Publicações Científicas J-P-E
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Publicações Científicas J-P-E por título
A mostrar 1 - 20 de 33
Resultados por página
Opções de ordenação
- ItemUma Análise de Performance de Cinco Fundos de Investimento Mobiliário Harmonizados de Ações Portuguesas(ISMT, 2017-12-29) Dias, Henrique AmaralEste artigo analisa cinco Fundos de Investimento Mobiliário (F.I.M.) Harmonizados de Ações Portuguesas através de duas perspetivas, com os seguintes objetivos e metodologias: i) calcular a pior perda a que um investidor estaria sujeito com um nível de confiança de 99%, tendo para tal utilizado o VaR Histórico ii) verificar quais os F.I.M. que obtiveram uma performance superior/inferior à do mercado em termos da taxa média de retorno anual, quantificando essas diferenças. Por outro lado, estabelecer uma relação entre rendibilidade e risco, ao longo de um período de cinco anos. Para tal aplicámos o CAPM (Capital Asset Pricing Model) e os indicadores relevantes (Alpha de Jensen e os Rácios de Treynor e de Sharpe). Os resultados permitiram-nos uma hierarquização dos fundos aplicando os critérios mencionados, a partir das suas performances históricas: i) o do NB Portugal foi o que sofreu as menos severas piores perdas ii) o do Santander foi o que registou a maior diferença entre a sua taxa média geométrica de retorno anual e a do respetivo benchmark iii) o do BPI apresentou a maior diferença entre rendibilidades por unidade de risco. Os investidores devem considerar resultados análogos na tomada de decisão e recomenda-se que as autoridades reguladoras publiquem métricas similares regularmente.
- ItemAntecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores Não-docentes: estudo de caso numa instituição de ensino superior(Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2022-10-02) Cordeiro, João Pedro; Cunha, Pedro; Lourenço, Abílio AfonsoObjetivo: Este estudo teve como objetivo analisar os níveis de empenhamento organizacional e a relação entre o empenhamento e as variáveis sociodemográficas dos profissionais, em contexto de ensino superior. O empenhamento é um aspeto crítico do desempenho individual e um alicerce fundamental do desenvolvimento das organizações. Como é gerido e a interrelação que estabelece com as caraterísticas pessoais tem sido área de desenvolvimento em vários estudos. Métodos: O estudo foi de natureza quantitativa e possuiu um corte transversal, através da aplicação de um inquérito por questionário a 127 trabalhadores não-docentes de uma instituição de ensino superior. O inquérito por questionário foi validado, apresentando boas qualidades psicométricas. Resultados: As hipóteses que sistematizaram as especificações entre as componentes do empenhamento e as variáveis idade, habilitações acadêmicas e categoria profissional foram confirmadas em algumas das suas várias subalíneas, revelando-se determinantes no modo como os indivíduos se encontram empenhados organizacionalmente. As hipóteses que orientaram as especificações entre as componentes do empenhamento e as variáveis gênero e antiguidade não foram confirmadas, não existindo relação entre elas. Conclusões: Os trabalhadores estão empenhados com a instituição, ainda que com níveis diferentes, os quais são ancorados por algumas caraterísticas sociodemográficas. Tratou-se de um estudo pioneiro em contexto nacional entre os diferentes tipos de empenhamento organizacional e as variáveis sociodemográficas, em contexto de ensino superior. Contribuiu para a formulação de estratégias de gestão focadas no empenhamento organizacional, apoiando a formulação de sistemas baseados no comportamento organizacional. / Objective: This study aimed to analyze the levels of organizational engagement and the relationship between engagement and sociodemographic variables in the higher education context. Engagement is a critical aspect of individual performance and a fundamental building block of organizational development. The way it is managed and its interrelationship with personal characteristics have been the area of development inseveral studies. Methods: The study was quantitative and had a cross-sectional nature through the application of a questionnaire survey to 127 non-teaching employees from a higher education institution. The questionnaire survey was validated, showing good psychometric qualities. Results: The hypotheses that systematized the specifications between the engagement components and the age, academic qualifications, and professional position variables have been confirmed in some of their various sub-alignments and can therefore be considered as determining how individuals are organizationally engaged. The hypotheses that guided the specifications between the engagement components and the gender and seniority variables were not confirmed; therefore, there was no relationship between them. Conclusions: The non-teaching employees are engaged in the institution, although with various levels anchored by some sociodemographic characteristics. It was a pioneering study in a national context between the distinct types of organizational engagement and sociodemographic variables in the higher education context. It contributed to the formulation of management strategies focused on organizational commitment, supporting the formulation of systems based on organizational behavior.
