquadramento desta faixa etária no sistema de ensino português, quando há muito que especialistas o consideram essencial. Conjugamos este aspeto com as mudanças sociais e económicas que têm afetado a sociedade portuguesa, designadamente, na composição das famílias, na presença da mulher no mercado de trabalho (e sua vinculação ao cuidado dos filhos), nas exigências no mercado de trabalho. Assim, procuramos compreender se as creches são importantes para o equilíbrio entre vida familiar e laboral , na opinião de instituições e pais, através da realização de entrevistas semiestruturadas. Dado o contexto atual, procuramos pistas acerca da efetiva preocupação com o bem estar da população e das futuras gerações. Trata-se de um trabalho que aborda o desfasamento entre a regulamentação existente e as práticas sociais, colocando os direitos consagrados constitucionalmente, e em legislação específica, deveras enfraquecidos. Os caminhos deste estudo levam-nos a concluir que há uma ausência de políticas efetivas para a família, sobretudo aquelas com filhos até aos três anos. As leis que existem protegem em primeiro lugar, os direitos económicos e de mercado não correspondendo ao que está consagrado na Constituição Portuguesa ou no Código do Trabalho. Assim, pais trabalhadores em matéria de trabalho ou de educação infantil estão debilmente apoiados. A conciliação configura-se como um conceito sem sentido prático. A presunção de que há equilíbrio entre família e trabalho é uma falácia, na medida em que as exigências do trabalho e a sua imperiosa necessidade, tornam esse equilíbrio instável. Somos, no entanto, levados a acreditar que historicamente a situação mudou, sobretudo a partir do 25 de abril de 1974, mas não só as leis não são colocadas em prática, como subsistem desigualdades, em que as necessidades de sobrevivência levam a que seja naturalizada a sobrevalorização do trabalho mediante qualquer projeto de vida. A creche é, na encruzilhada da conciliação, entendida pelas famílias como importante, muito embora tenham de conviver com as vicissitudes e os dilemas do contexto de trabalho. / The present study approaches the issues related to the conciliation of work and family life, in particular families with children under three years old. We discuss the lack of inclusion of this age group in the Portuguese education system when it is known that experts consider it as essential. We also relate those aspects with the social and economic changes that have affected the Portuguese society, namely in the composition of families, in the presence of women in the labor market (and their relation to children care), in the demands of labor market. With this investigation we try to understand if nurseries are important for the balance between family life and laboring, in the opinion of parents and institutions. Considering the current context we have tried to identify clues on the effective concern for the well being of the population and future generations. It is a work that discusses the gap between regulations and social practice weakening constitutionally consecrated rights and specific laws. The paths of this study lead us to conclude that there is an absence of effective policies for the family, especially those with children under three years old. The laws protect economic rights in the first place which does not correspond to what is enshrined in the Constitution or in the Portuguese Labour Code. Therefore, working parents in the field of work or in the field of early childhood education are weakly supported. Conciliation becomes a meaningless concept in practice. The presumption that there is a balance between family and work is a fallacy, the extent of demands at work and their urgent necessity make this an unstable equilibrium. However, we are historically led to believe that the situation has changed, especially since April 25, 1974, but not only the laws are not put into practice, as inequality, persists and the survival needs make the overvaluation of work through any project life seem natural. At conciliation crossroads, families regard nurseries as important, in spite of living with the peculiarities and the dilemmas of the work context.
- ItemA Contribuição dos Bancos de Alimentos na Política de Segurança Alimentar no Combate à Fome: o caso do Banco de Alimentos do Instituto Ceasa Minas(ISMT, 2021) Sanches, Vander Lúcio; Marques, Jacqueline (Orientadora)O tema a contribuição dos bancos de alimentos na política de segurança alimentar no combate a fome, ultilizando o Banco de Alimentos do Instituto Ceasa Minas como um estudo, vem trazer um debate significativo, crítico e reflexivo sobre o papel dos bancos de alimentos na luta contra dois problemas sociais sérios que vivemos no Brasil e no mundo. Fome e Desperdício. No combate à insegurança alimentar e ao desperdício de alimentos, surgiram os Bancos de Alimentos, organizações que se encarregam da arrecadação de doações alimentares e coletas urbanas, armazenamento dessas arrecadações e distribuição para entidades assistenciais e educação nutricional. É importante salientar que existem vários programas, planos, políticas e ações que fazem parte do Sistema de Segurança Alimentar Nutricional que tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada no combate à fome. A pesquisa tem como objetivo descrever o processo de implementação e avaliação da política de segurança alimentar de combate à fome do programa Banco de Alimentos do Instituto Ceasa Minas, localizado na cidade de Contagem, Minas Gerais, Brasil e a avaliação da gestão e impacto do mesmo. De modo a operacionalizar a pesquisa alguns objetivos específicos foram delineados como: identificar os atores envolvidos no processo de implantação dos bancos de alimentos; conhecer as estratégias de captação de alimentos usadas no banco de alimentos; analisar a distribuição de competências e de recursos (orçamentários, financeiros e outros) entre as estruturas burocráticas e entidades com responsabilidade pela concretização do banco de alimentos; conhecer as estratégias e instrumentos de acompanhamento