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Título: A Relação entre as Atitudes Críticas do Treinador e a Ansiedade em Contexto Desportivo: o papel mediador dos traços de Mindfulness e de autojulgamento do atleta
Autores: Gama, Rita Margarida Madeira
Cunha, Marina (Orientadora)
Palavras-chave: Ansiedade desportiva - Sport anxiety
Treinador crítico - Critical coach
Mindfulness - Mindfulness
Autocompaixão - Self-compassion
Autojulgamento - Self-judgment
Data: 2021
Editora: ISMT
Resumo: Objetivo. Analisar de que forma a perceção dos atletas acerca das atitudes críticas do treinador tem efeito na ansiedade desportiva, explorando o papel dos traços de mindfulness e das atitudes de autocompaixão e de autojulgamento do atleta. Métodos. A amostra incluiu 184 atletas adolescentes (150 rapazes e 34 raparigas), com idades entre os 12 e os 18 que completaram um protocolo composto por 4 instrumentos que avaliaram a ansiedade desportiva (SAS-2), a perceção das atitudes críticas do treinador (APoCCAS), mindfulness (CAMM) e autocompaixão (SCS). Com recurso ao SPSS, realizaram-se testes t para amostras independentes, correlações de Pearson e regressões lineares. As análises de trajetórias foram efetuadas através do programa AMOS. Resultados. A ansiedade desportiva demonstrou uma associação positiva com as atitudes críticas do treinador, com o autojulgamento e uma associação negativa com o mindfulness. O mindfulness demonstrou uma associação negativa com o autojulgamento e a perceção que os atletas têm acerca das atitudes críticas do treinador. O autojulgamento demonstrou-se negativamente associado com as atitudes críticas do treinador. O modelo preditor explicou 45% da variância da ansiedade desportiva, sendo o mindfulness e o autojulgamento os únicos preditores. Os resultados da Path Analysis indicaram que o efeito das atitudes críticas do treinador na ansiedade desportiva foi totalmente mediado pelo mindfulness e pelo autojulgamento do atleta. Conclusões. Os dados sugerem que os atletas que percecionam mais atitudes críticas por parte do treinador, que têm mais atitudes de autojulgamento, e menos competências de autoconsciência e atenção plena, tendem a apresentar maiores níveis de ansiedade desportiva. O presente estudo teve um papel inovador ao evidenciar a forma específica como estas variáveis estão associadas, sugerindo que o desenvolvimento de competências de mindfulness e a diminuição de atitudes de autojulgamento podem ser úteis na diminuição do impacto das atitudes críticas do treinador na ansiedade competitiva. / Objective. Analyse how athletes’ perception of the coach’s critical attitudes affects sports anxiety, exploring the role of mindfulness and the athlete’s self-compassionate and self-judgmental attitudes. Method. The sample included 184 adolescent athletes (150 boys and 34 girls), aged between 12 and 18, who filled in a protocol consisting of 4 instruments that assessed sports anxiety (SAS-2), the perception of coach’s critical attitudes (APoCCAS), mindfulness (CAMM) and self-compassion (SCS). Using SPSS, t-tests for independent samples, Pearson correlations and linear regressions were performed. The path analyses were executed using the AMOS program. Results. Sports anxiety showed a positive association with critical coach attitudes, selfjudgment and a negative association with mindfulness. Mindfulness demonstrated a negative association with self-judgment and the athletes’ perception of the coach’s critical attitudes. Self-judgment was negatively associated with the coach’s critical attitudes. The predictor model explained 45% of the variance in sports anxiety, with mindfulness and self-judgment being the only predictors. The Path Analysis results indicated that the athlete’s mindfulness and self-judgment fully mediated the effect of the coach’s critical attitudes on sports anxiety. Conclusion. The results suggest that athletes who perceive more critical attitudes from the coach, who have more self-judgmental attitudes, and less self-awareness and mindfulness skills tend to have higher levels of sports anxiety. The present study had an innovative role in showing how these variables are associated, suggesting that the development of mindfulness skills and the reduction of self-judgmental attitudes can be helpful to reduce the impact of the coach’s critical attitudes on competitive anxiety.
URI: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1292
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado Psicologia

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