- ItemBanking relationship and credit terms: empirical evidence from Portuguese small firms(2010) Matias, Miguel Neves; Serrasqueiro, Zélia; Costa, Carlos ArriagaBased on a sample of Micro and Small-sized Enterprises (MSE) financed by a large Portuguese bank, this study seeks to assess the importance of the banking relationship for MSE to obtain better credit terms, i.e. higher credit limit, lower risk premium and less probability that collateral must be provided. We conclude that long term banking relationship alone is not important for firms to obtain better bank credit terms. However, greater borrowing concentration allows MSE to obtain a lower risk premium and a higher limit of credit. The magnitude of these impacts are affected by some specificities related to firm size, economic-financial performance and the position of the lending bank in the local banking market.
- ItemConstituting the Self in Self-determination: an IR approach with an analysis of the Western Sahara case(Foundation for Good Politics, 2021-11) Barata, Maria JoãoBecause of the conventional phrasing of the self-determination right in international law, the question of what is “a” people is much debated in politics and literature on self-determination. In addressing this question, the literature on self-determination appears to assume a sequence: first the people, then self-determination. By contrast, in this article, author addresses the problem from an IR perspective, particularly the IR debate on identity, focusing on the role of international norms in making political communities recognizable and legitimate. The author argues that the norm of self-determination influences the constitution of the selves in the international system. The author draws on symbolic interactionism to point out that advancing individuality and originality is always dependent upon society by the mediation of symbolic resources, including norms. The norm of self-determination is a normative resource to project and construct a self that is amenable to perform in the international system and be recognized by others. The self that is proposed by the nationalist movement of the Sahrawi of the Western Sahara—with a delimited territory, a defined population, a collective consciousness and governing structures—illustrates the argument.
- ItemConsumo de Skincare en Instagram: prácticas, sentidos y proximidades mercantilizadas(ISMT, 2022-12-31) Dettano, Andrea; Boragnio, AldanaEl consumo, cada vez más presente en el mundo digital/móvil, encuentra en el sector de belleza y alimentos su mayor potencial de crecimiento. Sitios webs y cuentas de diversas redes sociales conforman escenarios crecientes y cambiantes de despliegue de saberes, recomendaciones y publicidades sobre productos y servicios vinculados al cuidado facial. En vista de ello, el objetivo del escrito es describir las emociones que aparecen en relación al cuidado facial –o Skincare– en una cuenta de la red social Instagram, a partir de una observación no participante en un entorno virtual tomando como observable un perfil que, en 2020, triplicó la cantidad de seguidores. En primer lugar, haremos un breve recorrido sobre redes sociales e Instagram, daremos cuenta del avance del consumo electrónico, para luego describir los sentires presentes en las publicaciones presentes en el feed de la cuenta observada. Se concluye con la clasificación y análisis de tres tipos de posteos – reseñas, informativos y de enseñanza/pedagógicos – donde es posible observar prácticas de consumo atravesadas por el seguimiento de lo “económico” y accesible, valores ligados a lo sustentable, el aprendizaje sobre productos, usos, así como una creciente rutinización. Lo concluído permite comenzar a delinear aspectos de los consumos de plataforma. / O consumo, cada vez mais presente no mundo digital e móvel, encontra o seu maior potencial de crescimento nos setores da beleza e da alimentação. Sites e contas de diversas redes sociais compõem cenários de crescimento e de mudança para a distribuição de conhecimento, recomendações e publicidade de produtos e serviços relacionados com os cuidados faciais. Em face disto, o objetivo deste texto é descrever as emoções que surgem relacionadas com o cuidado facial –ou Skincare– numa conta da rede social Instagram, a partir de uma etnografia virtual, tendo como observável um perfil que, em 2020, triplicou o número de seguidores. Primeiramente, faremos um breve percurso pela internet, redes sociais e Instagram, relataremos a evolução do consumo eletrónico, para em seguida descrever os sentimentos presentes nas publicações presentes no feed do relato observado. O artigo finaliza com a classificação e análise de três tipos de posts –resenhas, informativos e didáticos/pedagógicos– onde é possível observar práticas de consumo atravessadas pelo monitorização do que é “económico” e acessível, pelos valores ligados à sustentabilidade, aprendizagem sobre produtos, utilizações, bem como por uma crescente rotinização, em relação ao consumo de uma plataforma específica. / Consumption, increasingly present in the digital/mobile world, finds its greatest growth potential in the beauty and food sector. Websites and accounts of various social networks make up growing and changing scenarios for the deployment of knowledge, recommendations and advertising on products and services related to skincare. In view of this, the objective of the writing is to describe the emotions that appear in relation to Skincare in an Instagram social network account, from a non-participant observation in a virtual environment taking as observable a profile that, in 2020, tripled the number of followers. First of all, we will take a brief path of social networks and Instagram, we will report on the progress of electronic consumption, and then describe the emotions present in the publications present in the feed of the observed account. It concludes with the classification and analysis of three types of posts –reviews, informative and teaching/pedagogical– where it is possible to observe consumption practices crossed by the monitoring of what is “economical” and accessible, values linked to sustainability, learning about products, uses, as well as an increasing routinization. What has been concluded allows us to begin to outline aspects of platform consumption.
