Dissertações e Relatórios de Mestrado J-P-E
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- ItemAnálise das Dimensões do Comprometimento no Setor Público da Educação: um estudo de caso com os gestores dos Campi do IFCE Limoeiro do Norte e Fortaleza - CE/Brasil(ISMT, 2010) Santos, Juliana Karina de Lima; Pereira, Severina Gomes (Orientadora)O presente trabalho tem como objetivo definir, analisar e identificar por meio de um estudo de caso, as dimensões de comprometimento organizacional: afetivas, instrumental e normativa dos gestores do campus do Limoeiro do Norte, que estão em fase de estágio probatório e dos gestores do campus Fortaleza que já passaram desse estágio, traçar um comparativo e relacionar ambos os casos. Norteado por um modelo teórico de comprometimento organizacional abordado por Meyer e Allen (1991; 1997). Comprometimento no setor público neste estudo tem-se como unidade de análise duas instituições federais de educação, ciência e tecnologia. Como os gestores são, na maioria das vezes, responsáveis pelo desenvolvimento de uma força de trabalho capaz e comprometida, sua atuação torna-se de fundamental importância no âmbito da educação, aliado a competência técnica e a vontade política de ações planejadas. De acordo com a pesquisa descritiva e quantitativa, foram aplicados questionários já testados e validados, contendo aspectos semi-estruturados, onde foi dividido em duas partes: a primeira, com seis itens, abordando as características pessoais e funcionais dos gestores do IFCE de cada campus estudado, e segunda, que possui dezoito itens divididos nas três dimensões do comprometimento organizacional: afetivo, instrumental e normativo, tudo baseado na escala de mensuração do comprometimento de Meyer e Allen (1997) modelo internacionalmente aceito e validado. Os resultados obtidos na pesquisa apontaram que dos 35 gestores do campus Limoeiro do Norte o comprometimento organizacional que obteve maior média foi o afetivo. Os gestores estáveis do campus Fortaleza, também apontaram a dimensão afetiva com a maior média de comprometimento. Com isso os estudos balizam que não há uma possível relação com o fator tempo na instituição, uma vez que a maioria dos gestores do campus Fortaleza possui mais de uma década de atuação, enquanto os do campus Limoeiro do Norte, possuem menos de três anos na instituição. A maior parte dos pesquisados nos campi defendem uma forte relação na instituição, já se sentem de casa, o vínculo se estabelece pela presença de sentimentos, afeição e identificação, até mesmo pelo fato dos gestores permanecerem mais tempo no trabalho que na sua prápria casa, ele faz da organização um esteio do seu próprio lar. Conclui-se que os resultados não permitem afirmar que as dimensões do comprometimento estão relacionadas ao tempo de atuação dos gestores na instituição. / This paper aims to define, analyze and identify through a case study, the dimensions of organizational commitment: affective, continuance and normative managers campus of Castle Hayne, who are in their probationary period and the managers of Fortaleza campus who have passed this stage, draw a comparison and to relate both cases. Guided by a theoretical model of organizational commitment by Meyer and Allen (1991; 1997) approached. Commitment in the public sector in this study has as unit of analysis two federal institutions of science and technology education. As managers are, in most cases, responsible for developing a workforce capable and committed, its performance becomes very important in education, combined with technical competence and political will of planned actions. According to the descriptive and quantitative research, questionnaires were applied, tested and validated, containing aspects of semi-structured, which was divided into two parts: the first, with six items, addressing the personal and functional characteristics of the managers of each campus IFCE studied, and second, which has eighteen items divided into the three dimensions of organizational commitment: affective, continuance and normative, all based on a scale to measure the commitment of Meyer and Allen (1997) model is internationally accepted and validated. The results obtained in this research showed that the 35 managers of the Castle Hayne campus organizational commitment that was obtained more affective. Managers stable campus Fortaleza, also pointed to the affective dimension with the highest average commitment. With this guiding studies that there is a possible relationship with the time factor in the institution, since most managers campus Fortaleza has over a decade of operation, while the Castle Hayne campus, have less than three years in institution. Most of the campuses surveyed favor a strong relationship with the institution, already feel at home, the link is established by the presence of feelings, affection and identification, even by the fact that managers stay longer at work than at home, he is a mainstay of the organization of your own home. We conclude that the results do not allow us to state that the dimensions of commitment are related to time of performance of managers in the institution.
- ItemA Anatomia da Gestão Estratégica: neuroeconomia, gestão de recursos humanos e sistema de gestão de qualidade(ISMT, 2011) Bizarro, Ana Isabel de Freitas; Pocinho, Margarida (Orientadora); Simões, Hélder (Coorientador)Contexto: O trabalho que a seguir se apresenta foi elaborado no âmbito de um novo conceito na gestão do desempenho organizacional, a gestão estratégica multidimensional, onde a neuroeconomia foi associada à perspetiva teórica da gestão estratégica de recursos humanos (Dessler, 2005) e à aplicação do sistema de gestão da qualidade (SGQ), da NP 9001: 2008 (Saraiva e tal, 2009), para formar um método eficaz de conceção dos percursos de operacionalização da organização Objetivos: Pretendeu-se construir uma forma anatómica de gestão de desempenho organizacional através dos três conceitos mencionados, num contexto de gestão estratégica multidimensional, possibilitando a sua quantificação pelo nível de implementação dos requisitos para um sistema de gestão de qualidade, com o intuito de verificar sua viabilidade, sendo a resiliência organizacional dependente em grande medida dos recursos humanos, Método: Pelo conjunto das três áreas mencionadas foi criado um guia de atuação abrangendo as bases fundamentais para o desenvolvimento de uma estrutura organizacional: verificação dos níveis de incidência da gestão do desempenho organizacional; caracterização de diferentes tipos de estratégias de intervenção; implementação de estratégias preventivas e estratégias corretivas; utilização das quatro dimensões PIPE – performance, inovação, processos e empenhamento – como estratégias corretivas; integração das estratégias preventivas com as estratégias corretivas; diagnóstico contínuo de situações problema na gestão do desempenho organizacional; conceção de percursos de intervenção na gestão do desempenho organizacional; conceção de um projeto de gestão estratégica. A amostra final é constituída por uma organização do 3ºsetor, nomeadamente uma IPSS, a Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras, na Lousã, no distrito de Coimbra. Resultados: Com efeito, acredita-se que com este trabalho seja possível quantificar o nível de implementação dos requisitos para um SGQ num contexto de gestão estratégica multidimensional. / Context: The work presented below was prepared as part of a new concept in the management of organizational performance, the multidimensional strategic management, which was associated the neuroeconomics perspetive with the human resourses strategic management (Dessler, 2005) and the application of the quality management system (QMS), NP 9001: 2008 (and such Saraiva, 2009), to form an effective method of conception paths of operation of the organization Objetives: It was intended to build an anatomical shape organizational performance management across the three concepts mentioned in the context of multidimensional strategic management, enabling to quantify the level of implementation of the requirements for a quality management system, in order to verify their viability , and the organizational resilience largely dependent on human resources. Method: For all the three areas mentioned has created an action guide covering the fundamentals for developing an organizational structure: the verification of the incidence levels of organizational performance management; characterization of different types of intervention strategies; implementation of preventive strategies and corrective strategies, using the four dimensions PIPE - performance, innovation, processes and commitment - as corrective strategies; integration of preventive strategies with remedial strategies; diagnosis of problem situations in the ongoing management of organizational performance; conception pathways of intervention in the management of organizational performance; conception of a project of strategic management. The final sample consists of an organization of the 3rd setor, an IPSS, the Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras, in Lousã, in the district of Coimbra. Results: In fact, it is believed that this work is possible to quantify the level of implementation of the requirements for a QMS in a multidimensional context of strategic management.
