Dissertações e Relatórios de Mestrado J-P-E
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Dissertações e Relatórios de Mestrado J-P-E por assunto "Administração Pública - Public Administration"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- ItemFatores Higiénicos e Motivadores dos Funcionários Públicos: um estudo de caso com recurso à teoria dos dois fatores de Herzberg(ISMT, 2012) Coelho, Sílvia Diana Almeida; Fontes, Francisco (Orientador)Este trabalho de investigação aborda o tema da motivação dos funcionários públicos, tendo como base a teoria do autor Frederick Herzberg. A investigação é suportada pelo estudo de caso realizado numa entidade pública da área da grande Lisboa. O principal objetivo foi analisar e explicitar a motivação dos colaboradores desta organização na atualidade, verificando se existem ou não diferenças e se as mesmas são significativas em relação ao estudo inicial do autor da Teoria dos Dois Fatores. A motivação é também relacionada com o desempenho dos funcionários públicos, descrito pela nota da avaliação do seu desempenho. / This research addresses the issue of the motivation of civil servants, based on the theory of the author Frederick Herzberg.The research is supported by the case study conducted in a public entity of the major Lisbon area. The main goal was to, currently, analyze and explain the motivation of civil servants, checking whether there are differences and whether they are significant in relation to the inicial study of the author of the Theory of Two Factors. Motivation is also linked to the performance of civil servants, analyzed through the note of the evaluation of employee's performance.
- ItemGestão da Saúde Pública e a Pandemia Covid 19: análise bibliométrica a partir da ISI Web of Science(ISMT, 2021) Sampaio, Andréa Rios Ribeiro; Matos, Fátima Ney (Orientadora)A pandemia da COVID 19 impôs um grande desafio para todo o planeta. Déficits históricos dos sistemas de saúde, agravados por recentes políticas de austeridade fiscal, como redução do investimento público em pesquisa e desenvolvimento, enfraquecimento das instâncias de governança globais e regionais, confiança reduzida entre os países, e entre níveis diversos de governo no interior dos países, impactando sobre a atividade científica. O objetivo desse trabalho foi analisar e descrever a produção científica existente sobre Gestão da Saúde Pública no Brasil e os impactos da pandemia da Covid 19. Assente em uma abordagem qualitativa e descritiva, foi realizada uma análise bibliométrica, a partir da base de dados ISI Web of Science, com o apoio dos softwares HistCite e VOSviewer.Os resultados foram identificados 142 artigos sobre Gestão Pública e COVID-19. Estes artigos estão publicados em 85 periódicos distintos indexados à base de dados em questão e foram escritos por 401 autores que possuem vínculos à 271 instituições, localizadas em 54 países.Pode-se concluir que os países mais produtivos foram Brasil, Estados Unidos, Espanha e Reino Unido com destaque para o Brasil que apareceu no topo da lista com 26 registros de publicações indexadas na base de dados pesquisada, /
- ItemO Sistema de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública Portuguesa: efeitos da sua prática no contrato psicológico dos colaboradores(ISMT, 2010) Lopes, Isabel Maria Paraíso Faria; Dias, José Henrique (Orientador)Desde as últimas décadas do século XX que, perante um cenário marcado pela complexidade de uma economia globalizada, a Administração Pública tem sido coagida a passar por processos de reforma. As referências à reestruturação da Administração Pública por motivos políticos, económicos e financeiros, são frequentes na literatura, e surgem, quase sempre, num discurso imperativo. Neste contexto, foram introduzidos mecanismos de mercado por se acreditar que estes produzem soluções mais eficazes para o cidadão-cliente, uma administração motivadora, para quantos nela trabalham, e eficiência económica. Na esfera pública, mais do que transformar inputs em outputs, importa, avaliar os outcomes, isto é, o impacto sobre o valor público. Inúmeros estudos concorreram para enquadrar e justificar a reforma do sector público. Continuam, porém, a faltar respostas de como compatibilizar a gestão orçamental com práticas ideológicas das organizações, nomeadamente ao nível da gestão de recursos humanos. Este estudo tem como objectivo central contribuir para um melhor conhecimento dos efeitos que a prática da avaliação do desempenho, em vigor na Administração Pública Portuguesa, tem no contrato psicológico dos colaboradores. Para o teste das hipóteses propusemos um modelo de investigação, tomando como referência a teoria de Guest. Com uma abordagem qualitativa, construímos um inquérito por questionário, que foi aplicado a alguns colaboradores de uma Instituição pública. Os dados recolhidos permitiram a elaboração de quadros de referência de resultados que, por meio da análise de conteúdo, nos possibilitou tirar ilações acerca do comprometimento organizacional e comportamentos de cidadania organizacional dos Colaboradores. Trata-se de uma pesquisa com características exploratórias que, acreditamos, possa ser a base para trabalhos futuros sobre os efeitos do SIADAP nos indivíduos e nas organizações. Os resultados mostram que o sentimento de que a organização não cumpriu os termos do contrato psicológico é moderado por um esforço emocional, que mantém o colaborador na organização, evidenciando, ainda, um comprometimento afectivo com a Instituição e comportamentos de virtude cívica. / Since the last decades of the 20th century, in a scenario marked by the complexity of a globalized economy, the Public Administration has been forced to undergo reform processes. References to the restructuring of the Public Administration for political, economical and