- ItemContradições e Inovações da Autodeterminação no Sistema Internacional Contemporâneo(ISMT, 2016-07-01) Barata, Maria JoãoO conceito de autodeterminação refere tanto um princípio geral de direito dos povos à liberdade, como uma norma jurídica com implicações tangíveis na delimitação geográfica e humana e na governação das comunidades políticas. Contudo, tensões e contradições complexas revelam-se nessa norma de direito internacional, ao mesmo tempo que as práticas políticas que a reivindicam ou procuram conter e regular – e que envolvem os próprios movimentos de autodeterminação, os Estados e as organizações internacionais – avançam novas perspectivas para a sua interpretação e concretização. O propósito deste artigo é rever e analisar estas duas questões sobre a autodeterminação no sistema internacional contemporâneo: a questão das tensões e contradições, em primeiro lugar, e, em segundo, a questão das tendências de inovação na sua interpretação conceptual e normativa. / The concept of self-determination refers both to a general principle of peoples’ right to freedom and a legal norm with concrete implications in bounding, humanly and geographically, and in governing political communities. However, complex tensions and contradictions appear in such a norm of international law, at the same time that political practices that claim it or that try to restrain or regulate it, and which involve the self-determination movements, States and international organizations, put forward new perspectives for its interpretation and implementation. This article aims at reviewing and analyzing these two topics about self-determination in the contemporary international system: the tensions and contradictions, in the first place, and the trends in innovating its conceptual and normative interpretation, in second place.
- ItemCultura Organizacional e Qualidade em Serviços em Instituição de Saúde Pública Portuguesa(Universidade Federal Fluminense (UFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF), 2017) Lourenço, Paulo José de Freitas; Massano-Cardoso, Ilda; Matos, Fátima Regina Ney; Nodari, Cristine HermannNos últimos anos, têm proliferado em Portugal investigações sobre a cultura organizacional e a gestão da qualidade, quer no setor industrial, quer no setor da saúde. Esta investigação por meio de um estudo de caso consistiu na aplicação de dois questionários, o Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) e o SERVPERF, no Hospital Distrital da Figueira da Foz tendo em vista identificar a tipologia da cultura organizacional e verificar uma possível relação com as dimensões da qualidade percecionadas pelos colaboradores desta instituição de saúde. Os resultados obtidos demonstram que a tipologia de cultura organizacional que obteve maior pontuação foi a cultura de mercado. Relativamente à perceção das dimensões da qualidade, nos serviços, pelos clientes internos, verificou-se que a dimensão confiança que obteve a pontuação mais elevada, correlacionando-se estatisticamente com as quatro tipologias de cultura, clã, adocrática, burocrática e de mercado. / In recent years, investigations on organizational culture and quality management have proliferated in Portugal, both in the industrial sector and in the health sector. This investigation through a case study consisted in the application of two questionnaires, the Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) and the SERVPERF, in the District Hospital of Figueira da Foz in order to identify the typology of the organizational culture and verify a possible relation with the dimensions of quality perceived by the employees of this health institution. The results obtained demonstrate that the typology of organizational culture that obtained the highest score was market culture. In relation to the perception of the dimensions of quality in the services, by the internal clients, it was verified that the trust dimension that obtained the highest score, correlating statistically with the four typologies of culture, clan, adocratic, bureaucratic and market.