- ItemA Arte de Governar: o exercício do poder pelo saber segundo Michael Foucault(ISMT, 2010) Sousa, Maria Marta Lima de; Pereira, Severina Gomes (Orientadora); Silva, Washington Luiz Martins da (Coorientador)As obras de Michel Foucault exercem influencia em várias áreas das ciências humanas. O mesmo fato se repetiu em teoria das organizações, onde as idéias foucaultianas estão sendo empregadas fundamentalmente para trazer novas luzes para as discussões sobre poder nas organizações. A despeito da influência significativa na área, não há discussões sobre como as obras de Michel Foucault estão sendo utilizadas. A presente dissertação de mestrado tem por objetivo sistematizar os estudos que utilizaram as idéias de Michel Foucault em teoria das organizações, problematizá-los e indicar alguns caminhos para o desenvolvimento desse tipo de análise. De uma forma geral, percebemos que a produção acadêmica em teoria das organizações baseadas nas obras de Michel Foucault tratam majoritariamente das disciplinas e deixam de lado outros aspectos da analítica do poder. Ademais, percebemos que há uma adoção simplificada da analítica do poder e uma junção acriteriosa de conceitos e noções oriundas de diferentes matrizes epistemológicas, além da inadequação da designação “pósmoderno” para classificar as obras de Michel Foucault e suas utilizações em teoria das organizações. Como possíveis desenvolvimentos, indicamos as possibilidades de análise que podem ser abertas na teoria das organizações pelo uso das noções de biopolítica e governamentalidade. / The works of Michel Foucault exert influence in various areas of the humanities. The same thing happened in organization theory, Foucauldian where ideas are being used primarily to bring new light to the discussions about power in organizations. Despite the significant influence in the area, there are discussions about the works of Michel Foucault are being used. This dissertation aims to systematize the studies that used the ideas of Michel Foucault in organization theory, problematize them and indicate some directions for developing this type of analysis. In general, we find that the academic production in the theory of organizations based on the writings of Michel Foucault deal mostly of disciplines and leave out other aspects of analytical power. Moreover, we realize that there is an adoption of simplified analytical power of an indiscriminate and a junction of concepts and notions from different epistemological matrices, besides the inadequacy of the term "postmodern" to classify the works of Michel Foucault and its uses in organizational theory. As possible developments, indicate the possibilities of analysis that can be opened in organization theory by using the notions of biopolitics and governmentality.
- ItemA Atratividade de uma Organização na área das Tecnologias e Sistemas de Informação: efeitos no Employer Branding(ISMT, 2019) Pereira, João Pedro Gomes; Sousa, Andrea (Orientadora)O projeto analisa fatores de saída e de atração de um grupo de candidatos de diferentes idades geracionais, a oportunidades de emprego, de uma organização prestadora de serviços no mercado das Tecnologias e Sistemas de Informação. Este projeto, no âmbito de uma abordagem quantitativa, desenvolvido com recurso a um questionário, permitiu conhecer os determinantes da atratividade da organização. O mercado das Tecnologias e Sistemas de Informação encontra-se cada vez mais competitivo e complexo, com as organizações a manifestarem dificuldade na atração de talentos. Na primeira parte deste projeto, são caracterizados alguns conceitos relacionados com Employer Branding e o Employer Value Proposition, centrando-se na sua importância para a retenção do Capital Humano. A falta de oportunidade de evolução de carreira é o fator de saída mais identificado em detrimento do valor remuneratório. Na análise geracional, a “Geração X” revela uma vontade superior às outras gerações, em integrar novos projetos, enquanto que a “Geração Y” enfatiza a procura de melhores condições de remuneração. Já a “Geração Z” refere a constante atualização tecnológica, como fator determinante de atratividade. Na parte final, são apresentadas propostas que visam incrementar a atratividade da organização produzindo efeitos no Employer Branding. / The project analyzes the exit and attraction factors of a group of candidates with different generational ages, from a service provider company in the Technology and Information Systems area. This project, winth an quantitative approach, was conducted by using a questionnaire, which lead to discovering the determinants of the attractiveness of the organization. The Technology and Information Systems market are increasingly competitive and complex, with organizations struggling with attracting talent. In the first part of this project, there are some concepts related to Employer Branding and the Employer Value Proposition that are characterized, focusing their importance on the Human Capital retention. The biggest factor identified to leave an organization, is the lack of opportunity for career development, as opposed to one’s salary. In the generational analysis, "Generation X" shows a greater willingness to integrate new projects comparing to the others, while the so-called "Generation Y" is one that emphasizes the pursuit for better remuneration conditions. On the other hand, "Generation Z" is concerned with the constant technological update, as a determining factor to attractiveness. In the final part, there were proposals presented, that aim to increase the attractiveness of the organization with effect on Employer Branding.