financial reasons are frequent in literature, and arise, in most cases, in an imperative tone. In this context, market mechanisms were introduced, as it is believed that they produce more efficient solutions for the citizen-client, motivated administration for whom many work, and economic efficiency. In the public sphere, more than just transforming inputs into outputs, it is important to evaluate the outcomes, that is, the impact on the public value. Numerous studies have contributed to contextualize and justify the public sector reform. However, there are still no answers of how to develop compatibility between the budgetary management and the ideological practices of the organizations, namely on the level of human resource management. The main aim of this study is to contribute to a better knowledge of the effects that the practice of performance appraisal, in force in the Portuguese Public Administration, has on the employee's psychological contract. For this hypothesis test, we proposed a research model, with reference to Guest's theory. With a qualitative approach, we constructed a survey questionnaire that was applied to some employees of a Public Institution. The data gathered allowed the elaboration of results frameworks which, by means of the content analysis, enabled us to draw conclusions of the employees' organizational commitment and organizational citizenship behaviour. It is a research with exploratory characteristics, which we believe, may provide the basis for future work on the effects of the SIADAP on individuals and organizations. The results indicate that the feeling that the organization did not fulfil the psychological contract terms is moderated by an emotional effort, which leads the employee to remain in the organization, also showing an affective commitment to the institution and civic virtue behaviours.
- ItemA Sobre-educação na Administração Pública: estudo qualitativo numa autarquia local(ISMT, 2021) Simão, Diana Filipa Gonçalves; Santos, Reinaldo (Orientador)Como forma de combater o dinamismo, a incerteza e a exigência do contexto laboral moderno, as pessoas têm investido, progressivamente, na sua formação. Esta investigação abriu novos horizontes ao despertar a atenção para o estudo da sobre-educação na Administração Pública, concluindo que é uma situação cada vez mais frequente. O conceito de sobre-educação refere-se às situações em que as pessoas apresentam habilitações escolares superiores, comparativamente com os requisitos exigidos para determinada função. Através da adoção de uma metodologia qualitativa, realizámos entrevistas semiestruturadas a 21 assistentes técnicos sobre-educados de uma autarquia local, com o objetivo de perceber os motivos pelos quais as pessoas com educação superior tinham interesse em desempenhar funções com menor exigência de escolaridade. Os nossos resultados demonstram que a sobre-educação é explicada por três dimensões fundamentais: (1) vínculo e carreiras, que inclui oportunidade de emprego, notoriedade da Administração Pública, segurança e efetividade e progressão e reconhecimento formal; (2) condições e experiências de trabalho, que inclui atividades desempenhadas, oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento e ambiente positivo e colaborativo; (3) equilíbrio trabalho-família, que inclui proximidade geográfica, nível de exigência, duração do trabalho e disponibilidade para a família. Adicionalmente, concluímos que as pessoas sobre-educadas da autarquia Alpha não priorizam a dimensão remuneratória, o que difere da dimensão de pagamento do employee value proposition, proposta pela literatura. Assim, uma das principais implicações práticas da nossa investigação é que, recomendavelmente, a Administração Pública adote ações de atração e retenção que avaliem aspetos como o nível motivacional das pessoas sobre-educadas, a (im)possibilidade de mobilidade intercarreiras e/ou mobilidade funcional e a promoção de ações de team building. / As a way to combat the dynamism, uncertainty and demands of the modern work context, people have progressively invested in their education. This investigation opened new horizons by arouse attention to the study of overeducation in Public Administration, concluding that it is an increasingly frequent situation. The concept of overeducation refers to situations in which people have higher educational qualifications, compared to the requirements for a given function. Through the adoption of a qualitative methodology, we conducted semi-structured interviews with 21 over-educated technical assistants from a local council, in order to understand the reasons why people with higher education had an interest in performing functions with less education requirements. Our results show that overeducation is explained by three fundamental dimensions: (1) bond and careers, which includes employment opportunities, Public Administration notoriety, safety and effectiveness, and progression and formal recognition; (2) working conditions and experiences, which includes performed activities, learning and development opportunities and a positive and collaborative environment; (3) work-family balance, which includes geographic proximity, level of demand, working hours and availability for the family. Additionally, we conclude that the overeducated people in the Alpha council do not prioritize the remuneration dimension, which differs from the payment dimension of the employee value proposition, proposed by the literature. Thus, one of the main practical implications of our research is that, recommendably, the Public Administration adopts attraction and retention actions that assess aspects such as the motivational level of overeducated people, the (im)possibility of inter-career mobility and/or functional mobility and the promotion of team building actions.