- ItemAs dificuldades de percurso das mulheres empreendedoras(GeSec - Revista de Gestão e Secretariado, 2021-09) Bandeira, Larissa Lima; Mesquita, Rafael Fernandes de; Araújo, Maria Kélvia Ferreira de; Matos, Fátima Regina NeyO aumento no número de empresas criadas por mulheres vem ganhando destaque nos últimos anos. De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor, 50,7% das mulheres concordaram que o medo de fracassar não as impediria de começar um novo negócio. Mas não é só o medo que deve ser enfrentado por elas. Outras dificuldades para a atividade empreendedora são apontadas na literatura, como: barreiras de gênero, conflito família e trabalho, financeiras, de apoio familiar, de gerência de negócio, disponibilidade de tempo e qualificação. Este artigo objetivou analisar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no desenvolvimento empreendedor na cidade de Campo Maior - PI. Optou-se por utilizar uma abordagem qualitativa e de cunho descritivo. As mulheres pesquisadas são jovens com idade entre 22 e 34 anos, com formação concluída ou em cursos de graduação em outras áreas, que não a de gestão, que resolveram empreender pela percepção de oportunidade. A realidade empreendedora das mulheres na cidade se aproxima da caracterização sintetizada a partir da leitura, à exceção da captação de recursos financeiros que não aparentou ser influenciada por barreiras de gênero. / The increase in the number of companies created by women has been gaining prominence in recent years. According to the Global Entrepreneurship Monitor, 50.7% of women agreed that the fear of failure would not prevent them from starting a new business. But it is not just fear what they must face. Other difficulties for the entrepreneurial activity are pointed out in the literature, such as gender barriers, family and work conflict, financial, family support, business management, time availability, and qualification. This article aimed to analyze the difficulties women face in entrepreneurial development in Campo Maior-PI. It was decided to use a qualitative and descriptive approach. The women surveyed are young people aged between 22 and 34, with completed training or undergraduate courses in other areas, other than management, who decided to undertake due to the perception of opportunity. The entrepreneurial reality of women in the city comes close to the characterization synthesized from reading, except for capturing financial resources that did not appear to be influenced by gender barriers.
- ItemDIVULGAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESEMPENHO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS(Universidade Feevale, 2020-01) Mesquita, Rafael Fernandes de; Intravaia, Daniele; Júnior, Johannes de Oliveira Lima; Santos, Jannielton de Sousa; Matos, Fátima Regina NeyO contexto de debate da Responsabilidade Social (RS), apesar de bastante conhecido, apresenta vieses pouco abordados ou que emergem como suas ramificações, tal como a comunicação da RS. No que tange às universidades, a relação entre a divulgação das ações de responsabilidade social e o seu desempenho pode ainda não estar evidente. Desta forma, o problema de pesquisa que norteia este trabalho é: qual a relação entre a divulgação da responsabilidade social das universidades e o seu desempenho? Assim, objetivou-se analisar a relação entre o desempenho de universidades brasileiras e a divulgação da responsabilidade social em seus sítios eletrônicos. Para isso, foram selecionadas 17 universidades brasileiras presentes no World University Rankings 2015-2016 da Times Higher Education, e os dados foram coletados de seus websites utilizando os sete indicadores CSRIDOW, analisados a partir do coeficiente de correlação de Pearson. Como resultados, não houve significância na relação testada e não há suporte estatístico para apoiar a correlação entre o desempenho das universidades brasileiras e a divulgação de suas ações de responsabilidade social, corroborando estudos prévios. / The context of Social Responsibility (SR) debate, although well known, presents biases that are little addressed or emerge as its ramifications, such as the disclosure of the SR. With regard to universities, the relationship between disclosure of social responsibility actions and their performance may not yet be evident. Thus, the research problem that guides this work is: what is the relationship between the disclosure of the social responsibility of universities and their performance? Thus, the objective was to analyze the relationship between the performance of Brazilian universities and the disclosure of social responsibility on their websites. For this, 17 Brazilian universities were selected from the Times Higher Education World University Rankings 2015-2016, and data were collected from their websites using the seven CSRIDOW indicators, analyzed from Pearson’s correlation coefficient. As a result, there was no significance in the relationship tested and there is no statistical support to support the correlation between the performance of Brazilian universities and the disclosure of their social responsibility actions, corroborating previous studies.