- ItemAvaliação do Grau de Fidelidade entre a Identidade e a Imagem do Instituto Superior Miguel Torga(ISMT, 2011) Duarte, Pedro Miguel dos Anjos; Dias, José Henrique (Orientador)O presente trabalho trata de medir a distância entre a Identidade e a Imagem Corporativa do Instituto Superior Miguel Torga. Para este efeito, desenvolveu-se um instrumento que compara os níveis de adequação da instituição a um conjunto de dez adjetivos avaliados sob o ponto de vista da Direção (Identidade) e do ponto de vista dos professores, alunos e funcionários(Imagem). Esta metodologia de investigação teve como base (VILAR, 2006) o pensamento seguido pela corporate identity em que a perspetiva visual aparece com o propósito de melhorar a visibilidade e identificação da organização para uma posição em que é entendido como instrumental na comunicação e da sua estratégia. Neste sentido desenvolvemos um instrumento, questionário composto por dez adjetivos e três logótipos, com o objetivo de avaliar a distância entre Identidade e Imagem por categorias profissionais. / The present thesis is to measure the distance between the Identity and Corporate Image of the Instituto Superior Miguel Torga. for this purpose, we developed a tool that compares the level of adequacy of the institution to a set of ten adjectives assessed from the point of view of the Director (Identity) and the point of view of teachers, students and staff (Image). This research methodology was based on(VILAR, 2006) followed the thought that the corporate identity visual perspective appears in order to improve visibility and identification of the organization to a position where it is seen as instrumental in the communication and its strategy. With this in mind we developed an instrument, a questionnaire composed of ten adjectives and three logos, with the objective of evaluating the distance between Identity and Image by occupational categories.
- ItemAvaliação do Processo Sucessório em Empresas de Gestão Familiar(ISMT, 2010) Silva, Luciano Ferreira Soares da; Pereira, Severina Gomes (Orientadora); Silva, Washington Luiz Martins da (Coorientador)As mudanças e o aumento da concorrência em todos os segmentos econômicos têm exigido das empresas um grau de profissionalização cada vez maior. As empresas familiares, além desse desafio frente ao mercado, ainda se deparam com dificuldades intrínsecas às suas características, como a dificuldade em separar o que é família, empresa e patrimônio. Portanto, é necessário se preparar para continuar no mercado e desenvolver um plano de sucessão para as próximas gerações. O objetivo geral deste trabalho é propor um instrumento de avaliação do processo sucessório em empresas familiares. Dentre os objetivos específicos, encontram-se identificar itens de maturidade no processo sucessório, oferecer diretrizes estratégicas para promover a sucessão em empresas familiares e avaliar a aplicabilidade do instrumento de pesquisa. Para a empresa estar preparada para a sucessão, ela não pode tratar somente o assunto isoladamente. Portanto, os temas estratégia, planejamento estratégico, distinção entre família, propriedade e gestão, governança corporativa e maturidade, também são aprofundados ao longo da revisão de literatura. Por meio de um estudo de caso com abordagem exploratória, o trabalho foi desenvolvido tendo-se como base modelos disponíveis na literatura para avaliação de maturidade. Antes da aplicação, o instrumento foi submetido à avaliação por cinco especialistas em empresas familiares. Como resultado, foi possível propor uma avaliação para o processo sucessório, identificando itens de maturidade e oferecendo diretrizes estratégicas para promover a sucessão em empresas familiares. Conclui-se que a avaliação do processo sucessório pode contribuir para a empresa identificar seus pontos fortes, minimizando dificuldades e superando obstáculos para sua sobrevivência no mercado ao longo das gerações. / The advance of competition in all of the economy markets has being demanding companies to have professional businesses, in an increasing way. The family business, beyond this challenge, still faces particular difficulties, such as the difference among family, business and ownership. So, it is a necessity for them being ready for their continuity in the market and developing a succession plan for the next generations. The main objective of this work is to propose an evaluation instrument for succession process. Specific objectives are to identify maturity items in the succession process, offer strategic directions to promote succession in family businesses and evaluate the usage of the research instrument. To get ready for succession, the company can not work just this subject. Therefore, it includes topics like: strategy, strategic planning, difference among family, business and ownership, corporate governance, and maturity are reviewed along the literature. Using a case study research method with an exploratory approach, it was developed based on maturity models available in the literature for maturity evaluation. Prior to the application, the research instrument was applied to five specialists in family businesses. As a result, it was possible to propose an evaluation model for succession, identifying maturity items and offering strategic perspectives to promote the succession process in family businesses. As conclusion, the succession evaluation could contribute for the company identifies its strengths, minimizing difficulties and overcoming obstacles for survival throughout generations.
