Dissertações e Relatórios de Mestrado J-P-E
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Dissertações e Relatórios de Mestrado J-P-E por autor "Afonso, Carlos Alberto (Orientador)"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
- ItemA Recessão do Mercado de Medicamentos e a Crise das Farmácias(ISMT, 2013) Pessoa, Stephany Dayana Heleno; Afonso, Carlos Alberto (Orientador)A recessão do mercado de medicamentos em Portugal, popularmente conhecida como crise das farmácias, é de particular importância no quadro da crise da economia portuguesa hoje. Esta dissertação aborda a questão, argumentando que a estratégia de sobrevivência do mercado de medicamentos em Portugal implica uma conjunção entre mudança financeira e mudança técnica. Neste sentido, a pesquisa empírica foi conduzida em Mortágua, Santa Comba Dão e Cantanhede, pequenas cidades vizinhas situadas na periferia de Coimbra, a maior cidade no centro de Portugal. A pesquisa aponta para o facto de que a crise financeira das farmácias é intensa naquela área, afetando particularmente a qualificação técnica dos recursos humanos. Em última instância, porém, o que está em causa é um problema mais geral com a crescente obsolescência, num mercado em mudança, do conceito de recursos humanos no setor das farmácias em Portugal. / The drug market down turn in Portugal, popularly known as pharmacy crisis, is of particular importance within today’s broader crisis of the Portuguese economy. This dissertation approaches the question, arguing that the survival strategy of the drug market in Portugal implies a conjunction between financial and technical change. The empirical research was conducted in Mortágua, Santa Comba Dão and Cantanhede, neighbouring small towns in the periphery of Coimbra, the bigger city in central Portugal. There search points to the fact that the pharmacy financial distress is particularly marked in that area, affecting as well the technical qualification of human resources. Ultimately, however, what is at stake is a more general problem with the increasing obsolescence in a changing market of the concept of human resources in the Portuguese pharmacy setor.
- ItemA Terapia da Fala em Contexto Escolar: competências de comunicação e promoção da autonomia de alunos com perturbação do espetro do autismo(ISMT, 2013) Agostinho, Susana Margarida Ângelo Correia; Afonso, Carlos Alberto (Orientador)A perturbação do espetro do autismo (PEA) é uma problemática atual no contexto educativo e necessita de diversos apoios especializados, entre eles, a terapia da fala. Este estudo propõe se a analisar o trabalho integrado do terapeuta da fala, tendo em conta as suas estratégias base de atuação; e da metodologia TEACCH em contexto de Unidade de Ensino Estruturado (UEE), de forma a investigar a evolução dos alunos com base nesta incorporação. A amostra inclui três alunos com diagnóstico de PEA a frequentar a UEE e a usufruir de apoio de terapia da fala uma vez por semana. A avaliação baseou-se na utilização de protocolos estandardizados e por observação direta dos comportamentos linguísticos das crianças, tendo sido feitas em três períodos distintos, coincidentes com os períodos escolares. As crianças com PEA apresentam progressos linguísticos, comunicacionais e relacionais significativos com a utilização de um método integrado da terapia da fala em contexto de UEE, utilizando a metodologia TEACCH. Apesar de os alunos apresentarem o mesmo diagnóstico de PEA, manifestam caraterísticas psicossociais diferentes, bem como diferentes graus de desenvolvimentos linguístico e relacional. Não obstante, verificou-se que a metodologia TEACCH, fundamentada nas dificuldades que a PEA apresenta é uma ferramenta funcional para melhorar o desempenho, o comportamento adaptativo e desenvolver autonomia das crianças com PEA. / Autism spectrum disorder (ASD) is a current problem in the educational context and needs of various specialized support, among them speech therapy. This study proposes to analyze the integrated work of the speech therapist, taking into account their strategies based on performance, and the methodology in the context of TEACCH Unit Teaching Structured (UTS) in order to investigate the evolution of students based this merger. The sample includes three students diagnosed with ASD attending the UTS and enjoys supporting speech therapy once a week. The evaluation was based on the use of standardized protocols and direct observation of linguistic behavior of children, having been made into three distinct periods, coinciding with school terms. Children with ASD show a significant progress linguistic, communicative and relational with the use of an integrated method of speech therapy in the context of UTS, using the TEACCH methodology. Despite the students submit the same diagnosis of ASD manifest different psychosocial characteristics as well as different degrees of linguistic and relational developments. However, it has been found that the TEACCH method based on the ADS difficulties presents which, is a tool for improving functional performance, autonomy and develop adaptive behavior of children with ASD.