- ItemEconomia consciente(Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 2020) Almeida, Vasco
- ItemEstado, mercado e terceiro setor: A redefinição das regras do jogo(Revista Crítica de Ciências Sociais, 2011) Almeida, VascoEste artigo parte de uma revisão crítica à teoria dos bens coletivos e à teoria da falha do contrato para mostrar que o terceiro setor não deve ser encarado como um resíduo deixado pelo mercado e pelo estado, mas sim como uma forma de coordenação da atividade socioeconómica. tendo como cenário empírico a evolução do terceiro setor em Portugal, pretende‐se mostrar que o seu papel crescente na governação se traduziu no aumento da diversidade e da complexidade dos processos socioeconómicos, quer a perspetiva de análise se situe ao nível micro, quer se desloque para o plano macrossocial. em virtude da sua crescente importância na governação socioeconómica, o terceiro setor tem provocado uma redefinição das regras do jogo e uma transformação da própria lógica de funcionamento do mercado, do estado e da comunidade.
- ItemA Funcionalidade dos Problemas e a Disfuncionalidade dos Conflitos Interpessoais nas Organizações(2011) Moreira, Paulo PintoDistinguir um problema/divergência de um conflito é estabelecer a diferença entre atitudes de cooperação e atitudes de desrespeito ou de agressão, pelo que não se trata de semântica, "a diferença faz toda a diferença".
- ItemO Futuro Que Nós Criamos: a perspectiva da sustentabilidade para futuros gestores(Instituto Federal da Paraíba, 2020-10) Júnior, Johannes de Oliveira Lima; Mesquita, Rafael Fernandes de; Santos, Natália Alves dos; Ferreira, Wellington Gomes; Silva, Felipe dos Santos; Matos, Fátima Regina NeyA sociedade contemporânea enfrenta problemas socioambientais globais e, com advento desse novo paradigma, os futuros gestores devem estar preparados para suprir essa demanda consequente da sociedade. Neste contexto, questionou-se: como graduandos em administração de empresas no Brasil percebem sua atuação a partir da perspectiva da sustentabilidade? Neste sentido, o objetivo geral deste artigo foi analisar a percepção de graduandos em administração de empresas quanto à sustentabilidade no contexto de sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica projetiva de construção para captar a perspectiva da sustentabilidade de alunos do quinto período de um curso de administração de empresas, se fundamentando principalmente no conceito de sustentabilidade abordado por Elkington (2001), a partir do Triple Bottom Line (TBL). Verificou-se que os alunos demonstraram maior afinidade quanto ao aspecto econômico e social do TBL, evidenciando a insuficiência de conhecimento ou expectativa de aplicabilidade sobre o pilar ambiental. / Contemporary society faces global socio-environmental problems and, with the advent of this new paradigm, future managers must be prepared to meet this consequent demand from society. In this context, the question was: how do graduate students in business administration in Brazil perceive their performance from the perspective of sustainability? In this sense, the general objective of this article was to analyze the perception of graduates in business administration regarding sustainability in the context of their future professional performance. For this, a qualitative research was developed, using the projective construction technique to capture the perspective of the sustainability of students in the fifth period of a business administration course, based mainly on the concept of sustainability addressed by Elkington ( 2001), from the Triple Bottom Line (TBL). It was found that the students showed greater affinity regarding the economic and social aspect of the TBL, showing the insufficiency of knowledge or expectation of applicability on the environmental pillar.