- ItemAvaliar para Gerir: o sistema de avaliação de desempenho numa empresa do setor industrial em Portugal(ISMT, 2018) Silva, Rosa Marisa Tavares Valente; Silva, Maria do Carmo Neves (Orientadora)O presente Relatório de Estágio tem como objetivo analisar o Sistema de Avaliação de Desempenho implementado no Grupo Simoldes – Divisão Plásticos. Trata-se de um estudo realizado no decorrer do estágio, que procura compreender o funcionamento do Sistema de Avaliação de Desempenho, assim como a sua aplicação na prática.Após uma revisão teórica que suporta o estudo, recorreu-se à abordagem qualitativa onde são utilizadas como técnicas de recolha de dados, a observação não participante, a análise documental e conversas informais. O estudo, teve como principais intervenientes a estagiária que assumiu o papel de investigadora e os colaboradores vinculados por contrato de trabalho com mais de três meses de atividade.Procura-se ainda fornecer uma visão geral das atividades realizadas ao longo do estágio. Após uma breve apresentação da entidade de acolhimento, descrevem-se as atividades desenvolvidas ao longo dos três meses de estágio, refletindo na análise crítica, em que medida estas contribuiram para um aprofundamento de saberes e das competências obtidas no âmbito do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, assim como, para um conhecimento da dinâmica da organização e do departamento de RH e para a integração numa equipa profissional que promovesse o desenvolvimento de competências inter e intrapessoais da estagiária. A análise dos resultados obtidos neste estudo evidenciam um desfasamento entre o descrito nos documentos internos da organização e a prática do Sistema de Avaliação de Desempenho implementado, assim como, a falta de confiança, credibilidade e motivação que alguns colaboradores demonstram em relação à prática da Avaliação de Desempenho. / This report aims at explaining the Performance Appraisal System that is implemented by the company Simoldes Group - Plastic Division. It is a study made during the Internship that seeks to understand how the Performance Appraisal System functions and its practical application. After a theoretical review that supports the study, it was used a qualitative research, in which was used some techniques like the non-participant observation, documentary analysis and informal talks. The main actors were the intern that carried out the role of researcher and collaborators with an employment contract with more than 3 months of activity. This report also focuses on giving an overview of the activities that were made during the Internship in the company. After a brief presentation of the company, there is a description of the activities that were developed during the three months of Internship, reflecting on which ones contributed to the increase of knowledge and the skills learnt during the Masters in Human Resources Management and Organizational Behavior. The results of this study show a disparity between the internal documents of the organization and the practice of the implemented Performance Appraisal System, as well as the lack of confidence, credibility and motivation that some collaborators have regarding the practice of the Appraisal Performance.
- ItemCapital Intelectual e Desempenho Organizacional no Sector Farmacêutico Português(ISMT, 2011) Cordeiro, Ana Sofia Godinho; Almeida, Vasco (Orientador)Segundo o paradigma económico vigente, os intangíveis são hoje os principais factores de produção que criam riqueza no meio empresarial, devendo ser entendidos pelos gestores como factores críticos de sucesso. O conjunto de intangíveis que criam valor organizacional e sustentam a vantagem competitiva constituem o capital intelectual. Se no meio académico, o capital intelectual é visto como um motor do desenvolvimento económico, no âmbito da sociedade do conhecimento, já no meio empresarial apesar do reconhecimento da sua importância estratégica, poucos conseguem defini-lo e identificá-lo, não sabendo mesmo como tirar proveito dele. Acresce ainda o facto de o principal entrave poder estar relacionado na dificuldade em medir e representar o valor gerado por este recurso intangível. A generalidade dos autores que se dedica ao estudo do capital intelectual sustenta a existência de uma relação entre este e o desempenho organizacional, numa óptica de criação e manutenção de vantagens competitivas sustentáveis. Este trabalho apresenta um estudo exploratório realizado no âmbito da indústria farmacêutica portuguesa, com o objectivo de investigar, por um lado, a presença dos três elementos do capital intelectual: capital humano, capital estrutural e capital relacional e, por outro, o seu inter-relacionamento dentro do contexto farmacêutico português. Por fim, pretende-se investigar até que ponto o capital intelectual contribui para o sucesso das organizações analisadas. / According to the prevailing economic paradigm, intangibles are now the main factors of production that are creating wealth in the business world and they should be seen by managers as crucial factors of success. The intangible assets that create organisational value and sustain a competitive edge constitute intellectual capital. In academia intellectual capital is viewed as a driving force for economic development, in the context of the knowledge society, but in the corporate world, although recognised for its strategic importance few people can define it and identify it, or even know how to exploit it. The chief obstacle may be related to the difficulty in measuring and representing the value engendered by this intangible resource. Most authors involved in studying intellectual capital believe that it is related to organisational performance in terms of creating and retaining sustainable competitive advantages. This work is an exploratory study of the Portuguese pharmaceutical industry and it set out, first, to inquire into the presence of the three elements of intellectual capital, human capital, structural capital and relational capital, and also to examine their interrelations within the Portuguese pharmaceutical context. A final objective was to ascertain the part played by intellectual capital in the success of the organizations studied.
- ItemCaracterização e Factores que Influenciam o Desempenho dos Bombeiros Profissionais: estudo exploratório(ISMT, 2010) Joanes, Eduardo Fausto; Esteves, Teresa Pereira (Orientadora)É indubitável que a decisão está presente no dia-a-dia de todos nós, independentemente do tipo de actividade em que estamos envolvidos. Na vida organizacional, enfrentamos muitas situações que exigem uma resposta momentânea, aqui denominadas de imediatas, as quais não permitem uma recolha de informação adequada, tempo para reflexão, discussão e troca de ideias, entre outras restrições. Além das limitações já citadas por outros autores, como a própria capacidade cognitiva do indivíduo, faculdade de processamento, há outros elementos que influenciam o processo de tomada de decisão, especialmente em ambientes sob pressão e em constante mutação, como é o dos bombeiros. O presente trabalho procura conhecer quais os factores que influenciam a tomada de decisão de bombeiros profissionais com funções de chefia, em ocorrências de incêndios urbanos e acidentes de viação. Neste contexto, foram abordados alguns enquadramentos para a tomada de decisão, como o Modelo da Tomada de Decisão da Primeira Opção Identificada (TDPOI) de Gary Klein, entre outros. No sentido de aprofundar a nossa investigação, foram realizados dois estudos exploratórios através de entrevistas presenciais. A amostra é constituída por 14 profissionais do sector, entre eles bombeiros com funções de chefia, comandantes e delegados sindicais. Os resultados obtidos mostraram que a experiência e a formação são os factores que se evidenciam, e influenciam a decisão dos bombeiros. Constatamos que nos Bombeiros Portugueses a experiência é uma característica dos decisores, pois são eles que farão as opções de alto risco. Por outro lado, apesar de a formação visar a aquisição de competências profissionais, nomeadamente na área da decisão, esta carece de actualização, porque não satisfaz as necessidades dos bombeiros. Apresentam-se também as principais limitações do estudo e sugestões para investigações futuras. / Undoubtedly, the decision is present in day-to-day for us all, regardless of the type of activity we are involved. In organizational life, we face many situations that require a momentary response, here called the immediate, which do not allow collection of adequate information, time for reflection, discussion and exchange of ideas, among other restrictions. Besides the limitations already mentioned by other authors, as the individual's cognitive capacity, processing power, there are other factors that influence the decision-making process, especially in environments under pressure and constantly changing, as is the Fire. This paper seeks to know which factors influence the decision making of professional firefighters with leadership roles in urban fire occurrences and accidents. In this context, we discuss some frameworks for decision making, as the Recognition-Primed Decision (RPD) Model by Gary Klein, among others. In order to further our investigation, two exploratory studies were conducted through personal interviews. The sample consists of 14 professionals, including firefighters with executive functions, commanders and union representatives. The results showed that the experience and training are factors that are evident, and influence the decision of the firefighters. We note that the Portuguese Firemen experience is a characteristic of decision-makers because they are options that will make high-risk. On the other hand, although the training to aim at the acquisition of professional skills, particularly in the area of decision, it needs updating, because it meets the needs of firefighters. We present also the main limitations of the study and suggestions for future investigations.