e apoio utilizados no processo de implementação do banco de alimentos; analisar os mecanismos associados a priorização dos públicos e ou instituições destinatárias dos alimentos; compreender o espaço de intervenção dos assistentes sociais nas cadeias de funcionamento do Banco de Alimentos; inferir elementos de vantagens ou potenciais constrangimentos acerca dos Bancos de Alimentos na ótica dos atores envolvidos na implementação do mesmo; analisar a percepção dos atores implementadores acerca do impacto do Banco de Alimentos no combate à fome e desperdício na promoção da segurança alimentar e nutricional e mensurar o resultado alcançado pelo programa Banco de Alimentos na gestão do período de 2017 a 2020. A pesquisa aqui desenvolvida integra-se no paradigma qualitativo ou interpretativo, descritiva, já que pretende descrever um fenômeno, no caso os participantes da investigação são os profissionais responsáveis pela implementação e avaliação do Banco de alimentos. Inicialmente procedemos a um pedido ao banco de alimento do Instituto Ceasa Minas pra fazer a pesquisa sobre a implementação e avaliação do banco de alimentos. A técnica de recolha de dados escolhida foi a entrevista semiestruturada e análise documental. O modelo de constructo da entrevista foi elaborado pelo autor a partir da revisão bibliográfica que permitiu desenhar o modelo de análise que guiou a entrevista. Na implementação, e de acordo com o descrito no ponto ciclo da política pública deste trabalho, consideramos três dimensões: atores, procedimentos e instrumentos. Na fase da avaliação foram criadas três dimensões: gestão, constrangimentos e impactos. Cada uma destas dimensões e seus respectivos indicadores tiveram a pretensão de responder aos objetivos da pesquisa, por meio de questões expressas na entrevista elaborada, que se encontra na Apêndice 2. A análise de conteúdo foi desenvolvida a partir das técnicas de coleta de dados: entrevistas e análise documental. Em seguida foi feita a apresentação e discussão dos resultados de cada dimensão. Para fase de implementação (atores, procedimentos e instrumentos) e para fase de avaliação (gestão, constrangimentos e impactos). Para finalizar foram apresentadas nas considerações finais respostas, apontamentos, sugestões, reflexões e potenciais desafios inerentes a política pública de segurança alimentar de combate à fome. / The theme of the contribution of food banks in the food security policy to fight hunger, using the Instituto Ceasa Minas Food Bank as a case study, brings a significant, critical and reflective debate on the role of food banks in fight against two serious social problems that we are experiencing in Brazil and in the world. Hunger and Waste. In the fight against food insecurity and food waste, the Food Banks emerged, organizations that are responsible for collecting food donations and urban collections, storing these collections and distributing them to welfare entities and nutritional education. It is important to point out that there are several programs, plans, policies and actions that are part of the Nutritional Food Security System, which aims to ensure the human right to adequate food in the fight against hunger. The research aims to describe the process of implementation and evaluation of the food security policy to combat hunger of the Food Bank program of the Instituto Ceasa Minas, located in the city of Contagem, Minas Gerais, Brazil and the evaluation of its management and impact. In order to operationalize the research, some specific objectives were outlined, such as: identifying the actors involved in the process of implementing food banks; know the food collection strategies used in the food bank; analyze the distribution of competences and resources (budgetary, financial and others) between bureaucratic structures and entities responsible for implementing the food bank; know the monitoring and support strategies and instruments used in the food bank implementation process; analyze the mechanisms associated with prioritizing the public and/or institutions receiving the food; understand the scope of intervention of social workers in the Food Bank's operating chains; infer elements of advantages or potential constraints about Food Banks from the perspective of the actors involved in its implementation; analyze the perception of implementing actors about the impact of the Food Bank in combating hunger and waste in promoting food and nutrition security and measure the result achieved by the Food Bank program in the management period from 2017 to 2020. The research developed here is part of the qualitative or interpretive, descriptive paradigm, as it intends to describe a phenomenon, in which case the research participants are the professionals responsible for implementing and evaluating the Food Bank. Initially, we made a request to the Instituto Ceasa Minas food bank to carry out research on the implementation and evaluation of the food bank. The chosen data collection technique was the semi- structured interview. The interview construct model was elaborated by the author based on a literature review that allowed the design of the analysis model that guided the interview. In the implementation, and as described in the point of the cycle of public policy of this work, we consider three dimensions: actors, procedures and instruments. In the evaluation phase, three dimensions were created: management, constraints and impacts. Each of these dimensions and their respective indicators were intended to respond to the research objectives, through questions expressed in the elaborate interview. Content analysis was developed from data collection techniques: interviews and document analysis. Next, the results of each dimension were presented and discussed. For the implementation phase (actors, procedures and instruments) and for the evaluation phase (management, constraints and impacts). Finally, answers, notes, suggestions, reflections and potential challenges inherent to the public food security policy to fight hunger were presented in the final considerations.