- ItemGestão de Recursos Humanos Socialmente Responsável: Formar e Reter Pessoas(Universidade Potiguar; Escola de Gestão e Negócios ; Revista Connexio, 2019-03-28) Monteiro, Liane José Patrício; Ornelas, Marta Gorete Rodrigues; Massano-Cardoso, IldaA responsabilidade social interna está relacionada à área de Gestão de Recursos Humanos, e envolve todas as atividades desenvolvidas pela gestão dos colaboradores na organização, com ênfase no investimento no capital humano, na saúde, na segurança, na gestão da mudança, entre outros. O objetivo foi identificar a adoção de práticas socialmente responsáveis de Gestão de Recursos Humanos nas dez maiores empresas localizadas em Portugal, de acordo com o site “Maiores empresas Portuguesas”, relacionadas aos subsistemas Formar e Reter Pessoas. A investigação desenvolvida foi qualitativa, do tipo documental. Para o tratamento dos dados, as práticas de Formar e Reter Pessoas foram ordenadas em categorias e subcategorias. Os resultados da pesquisa mostram que as empresas investigadas adotam 13 categorias, sendo duas no subsistema Formar Pessoas e 11 no subsistema Reter Pessoas. Pode-se concluir que as dez maiores empresas localizadas em Portugal estão a adotar, em relação aos subsistemas Formar Pessoas e Reter Pessoas, práticas socialmente responsáveis, que vão além da obrigatoriedade legal, como investir no desenvolvimento de competências e no desenvolvimento profissional, na saúde do trabalhador, na segurança ocupacional, cultura e lazer, gestão participativa e na manutenção da empregabilidade e preparação para a reforma. / Internal social responsibility is directly connected with Human Resources Management, and it involves all activities developed by asset management in the organization, with emphasis in human capital investment, health, security, managing change, etc. The goal was to identify social responsible practices in Human Resource Management regarding the ten largest companies located in Portugal, according to the website “https://www.economias.pt/maiores-empresas-portuguesas/”, concerning the subsystems of People Training and Retaining People. The investigation was considered qualitative of a documental type. For data processing, the People Training and Retaining People practices were arranged in categories and subcategories. The results of this investigation showed that the companies in question adopt 13 categories, two from the subsystem People Training and 11 from the Retaining People subsystem. In conclusion, the 10 largest companies located in Portugal are adopting, regarding the subsystems People Training and Retaining People, socially responsible practices that go beyond what’s legally requested, for example investing in developing skills and professional development, the workers health, occupational security, culture and recreation, participative management, in maintaining employability and preparing for retirement.
- ItemGrupo Semiautónomo (GSA) e qualidade de vida no trabalho (QVT) numa empresa portuguesa(Revista ESPACIOS, 2019) Carvalho, Ana D.; Loureiro, Afonso C.; Matos, Fátima N.; Mesquita, Rafael F.; Machado, Diego Q.Um Grupo SemiAutónomo tem uma estrutura que pode afetar o comportamento dos seus colaboradores. Neste estudo qualitativo, realizamos a avaliação da Qualidade de Vida no trabalho de colaboradores de uma pequena empresa portuguesa, tendo como apoio o modelo de Hackman e Oldham. Pretende-se identificar as ações e opções de gestão que contribuem para a melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho. / A Semi Autonomous Group has a structure that can affect the behavior of its employees. In this qualitative study, we carried out the evaluation of the Quality of Life in the work of employees of a small Portuguese company, taking into consideration Hackman’s and Oldham’s model. It is intended to identify actions and management options that contribute to the improvement of Quality of Life.