- ItemA Casa na Mala do Carro: flexibilidade e mobilidade geográfica como condição de trabalho da equipa de divulgação do Dia da Defesa Nacional(ISMT, 2013) Oliveira, Sónia Margarida Gonçalves; Monteiro, Rosa (Orientadora)A flexibilidade é o conceito mais apropriado para descrever as práticas de gestão das organizações num contexto extremamente incerto e cambiante como o atual; emerge como um conceito heterogéneo, frequentemente, associado às noções de polivalência, disponibilidade, adaptabilidade, insegurança, mobilidade e instabilidade profissional. Robert Boyer (1986) foi quem denunciou, logo na década de 1980, o lado precário da flexibilidade, falando em “flexibilidade danosa”. Charles Tilly (1976) avançou o conceito de career migration, indagando o facto de os trabalhadores poderem ser deslocados de locais de trabalho para servirem os interesses da organização, subordinando-lhe os seus interesses privados. Este estudo analisou uma equipa de trabalho que está vinculada à organização militar através de um contrato por tempo determinado e que se encontra em constantes deslocações (mobilidade geográfica) no desempenho das suas funções. Trata-se da equipa do Projeto do Dia da Defesa Nacional (PDDN), constituída por 42 oficiais. Tendo em conta esta realidade, perspetivou-se conhecer a especificidade das condições de trabalho deste grupo de profissionais, problematizando especificamente as consequências positivas e negativas deste tipo de funções e a maneira como avaliam a sua situação, procurando conhecer os impactos desta forma de flexibilidade laboral. Questionou-se, em particular, os impactos da mobilidade geográfica permanente a nível da conciliação entre as várias esferas de vida, das estratégias de adaptação a cada equipa, a cada centro, às diferentes realidades militares, às diferentes cidades; questionaram-se os impactos do tipo de vínculo em termos de expetativas e estratégias profissionais, de acesso a formação e outros mecanismos de desenvolvimento profissional, do sentimento de pertença à organização, do ambiente de trabalho e das relações interpessoais, do apoio prestado pela supervisão; e também se procurou compreender as diferenças entre estes oficiais (contratados) e o pessoal do quadro permanente (QP) das Forças Armadas. Através de um inquérito por questionário e da realização de 9 entrevistas em profundidade foi possível conhecer a forma como refletem e avaliam as suas condições de trabalho, os efeitos da precariedade do seu vínculo quer na própria organização militar quer em termos de expetativas e projetos socioprofissionais, explorando-se os impactos da mobilidade geográfica permanente (mensal) nas várias esferas de vida das pessoas da equipa. / Flexibility is the concept most appropriated to describe the management practices in a highly uncertain and changing context like the present; it appears as a heterogeneous concept often associated with concepts of versatility, availability, adaptability, insecurity, professional mobility and instability. Robert Boyer (1986) denounced, then in the 1980s, the poor side of flexibility, talking of "harmful flexibility." Charles Tilly (1976) advanced the concept of “career migration”, questioning the fact that workers can be displaced from the workplace to serve the organization's interests, subordinating their own private interests. This work studied a working team that is tied to the military organization through a fixed-term contract and is in constant movement (geographical mobility) in the performance of their duties. That’s the team of Projeto do Dia da Defesa Nacional (PDDN) consisting of 42 officers. Given this reality, it sought to know the specific working conditions of this group of professionals, specifically questioning the positive and negative consequences of this kind of functions and the way they evaluate their situation, trying to understand the impacts of this form of labor flexibility. It was questioned, in particular, the impact of geographical mobility at the level of permanent reconciliation between the various spheres of life, adaptation strategies, to different cities teams, centers and military realities; questioned the impacts in terms of expectations and professional strategies, access to training and other forms of professional development, the sense of belonging to the organization, the work environment and interpersonal relationships, the support provided by supervision; and also it sought to understand the differences between these officers (hired) and the staff of the permanent (QP) of the Armed Forces. Through a survey and nine in-depth interviews we were able to understand how professionals reflect and evaluate their working conditions, the effects of the precarity either in military organization and also in terms of their expectations and socioprofessional projects, exploring the impacts of geographical mobility (monthly) in the different spheres of life.
- ItemClima Organizacional: as práticas e contribuição do gestor(ISMT, 2010) Melo, Teresinha de Jesus Oliveira Guimarães de; Pereira, Severina Gomes (Orientadora)Este trabalho pretende refletir o papel da gestão de pessoas, estudando ações e atitudes que podem fazer a diferença no desempenho da organização no mercado de trabalho. Especialmente nas organizações pequenas com menos de dez funcionários, onde as relações entre as pessoas são mais próximas e os resultados são mensurados mais facilmente pelo gestor atento ao clima organizacional. Buscamos pensar no clima dentro da organização, como fator decisório para o sucesso e prosperidade da pequena organização. A pesquisa se deu em cinco pequenas empresas nos municípios Pernambucanos de Escada e Jaboatão dos Guararapes. Todas com menos de dez funcionários que vivem na busca da consolidação diante do mercado competitivo. O clima organizacional quando descrito como satisfatório garante o comprometimento pleno de todos os funcionários de uma empresa? Veremos que há muitos fatores envolvidos nas relações entre líderes e liderados e a prosperidade da empresa. / This work intends to consider the role of people management, studying actions and attitudes that can make a difference in organization performance in the job market. Especially, in small organizations with fewer than ten employees, while relations between people are closer and the results are more easily measured by the manager on alert to organizational climate. We seek to think about the climate inside the organization, as a factor making for success and prosperity of the small organization. The research was prepared in five small businesses of the cities of “Escada” and “Jaboatão dos Guararapes” in the state of Pernambuco. All with less than ten employees that live in search of the consolidation on the competitive market. The organization climate when described as satisfactory guarantees the full commitment of all the employees of a company? We will see that there are many factors involved in the relations between leaders and subordinates and prosperity of the company.
- ItemComo as Percepções de Climas Autentizóticos Explicam os Comportamentos Inovadores e o Desempenho Individual: o caso de uma multinacional(ISMT, 2011) Matos, Joana Maria da Conceição; Ribeiro, Neuza (Orientadora)O presente estudo procura investigar como as percepções de climas autentizóticos (espírito de camaradagem; confiança e credibilidade do líder; comunicação aberta e franca com o líder; oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal; equidade/justiça; conciliação trabalho-família) explicam os comportamentos inovadores e melhoram o desempenho individual. Foram analisados os dados referentes a um questionário aplicado a 128 colaboradores de uma multinacional. Os resultados sugerem que (1) a percepção de espírito de camaradagem por parte dos colaboradores explica os seus comportamentos inovadores; (2) a percepção de equidade/justiça e de comunicação aberta e franca com o líder explica o desempenho individual; (3) o comportamento inovador influencia o desempenho individual. Pesem embora as limitações do estudo, a evidência empírica sugere que os indivíduos que percepcionam tais características autentizóticas tendem a adoptar mais comportamentos inovadores e a melhorar os seus desempenhos individuais. / This study investigates how the perception of authentizotic climate (camaraderie spirit; leader trust and credibility; the open and frank communication with the leader; learning opportunities and personal development; equity / justice; work-family conciliation) explain the innovative behavior and improve individual performance. The data was analyzed from a questionnaire answered by 128 employees of a multinational. The results suggest that (1) the employees perception of camaraderie spirit explain their innovative behavior, (2) the fairness / justice perception and open and frank communication with the leader explains the individual performance, (3) the innovative behavior influences individual performance. In spite of the study limitations, the empirical evidence suggests that individuals who perceive such authentizotic features tend to adopt more innovative behaviors and improve their individual performances.
- ItemCompetências Individuais para Profissionais de Marketing Multinível(ISMT, 2017) Albano, Beatriz Maria Bento; Matos, Fátima Ney (Orientadora); Massano, Ilda (Coorientadora)O objetivo deste estudo consistiu em identificar as competências individuais necessárias para profissionais que trabalham em marketing multinível, com o suporte da teoria das representações sociais. Em termos metodológicos, a investigação foi de caráter exploratório e descritivo tendo uma natureza qualitativa. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se o teste de evocação de palavras, que foi aplicado junto a uma amostra não probabilística por conveniência, composta por 251 respondentes. Os resultados mostraram que os núcleos centrais das representações sociais foram formados por palavras que designam competências individuais constantes na literatura, ou seja, a maneira como se constroem e se adquirem as representações sociais assemelham-se à maneira como se constroem os conceitos teóricos. Pode-se concluir que as competências individuais necessárias para profissionais que trabalham em marketing multinível estão a ser consolidadas em consonância com a literatura, a ressaltar que as representações sociais mostraram o dinamismo como uma nova competência. / The main goal of this study is to identify the required individual competences to work in the multilevel marketing companies, based on the social representation theory. In methodological terms, the investigation was of an exploratory, descriptive and qualitative nature. As a data collection technic, the word evocation test was used on an intentionally non-probabilistic sample, constituted by 251 answerers. The results proved that the central core of the social representation was formed by words that designate individual competences consistent with those that can be seen in the literature, meaning that the way that social representation are constructed and acquired is similar to the way that theoretical concepts are formed. Thus, it can be concluded that the necessary individual competence to work in the multilevel marketing companies are consolidating in line with the literature, to emphasize that social representations showed dynamism as a new competence.
- ItemComprometimento Organizacional dos Trabalhadores Temporários(ISMT, 2017) Santos, Diana Fonseca; Moreira, Paulo Pinto (Orientador)A temática do comprometimento organizacional continua a suscitar uma grande atenção por parte dos investigadores e gestores de recursos humanos. O comprometimento dos colaboradores para com as organizações apresenta-se como uma vantagem competitiva, no entanto, a mesma competitividade tem sido apontada como uma consequência do aumento da contratação de pessoas em regime de trabalho temporário, tornando-se imperioso que a investigação e a prática persistam nos esforços para desenvolver o conhecimento acerca do comprometimento organizacional dos trabalhadores temporários. O objetivo do presente trabalho de investigação consistiu na análise do comprometimento organizacional dos trabalhadores temporários em relação à organização, de forma a verificar se as variáveis sociodemográficas - idade e antiguidade – aparecem correlacionadas com os níveis de comprometimento organizacional. Para o efeito, a investigação foi conduzida em contexto organizacional, com uma amostra constituída por trabalhadores em regime temporário de trabalho, que exercem funções na FUNFRAP – Fundição Portuguesa, S.A., unidade fabril da multinacional Teksid, tendo sido recolhidos 50 questionários válidos. Os resultados obtidos na abordagem quantitativa demonstraram que os trabalhadores temporários participantes no questionário apresentam médias mais elevadas no comprometimento instrumental em comparação ao comprometimento normativo e afetivo. Através da análise das correlação (Spearman) verifica-se a existência de uma relação entre as médias dos três tipos de comprometimento organizacional – afetivo, normativo e instrumental- apresentando níveis moderados a fortes. As variáveis observadas - idade e antiguidade - obtiveram correlações inconstantes e pouco significativas, como por exemplo, correlações negativas de -0,23 na relação entre a antiguidade e o comprometimento instrumental e correlação de 0,17 na relação entre a idade e o comprometimento instrumental, com as variáveis do comprometimento organizacional. O estudo realizado permitiu concluir que os trabalhadores temporários da amostra possuem diferentes níveis de comprometimento organizacional sendo que a média mais elevada revelou-se no comprometimento instrumental. Constatou-se, ainda, que a variáveis sociodemográficas – idade e antiguidade- obtiveram relações inconstantes com as variáveis do comprometimento organizacional. Por fim, referir que foi alcançado o objetivo proposto inicial de identificar, nos trabalhadores temporários, os três níveis de comprometimento organizacional e perceber a forma como se correlacionam as variáveis idade e antiguidade com as dimensões do comprometimento organizacional. / The issue of organizational commitment continues to attract great attention from researchers and managers of human resources. The commitment of the employees to their organizations presents itself as a