- ItemA Importância da Cultura Organizacional na Gestão da Satisfação dos Trabalhadores de Três Serviços de Saúde Públicos(Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2022-04-08) Albino, Carla Sofia Rocha; Vidal, João Carlos de Almeida; Pescada, Susana Soares Pinheiro VieiraContexto e Objetivo: A relevância de uma investigação empírica no setor da saúde e em meio hospitalar surge do facto de estes serem contextos emergentes e complexos, onde a problemática do comportamento organizacional e, em particular da satisfação profissional, tem sido alvo de atenção por parte dos gestores. Torna-se assim premente a pluralidade de saberes e cooperação multidisciplinar de áreas científicas para uma melhor compreensão da importância da gestão da satisfação nas organizações de saúde. Apesar dos inúmeros fatores considerados críticos para o sucesso da gestão da satisfação, cingiu-se o estudo à cultura organizacional, procurando-se analisar o perfil e a sua relação com a gestão da satisfação dos trabalhadores de três serviços que integram um departamento de um hospital público de saúde. Método: O estudo, de natureza quantitativa e de corte transversal, assentou num fenómeno singular de características únicas — o Departamento de Ginecologia/Obstetrícia e Reprodução Humana de uma Unidade Hospitalar —, recorrendo ao Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI), traduzido e adaptado para a língua portuguesa. O OCAI foi aplicado a 136 trabalhadores com cargos e funções profissionais distintas dos três serviços do departamento. O instrumento utilizado foi validado, apresentando boas qualidades psicométricas. Resultados: A perceção dos trabalhadores sobre os diferentes serviços do departamento evidenciou congruências em relação à cultura organizacional, reconhecendo que nos serviços predominam características das culturas Clã e Hierárquica. No entanto, as discrepâncias entre a cultura atual (vigente) e a cultura futura preferida (ideal) indicaram que os trabalhadores, apesar de desejarem manter essas culturas em determinadas dimensões, idealizaram trabalhar num ambiente organizacional com características das quatro tipologias culturais. Conclusão: Determinadas características da cultura organizacional devem ser reajustadas, pois podem influenciar na gestão da satisfação dos trabalhadores constituindo um fator crítico de sucesso dos três serviços de saúde públicos. / Background and Aim: The relevance of empirical research in the health sector and the hospital environment arises from the fact that these are emerging and complex contexts, where the problem of organizational behavior and, in particular, professional satisfaction, has been the focus of attention on the part of the managers. Thus, the plurality of knowledge and multidisciplinary cooperation of scientific areas becomes urgent for a better understanding of satisfaction management in health organizations. Despite the numerous factors considered critical for the success of satisfaction management, the study was limited to organizational culture, seeking to analyze the profile and its relationship with the management of worker satisfaction in three services that make up a department of a hospital health public. Method: The study was quantitative, cross-sectional, and based on a singular phenomenon with unique characteristics - the Department of Gynaecology/Obstetrics and Human Reproduction of a Hospital Unit -, using the Organizational Culture Assessment Instrument(OCAI), translated and adapted for the Portuguese language. The OCAIwas applied to 136 workers with different professional positions and functions from the three services of the department. The instrument used was validated, showing good psychometric qualities. Results: The workers' perception of the different services of the hospital showed congruences concerning the organizational culture, recognizing that characteristics of the Clan and Hierarchical cultures predominated in the services. However, the discrepancies between the current culture (current) and the preferred future culture (ideal) indicated that the workers, despite wanting to maintain these cultures in specific dimensions, idealized working in an organizational environment with characteristics of the four cultural typologies. Conclusion: Specific characteristics of the organizational culture must be readjusted, as they can influence the management of worker satisfaction, constituting a critical success factor for the three public health services.
- ItemInstituições Particulares de Solidariedade Social(Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 2020) Almeida, Vasco
- ItemMedida de atitudes em contextos organizacionais masculinos(Revista de Administração Pública ; Fundação Getulio Vargas, 2019-09) Monteiro, Rosa; Vieira, Amélia Filipa Soares; Daniel, Fernanda; Silva, Alexandre Gomes da; Matos, Fátima Regina NeyCompreender a persistência de concepções assimétricas assentes em estereotipia de gênero de trabalhadores é fundamental para as organizações que desejem desenvolver planos de gestão para a igualdade. O propósito deste estudo, realizado em Portugal, foi identificar se em contextos organizacionais altamente masculinizados, ou seja, majoritariamente masculinos, a estereotipia de gênero tende a ser mais acentuada. Para sua realização, aplicou-se o questionário “Men’s Polarized Gender Thinking (MPGQ)” a uma amostra de 160 trabalhadores de 2 organizações – Águas Limpas e SOS. As participações no mercado de trabalho dos homens com níveis de instrução mais elevados se articulam com atitudes mais igualitaristas, ao passo que são os menos escolarizados que menos reconhecem as desigualdades. A escolarização e a educação dos indivíduos são consideradas fundamentais, pois se destacam como importante vetor de aquisição de um sistema de crenças e de valores sociais mais igualitários. Os resultados. Os resultados obtidos demonstram que as atitudes dos homens em relação à igualdade de gênero não se distribuem aleatoriamente. Esses achados corroboram alertas lançados pelas abordagens da interseccionalidade. / Organizations developing equality plans must understand the persistence of workers’ asymmetric conceptions based on gender stereotype. This study was conducted in Portugal and aimed to identify whether there are more gender stereotypes in highly masculinized organizational contexts. A questionnaire “Men’s Polarized Gender Thinking Questionnaire (MPGQ)” was applied to a sample of 160 workers from two organizations: Águas Limpas and SOS. In the labor market, men with higher levels of education tend to present more equalitarian attitudes, while less educated men are less likely to recognize inequalities. Individuals’ schooling and education are crucial, as these aspects stand out as important vectors for the acquisition of a more equalitarian system of beliefs and social values on the theme of gender relations. The results show that the attitudes of men towards gender equality are not distributed randomly. These findings corroborate the warningsmade in research adopting intersectionality approaches.