competitive advantage. However, the same competitiveness has been pointed out as a consequence of the increase in the hiring of temporary workers, making it imperative that research and practice continue in efforts to develop knowledge about the organizational commitment of temporary workers. The objective of this research was to analyze the organizational commitment of temporary workers with regards to their organization, by verifying if the sociodemographic variables - age and seniority - appear correlated with the levels of organizational commitment. For this reason, the research was carried out in an organizational context, by collecting 50 valid questionnaires from a sample of temporary workers at FUNFRAP - Fundição Portuguesa, S.A., a manufacturing unit of the Teksid multinational. The results obtained by this quantitative approach showed that the temporary workers participating in the questionnaire presented higher averages of the instrumental impairment compared to normative and affective impairment. The analysis of the correlation (Spearman) verified the existence of a relationship between the averages of the three types of organizational commitment - affective, normative and instrumental - presenting moderate to strong levels. The observed variables - age and seniority - obtained inconstant and insignificant correlations, such as negative correlations of -0.23 in regard to seniority and instrumental impairment and a correlation of 0.17 in regard to age and instrumental impairment, with the variables of the organizational commitment. This study concluded that the temporary workers used in the sample had different levels of organizational impairment and that the highest average was found in the instrumental impairment. It also showed that socio-demographic variables - age and seniority - obtained inconsistent relationships with the variables of organizational commitment. It further pointed out that the initial proposed goal was achieved by identifying the three levels of organizational commitment in temporary workers and perceiving the way in which the variables age and seniority are correlated with the dimensions of organizational commitment.
- ItemComprometimento Organizacional, Intenção de Turnover e Pré-reforma: um estudo na Função Pública(ISMT, 2021) Sousa, Carolina Filipe Rodrigues de; Andrade, José Ricardo (Orientador)Este estudo visa analisar a relação existente entre as variáveis do comprometimento organizacional, da intenção de turnover e da pré-reforma no contexto de função pública. O facto de os colaboradores criarem longas carreiras na função pública, de se sentirem acomodados com a função e com a rotina, de terem o desejo de sair mas o medo que o novo “emprego” não seja tão vantajoso como o atual derivado às vantagens que são inerentes ao trabalho na função pública (como por exemplo a ADSE), são algumas das características que justificam o presente estudo e as escalas usadas. A importância deste reside não só no facto da pré-reforma não ser uma variável ainda muito associada à investigação científica na função pública, mas também na possibilidade de esta ser uma mais valia para as empresas e para os colaboradores na medida em que pode auxiliar na saída do colaborador para a sua nova rotina e quando conjugada com uma saída digna e progressiva dá, deste modo, tempo para a adaptação do colaborador ao que será a sua nova realidade e para as empresas, que deste modo poderão explorar este conceito para a preparação/formação de novos colaboradores aquando da saída do colaborador para a pré- reforma e também dar o seu contributo ao colaborador que já deu tanto de si para a organização. O objetivo é compreender se efetivamente o comprometimento organizacional se relaciona com a intenção de turnover e se a pré-reforma se correlaciona com estes. Participaram neste estudo 53 colaboradores (24 do sexo masculino e 29 do sexo feminino), todos da mesma organização. Os resultados revelaram correlações positivas e estatisticamente significativas entre as dimensões do comprometimento organizacional e correlações negativas e estatisticamente significativas entre a dimensão afetiva e normativa e a intenção de turnover. Por sua vez não foram encontradas correlações estatisticamente significativas com a pré- reforma. / This study aims to analyze the relationship between the variables of organizational commitment, turnover intention and pre-retirement. The importance of this study is that pre- retirement is not a variable still closely associated with scientific research, especially in the civil service. The objective is to understand whether organizational commitment is effectively a predictor of turnover and whether pre-retirement correlates with these. Fifty-three collaborators participated in this study (24 males and 29 females) all from the same organization. The results revealed positive and statistically significant correlations between the dimensions of organizational commitment and negative and statistically significant correlations between the affective and normative dimension and the intention of turnover. In turn, no statistically significant correlations were found with pre-retirement.
- ItemComprometimento Organizacional: estudo numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)(ISMT, 2019) Rodrigues, Ana Rita Marques; Matos, Fátima Ney (Orientadora)As IPSS têm uma importância significativa para a economia do Terceiro Setor do Estado Português. Como são intuições sem fins lucrativos, contam com o comprometimento dos seus trabalhadores, para serem os ativos mais importantes para o bom funcionamento destas organizações. O objetivo deste trabalho é compreender qual o tipo de comprometimento mais sentido pelos colaboradores da IPSS da Quinta das Pontes. A partir de uma abordagem quantitativa, o instrumento de coleta utilizado foi a última versão para medir o comprometimento organizacional, em três escalas multidimensionais, do comprometimento afetivo, calculativo e normativo, proposta por Meyer e Allen (1997). Para a recolha de dados utilizaram-se também as escalas de Meyer e Allen (1997), usando a escala de tipo Likert de 7 pontos. Mediu-se o comprometimento a partir da faixa etária, do género, da categoria profissional e do tipo de contrato da amostra. Conclui-se que a única variável que teve expressão, foi o género da amostra, sendo o tipo de comprometimento mais significativo foi o afetivo. / IPSS have a significant importance to the economy of the Portuguese Third Sector. As they are non-profit intuitions, they rely on the commitment of their workers to be the most important assets for the proper functioning of these organizations. The purpose of this paper is to understand what type of commitment most felt by IPSS employees of Quinta das Pontes. Based on a quantitative approach, the collection instrument used was the latest version to measure the organizational commitment, on three multidimensional scales, of the affective, calculative and normative commitment proposed by Meyer and Allen (1997). For data collection, the Meyer and Allen (1997) scales were also used, using the 7-point Likert scale. Commitment was measured by age, gender, professional category and contract type of the sample. It was concluded that the only variable that had expression was the gender of the sample, and the most significant type of impairment was the affective one.