- ItemOnline Shopping Sales Promo and its Perception Among Undergraduate Students in Osogbo, South Western Nigeria(ISMT, 2020-12-31) Salaudeen, Kamoru Aremu; Omotosho, Mariam AyankemiEste artigo explora a perceção dos estudantes universitários sobre a promoção de vendas de compras online. Os investigadores adotaram uma abordagem qualitativa, conduzindo quatro sessões de discussão em grupo de foco (DGF) entre quarenta estudantes selecionados através de técnicas de amostragem propositada e de bola de neve nas duas faculdades da universidade que serviram de cenário para o estudo: Faculdade de Gestão e Ciências Sociais e Faculdade de Ciências Naturais e Aplicadas. O estudo é sustentado pela teoria da perceção do consumidor que explica o comportamento do consumidor através da análise das motivações para as suas decisões de compra e preferências. Os principais resultados revelaram que os estudantes universitários deste estudo confiam na promoção de vendas online e foram ativos em beneficiar dela, ao mesmo tempo que foram influenciados por certos fatores que moldaram a sua perceção das plataformas e promoções de vendas online. Recomenda-se, portanto, que as lojas e os centros comerciais online ofereçam mais comodidade, preço competitivo, variedade de produtos, serviços pós-venda, de forma a atrair mais clientela para os seus produtos. / This paper explores the perception of university undergraduates about online shopping sales promo. The researchers adopted a qualitative approach, conducting four sessions of focus group discussion (FGD) among forty students selected through purposive and snowball sampling techniques across the two colleges of the university that served as the study setting: College of Management and Social Sciences and College of Natural and Applied Sciences. The study is underpinned by the consumer perception theory which explains consumer behaviour by analyzing motivations for their buying decisions and preferences. Major findings revealed that university undergraduates in this study trust online sales promo and were active in benefiting from it while being influenced by certain factors that shaped their perception of online sales platforms and promotions. It is therefore recommended that online shops and malls need to provide more convenience, competitive price, product variety, after sales services in order to attract more patronage to for their products.
- ItemPerspectivas contemporâneas em administração e organizações(Editora do CCTA/UFPB, 2019) Fell, André Felipe de Albuquerque; Júnior, Antônio de Souza Silva; Paula, Sílvio Luiz de; Pederneiras, Marcleide Maria MacêdoA Administração como área de conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas tem gradativamente elaborado e desenvolvido novas formas de conhecer o fenômeno organizacional, cooperando assim para novas possibilidades de ação por parte dos gestores em uma realidade tecnologicamente globalizada. Pelo seu caráter interdisciplinar, a Administração hoje não mais importa apenas pressupostos de tradicionais áreas afins do conhecimento, mas também já exporta suas ideias para elas, enriquecendo e aperfeiçoando significativamente o seu repertório teórico e a sua capacidade prática de apresentar soluções. Tal é a via fundadora que motivou a idealização do presente compêndio que conta com uma equipe especial de profissionais, docentes e pesquisadores de conceituadas instituições de ensino públicas e privadas de todo o território nacional. Equipe essa que com a sua diversidade de contribuições conceituais, experienciais e acadêmicas agrupou os seus saberes nos cinco temas a seguir: - Estratégias, empreendedorismo e organizações. - Gestão pública e gestão do desenvolvimento local sustentável. - Gestão da tecnologia da informação e gestão do conhecimento. - Aprendizagem, memória, gestão de pessoas e organizações. - Sistemas de informação e inteligência competitiva. Espera-se com esse trabalho incentivar a diversificação de pesquisas e práticas na área de Administração e Ciências Sociais Aplicadas, de modo a intercambiar conhecimentos de diversas linhas de pesquisa e reflexão, com o propósito de contribuir para o compartilhamento do conhecimento da Administração.