- ItemA Comunicação Interna: a eficácia dos meios de comunicação interna na Caixa Geral de Depósitos(ISMT, 2011) Correia, Joana Isabel Freitas da Silva; Ramos, Susana (Orientadora); Serrano, Vicente (Coorientador)No mundo actual, onde a concorrência cresce e a oferta de produtos aumenta, onde a globalização é palavra de ordem, torna-se essencial pensar a sobrevivência das empresas como estando dependentes da adopção de comportamentos transparentes diante dos públicos, sejam eles de dimensão interna e/ou externa. Reconhecer a importância de controlar os aspectos imprevisíveis a que as empresas estão sujeitas, permite às organizações um maior controlo na previsão dos problemas, como os corrigir antes que estes interfiram no seu sucesso, constituindo assim um ambiente previsível e favorável. A comunicação assume pois um papel primordial na visibilidade positiva de uma empresa. O cliente interno, neste trabalho, será visto como fornecedor de uma rede interna de prestação de serviços, responsável pela agregação de valor aos produtos e serviços oferecidos pela organização. Os clientes internos são também vistos como detentores de um propósito comum responsável tanto pela criação como pela continuidade da organização. Ao longo deste trabalho é descrita e focada a ligação especial que existe entre a comunicação empresarial, a comunicação interna e a estratégia do marketing interno evidenciando a importância destes para as organizações. O objectivo deste estudo é analisar a eficácia dos meios de comunicação interna na Caixa Geral de Depósitos, a partir da realização de 39 inquéritos administrados a colaboradores de uma Agência. Os resultados obtidos com este estudo deram ênfase à eficácia dos meios de comunicação interna utilizados na organização em estudo, concluindo que a comunicação deve ser veiculada de acordo com a utilidade das funções a desempenhar. / In today´s world where competition grows and the supply of products increases, where globalization is a slogan, it is essential to consider the survival of business as being dependent of the adoption of transparent behavior in public, in they internal or external dimensions. Recognizing the importance of controlling the unpredictable aspects that companies are subject, allows organizations greater control in forecast the problems, how to correct them before they interfere with their success, providing a predictable and favorable ambient. Communication assumes an essential role in a positive visibility of a company. The internal customer, this work will be seen as a provider of internal network services, responsible for adding value to products and services offered by the organization. Internal customers are also seen as having a common purpose as much responsible for creating the continuity of the organization. Throughout this work is focused and described the special bond that exists between corporate communication, internal communication and internal marketing strategy, highlighting their importance for the organizations. The aim of this study is to analyze the effectiveness of internal communication in the CGD, from conducting 39 surveys administered to employees of an Agency. The results of this study emphasized the effectiveness of internal communication in the organization used in the study, concluding that the communication should be conveyed according to the usefulness of the tasks.
- ItemComunicação Organizacional em Processos de Downsizing: um estudo de caso sobre interpretações e perspectivas(ISMT, 2011) Ferreira, Tânia Isabel Martins; Delgado, Artur (Orientador)Nesta dissertação é abordado o processo de comunicação organizacional em situações de downsizing, considerando a comunicação como um elemento produtor de significados, percebidos através de perspectivas e interpretações. São discutidos conceitos como, Mudança Organizacional, Downsizing e Comunicação Organizacional, que se coadunam com análise, uma vez que estes estão correlacionados, facilitando a na compreensão geral da dissertação. Deste modo, utilizou-se a análise crítica do discurso, que revelou os significados subjacentes aos discursos, dando ainda importância aos diferentes grupos envolvidos. São indicadas, através da análise, soluções para as problemáticas que se evidenciaram nos discursos sobre a comunicação organizacional e processo de downsizing, tornando todo o processo de downsizing e sua comunicação mais eficiente e eficaz. / In this dissertation it is approached the process of organizational communication in events of downsizing, considering the communication as a component producer of significations, perceived as perspectives and interpretations. It is discussed concepts as Organizational Change, Downsizing and Organizational Communication. These concepts are consistent with the analysis, these are correlated, facilitating the general understanding of the dissertation. Thus, it was used a critical discourse analysis, which revealed the underlying meanings to the speeches, giving further importance to the different groups involved. Also are indicated the solutions to the problems that were revealed in the discourses on organizational communication and downsizing, making the whole process of downsizing and the communication more efficient and effective.
- ItemConciliação Trabalho-Família em Três Tipos de Organizações(ISMT, 2014) Pereira, Marta Filipa Carvalho; Monteiro, Rosa (Orientadora)Este estudo aborda a questão da conciliação entre o trabalho e família, nomeadamente a questão da importância da existência de medidas de conciliação. A pesquisa decorreu em três contextos, numa empresa com medidas de conciliação efectivas, uma empresa sem medidas de conciliação e no setor público, através de questionários Os principais resultados mostram que a existência de medidas de conciliação e de uma cultura organizacional apoiante (para a qual contribui o apoio de colegas e chefias) aumentam a perceção de capacidade de conciliação\ e permitem diminuir o stress sentido pelos trabalhadores. Percebeu-se também que existe uma maior interferência do trabalho na família do que o contrário e que as mulheres continuam a ser quem sente mais dificuldades em relação à conciliação. / This study addresses the issue of balancing work and family, namely the issue of importance of conciliation measures. The research took place in three contexts, a company with actual measures of conciliation, a company without conciliation measures and the public sector, through questionnaires The main results show that the existence of reconciliation measures and a supportive organizational culture (which contributes to the support of colleagues and supervisors) increase the perception of ability to compromise and they reduce the stress felt by workers. We also noticed that there is a greater interference of work in the family than otherwise and that women continue to be who feels more difficulties regarding the conciliation.
- ItemConflito Organizacional na Perspetiva dos Gestores(ISMT, 2016) Pires, Isabel Maria Dâmaso; Moreira, Paulo Pinto (Orientador); Silva, Maria do Carmo (Coorientadora)Sem resumo disponível.